quinta-feira, novembro 17, 2016

Dia de padre é assim

Este dia que passou foi um dia atípico. Quando o relógio despertou já eu tinha despertado sem saber qual era o lado da cama onde estava. Erguido da noite, com as olheiras de quem ainda precisa mais tempo para ver o dia, abri, como sempre, as persianas das várias janelas por onde o sol costuma entrar. Carreguei também no botão do computador que diz On. É um exercício matinal para quem quer exercitar os seus neurónios dando umas voltas pelo correio electrónico, pelas últimas do face ou do blogue, ou então para ver os últimos documentos elaborados ou por terminar. Só depois deste exercício corro, porque já não aguento mais, para a casa de banho. Depois aquece-se um pedaço de água na chaleira, mistura-se-lhe chá, pão, manteiga e o que houver nas prateleiras do frigorífico, e come-se. Neste entretanto já tomei banho ou estou para tomar. Fazem-se umas orações, a maioria das vezes, a correr, porque algo me espera, nem que seja somente uma ideia que tenho da vida. Que algo sempre me espera. Começa a manhã de trabalho com milhentas coisas da paróquia e dos outros serviços onde faço algo. Deixo espaço para almoço, em casa ou com alguém que se lembre de me fazer companhia. Segue-se uma tarde que em pouco difere da manhã, a não ser que na manhã o sol está a pôr-se e na tarde o sol está a ir-se. Jantar depois de uma ou duas missas. É costume atender várias vezes o telefone e pessoas que aparecem na paróquia. Passo nalgumas catequeses ou nem por isso. Reúno-me para tratar assuntos. A noite termina já avançada. E é óbvio que não contei tim tim por tim o que aconteceu neste dia de padre atípico. Atenção que o dia é que é atípico e não o padre. Ou então não. Talvez o padre também seja atípico. Foi assim o dia de hoje. Tal como a maior parte dos dias da minha vida de padre. E dirá alguém dos mais atentos que não tem nada de atípico. Mas foi. Foi atípico, porque ao deitar-me, veio-me esta frase ao pensamento: a vida neste mundo é mesmo muito efémera!

4 comentários:

Anónimo disse...

Então sr Padre atípico é usado aqui no sentido de especial, não é?
Se a vida é efémera, como efetivamente o é, então há que encarar e viver a especialidade de cada dia.. Heraclito dizia que “a mesma água nunca passa duas vezes por baixo da mesma ponte”
Tudo de Bom!
Agnostica Portuguesa!

gui disse...

Fico eu sem fôlego só de ler. Como é que é possível se os padres não fazem nada. Passam os dias à boa vida e ainda acham que podem negar aquele serviço pedido por alguém que acha que apenas os seus são especiais?
às vezes dá me vondade de dar umas traulitadas a certas pessoas quando me vem com conversas dessas ou então piorando com o "tu é que podias falar com ele " .
Se às vezes não sei onde é que arranja dia para tanto que há para fazer.
E coragem para dias atípicos...

Anónimo disse...

E ainda bem que os padres não fazem "nada"...como é costume ouvir algumas pessoas dizerem (mas só quando precisam e não lhe são satisfeitas as vontades)...
Força para continuar com esses seus dias atípicos, e os outros também.
bj

Anónimo disse...

Acho que não interessa o número de tarefas que o padre tem, sim a intensidade que dedica a elas.. vejo imensos padres dispersos em "n" atividades -v.g. aulas, reuniões, formações, etc, quando a principal - Ser Padre, saber ouvir, estar com as Pessoas - é quase que sufocada ...
Agnostica