quarta-feira, agosto 10, 2022

Assim é que querem que os jovens vão à igreja?!

Já não via há bastante tempo a cara daquela mãe. Não tem aparecido na missa nem outros actos comunitários. E também não nos temos cruzado na rua. Mas, porque se o filho tivesse concluído a catequese sem faltar poderia crismar-se no final do ano, veio ter comigo à sacristia para dialogar sobre a possibilidade deste fazer o crisma juntamente com os colegas que foram assíduos à catequese, nunca disseram, como ele, que preferiam não ir à catequese e nunca responderam mal à catequista quando esta perguntara porque faltara. Agora o discurso, pelos vistos, mudara. E a mãe que, segundo me disse, não sabia de nada e, tal como era previsível, a culpa era da catequista que nunca lhe dissera nada, agora estava preocupada. Há cerca de um ano que o filho não quer saber da catequese nem a mãe saber se o filho ia à catequese. Mas agora estava preocupada porque achava injusto o filho não fazer o crisma. Claro que lhe foram sugeridas várias soluções, mas ela só queria a que tinha na cabeça: fazer já... porque para o ano ele desiste. Como se ele não tivesse já desistido. Entretanto, para conseguir os seus intentos e porque tardava em consegui-los, achou que chantagear com a típica frase “Assim é que querem que os jovens vão à igreja?!” era o último recurso. Enganou-se, porque nem ela nem o filho vão à igreja. E por isso foi fácil perguntar-lhe qual seria a diferença entre estar crismado e não estar crismado para o filho e sua mãe irem à igreja.

A PROPÓSITO OU A DESPROPÓSITO: "Esta Igreja é uma treta"

3 comentários:

Cisfranco disse...

Ser educador é tão difícil!... E ser educador e transmissor da fé é, do mesmo modo, também tão difícil que os resultados positivos às vezes são quase imperceptíveis. A educação faz tabela com tantos factores (sempre fez mas ainda mais neste mundo pós-moderno mediatizado)que muitos se demitem completamente de intervir ou porque têm dificuldades ou porque não querem. A solução será sempre formação, formação e formação.

Ailime disse...

Boa tarde Sr. Padre,
Os pais, com honrosas exceções, demitem-se da educação dos filhos, seja na escola ou na igreja.
Claro que a culpa é sempre da escola ou da igreja na opinião deles.
Os pais e os meninos ficam sempre ilibados. Claro que se tem de ser exigente com pessoas que agem e pensam como a mãe dessa criança e exigir que os filhos cumpram as regras.
Desejo-lhe bom fim de semana.
Ailime

Anónimo disse...

que treta!