quarta-feira, abril 04, 2007

Uma confissão bem amiga

Já não se confessava há muito, disse. Um tipo desportivo. Dread. Calças largas e quase ao fundo do dito cujo. Senta-se de forma bem larga. Sorri para tudo. Eu também. E depois um desenrolar normal do sacramento. Diálogo que não transcrevo. Tinha estado fora do país. Achara oportuno confessar-se. Nada de estranho. A mãe tinha dito. Ele achara por bem. Quer dizer, acho. Rosto amigável. Cabelo de gel. Simpático. Mesmo mesmo. Atribuí a penitencia que supus adequada. Costumo indicar algo que tenha a ver com os pecados confessados e para melhorar. Tipo, se murmurou, peço para rezar pelas pessoas com quem ou por quem murmurou. E agora diga o acto de contrição. Não lembro, padre. Não tem mal. Eu ajudo. Balbucio aos poucos e aos arranques e ele repete. No final, elevo a minha mão direita para a absolvição e bênção finais. Ele olha para mim. Sorri. Eu ia fechar os olhos, como costumo fazer, mas hesito. Não fecho. Imaginei que lhe tivesse recordado algo. Como ele vinha da Alemanha pensei até nos gestos hitlerianos. Safa, que não cabe qualquer comparação! Aqui trata do perdão e por lá da falta do mesmo. Mas não. Ele continua com o sorriso amigo, eleva também a mão direita. Vai buscar a minha quase à sua cabeça. Agarra-a. Cumprimenta-a. E a mim. Baixa as duas. Eu aceno que não. Ele insiste. Obrigado por tudo, padre. Sorri. Expliquei com calma. Abriu a boca e deixou que eu o absolvesse. Ficámos ambos descompostos. Ambos com uma para contar, sem malícia nem apimentado. E isto já me aconteceu mais vezes, tipo, uma ou duas por ano. Torna-se engraçada ou formativa a distracção ou falta de formação.
_____________________________
Aproveito para desejar a todos uma Páscoa cheia de Alegria e de Vida!

28 comentários:

123 disse...

olá Confessionário eu sou o tiago o filho da elsa nyny gostei do teu blog passa no meu blog www.tj98.blogspot.com

Anónimo disse...

Olá,
passei por cá, e esta confissão, recordou-me algo, em miuda costumava confessar-me, de vez em quando, depois estive anos e anos sem o fazer, e quando me confessei novamente, já era bem adulta, também nunca estive tão á vontade, pois estava com um amigo do coração, por acaso, havia coisas dificies de confessar, nada de grave, mas ainda assim...aquilo foi confissão para muito tempo, no final o meu amigo faz um gesto que nunca ninguém me tinha feito...a princípio interroguei-me...o que se ia passar??? ahahah Mas, com esse gesto senti-me mais protegida...(nem todos os padres o fazem)quando ele colocou as suas mãos sobre a minha cabeça!

Uma Boa Páscoa também para ti!
1 beijo

Luisa Oliveira

Sandra Dantas disse...

Olá amigo!
Vim só desejar-te uma Santa Páscoa!!!
E já agora aproveito para te desejar um feliz dia do sacerdócio!

Um grande abraço!

Luz Dourada disse...

Olá!

Como sempre gostei do ar descontraído, mas profundo, do texto. Muito interessante como sempre.

Aproveito para desejar uma Páscoa muito espiritualizada.

Um abraço,

joaquim disse...

Caro Padre amigo "no" Confessionário
Apenas uma passagem para desejar uma Santa e Feliz Páscoa.
Abraço em Cristo

Dulce disse...

Boa Páscoa!
Passo sempre por aqui, nem sempre tenho o que dizer, ou palavras que o digam.

Ah! Eu AINDA sei o acto de contricção... :) (Talvez a minha oração preferida...)

Anónimo disse...

Bonita Confissão!
Assim, até dá gosto pecar (por brincadeira, sem ofensa - ah, ah).

A propósito do tema, nesta época Pascal, aproveito para desejar a todos uma Feliz Páscoa e deixar um pensamento para reflexão:

"Perdoai-me Senhor, por tantas vezes reclamar de meus pequenos sofrimentos, por achar que as dificuldades da minha vida são grandes.
Perdoai-me Senhor se, por muitas vezes, tive medo de caminhar ao Vosso lado pela estrada do Calvário, tive medo, Senhor, de tombar carregando também a minha pequena cruz e não conseguir mais levantar-me, mas eu não via, Senhor, que Vós estáveis ali junto a mim, e a carregáveis junto comigo e, passo a passo, Vós dizíeis-me: 'Sede forte e corajosa, pois Eu venci o Mundo e
vim Redemir a todos, a ti também, porisso, eu estou contigo; se caíres nesta estrada Eu, o Senhor, te erguerei e caminharás comigo pelo Caminho da Eternidade, e sentirás então a doçura do meu Sagrado Coração".

Aida Melo disse...

Venho só desejar uma ressurreição repleta da alegria pascal.
Levanta-te, lol

Elsa Sequeira disse...

Olá Amigo!!!

Realmente acontecem por vezes coisas que resultam engraçadas, também tenho algumas!!!
No fundo o que importa é sentir o amor de Deus, e isso sei que o fizeste sentir e muito ao jovem!!!

Boa Páscoa para ti e para os teus!

Beijinhos do coração!!!

Jorge Oliveira disse...

Só passei para desejar uma boa Páscoa. Muitas Bençãos para ti, para a tua família.


Abraços.

Ver para crer disse...

Que bom encontrar um confessor assim...
Boa Páscoa!

Anónimo disse...

Oi Confessionário!
há confissões que se ligam umas nas outras..hehehe.. é giro, porque tenho um grupo de reflexão, de adultos, todas podem ser minhas mães, avós e até bisavós, e ontem quando terminamos o encontro uma dessas a que podia ser minha bisavó, segredava-me ao ouvido..."Olha, fui-me confessar." e eu diza-lhe que fez bem, mas ela queria dizer-me mais qualquer coisa...aproximou-se do meu ouvido e ia dizendo:"fartei-me de dizer bem de ti ao padre, que gostamos muito de ti, de te ouvir, e etc...", achas isto normal??? eu disse-lhe que não era necessário, que o padre sabia essas coisas todas, que me conhecia, caso contrário não me as teria entregue..hehehe...e o padre que lhe teria dito??? Então o relato da confissão da "avozinha", levou-me para a minha confissão que ocorreu mais ou menos na mesma altura, e o padre fartou-se de me dizer coisas giras, relacionadas comigo, e eu ia pensando..." Meu Deus! Tudo isto? O padre hoje tá inspirado, e eu sem jeito...Afinal era a nova modalidade...confissões interligadas!! Nunca imaginava que alguém se fosse confessar para dizer bem de mim...eu agora sou objecto de confissão? mas serei algum pecado? Tou a brincar, posso? Não me leves a mal...mas, uma destas, não podia imaginar!

quanto á confissão do post, tá muito bem, é som, uma "confissão amiga", cheia de Jesus e de ti!
Boa Páscoa para ti e para a tua família!
beijocas


mariana

Al Cardoso disse...

Interessante gostei de ler!

Uma santa Pascoa tambem, com muita vida tal como disse.

Catequista disse...

Só passei por aqui para lhe desejar Uma Santa e Feliz Páscoa.

anamaria disse...

Sei que foi ontem, mas, ainda que atrasada, quero deixar aqui os meus parabéns por ter sido um dos chamados que foi escolhido para dizer sim a Cristo!

Bos Páscoa!

Paulo disse...

Uma Santa Pascoa e que esta quaresma seja pelo ano todo. Já agora, este artigo( confissão)lembra-me muita coisa

adopcaodosanimais@gmail.com disse...

Desejo-te uma Páscoa Feliz com Cristo e recheada de doces! :)

confissoesdeumasurda.blogs.sapo.pt

maresia disse...

é uma pena eu ter tanta dificuldade em ler estes textos, uma dificuldade de vista mesmo, as letras gordas e as linhas pouco espaçadas não me permitem seguir as frases até ao fim. sobre confissões, eu costumo fingir que o meu primo veio de roma e falo e penso e sinto-me diferente, umas vezes melhor outras pior. quando me sinto melhor, comungo. está errado?

Goldmundo disse...

Uma Santa Páscoa para ti, Padre.

Para os "penitentes", Santa Páscoa também, e um convite: uma oração pascal aqui pelo nosso Padre.

Confessionário disse...

Ó maresia, se calhar haverão mais pessoas com essa dificuldade. Tenho de repensar essa situação. Não sei bem como fazer. Mas prometo, com tempo, pensar nisso.
De resto, sempre que podemos, devemos comungar. É na comunhão que a eucaristia se torna completa para nós... a partilha de Jesus como alimento! Não deve ser só quando nos sentimos bem. Mas tb só deve ser quando "estamos" bem (em graça). Bj a todos

Migalhas disse...

Uma Santa Páscoa, caro amigo

Anónimo disse...

Confessionário, uma Páscoa Santa e abençoada. Beijinho,Maria

José Avlis disse...

+ + +
Rev. Padre

Faço os melhores votos de SANTA E FELIZ PÁSCOA para si, extensivamente à sua Família.

CRISTO RESSUSCITOU! ALELUIA!

Cordiais saudações pascais.
José Mariano
+

José Avlis disse...

+ + +
Rev. Padre

Faço os melhores votos de SANTA E FELIZ PÁSCOA para si, extensivamente à sua Família.

CRISTO RESSUSCITOU! ALELUIA!

Cordiais saudações pascais.
José Mariano
+

Anónimo disse...

Resurrexi et adhuc tecum sum - ressuscitei e estou sempre contigo! Feliz Pascoa!

Anónimo disse...

ola!
há confissões que se completam...
e foi uma boa confissão...!
estou atrasada, mas queria lhe dar os parabéns por ter dito Sim a Jesus! e por o ter seguido. fui na quinta, no vosso dia a Lisboa, à Sé, onde lá assisti a Missa... onde vi mtos sr padres que tbm disseram o seu sim a Cristo...
Parabens pelos seus textos!

Confessionário disse...

Su, agradece por mim ao padre teu amigo que te indicou este meu espacito!!!

Anónimo disse...

ahaha adorei! A primeira vez que me fui confessar há uns anos, já adulta (qd era criança não me lembro) estive parte da confissão a tentar colocar os cotovelos onde o padre os tinha! Então o padre era o modelo!!!
Eu vim aqui para deixar uma imagem...
https://lh4.googleusercontent.com/-CAEIbjmlTBE/UiX1pi3_8nI/AAAAAAAAZgk/4zvQ_gyn_B8/w426-h320/184.jpg