quarta-feira, março 23, 2022

Barrabás

Queria saber mais de Barrabás. O agitador do povo, o homicida que Jesus substituiu. Sim, porque Jesus sbstituiu este homem que só aparece no evangelho para ser substituído por Jesus no seu crime. Pouco falamos dele e sabemos ainda menos dele. Gostamos mais de lembrar aquele que substituiu Jesus, o Cireneu. A antítese de Barrabás. O substituído e o que substitui. Ambos Cristo, porque Cristo quer e porque Cristo quer muito. Porque a configuração com Cristo tem nome e tem história. Tem passado e tem futuro. Tem tudo. Porque Ele é tudo. Queria saber mais de Barrabás, porque foi o sortudo da cruz. Todos os outros que acompanharam o mestre à morte ou eram algozes ou murmuradores ou acusadores ou juízes. Todos condenaram Jesus. Mesmo os que, diz o evangelho, eram seus amigos ou conhecidos e iam vendo a cena de longe. A distância de coração, que é muito maior que a distância dos metros. Mas Barrabás não aparece a condenar. Talvez até tenha dado graças a Deus pela sorte que teve em ser substituído pelo próprio Deus. Ou então não. Ou então foi apenas o acaso do amor de Deus, como a cruz é o amor de Deus em plenitude, independentemente de quem participa nesse caminho de amor. 
 
revisitar Lc 23, 13-25
 
A PROPÓSITO OU A DESPROPÓSITO: "Entre mim e Deus não há nada"

10 comentários:

Anónimo disse...

Este texto deixa-me sem palavras, de tão profundo que me parece e de tão desconstrutivo no sentido positivo.

Anónimo disse...

... referia-me sobretudo ao plano espiritual

JS disse...

Jesus Barrabás seria o seu nome.
Jesus, nome comum naquele tempo. E no entanto...
Barrabás. Bar-abba, filho do pai.
Jesus, filho do Pai.
Jesus Barrabás e Jesus, filho de Deus: serão afinal o mesmo...?
Estaremos perante um vestígio do Jesus verdadeiro, o revolucionário que ameaçava Roma e que os Evangelhos nunca puderam dar-se ao luxo de apresentar?
Seria este Jesus que afinal muita gente do povo queria ver livre? O tal aclamado em apoteose uns dias antes, ao chegar à cidade?
Ter-se-á Pilatos confundido, pensando que a multidão gritava por duas pessoas diferentes?

Confessionário disse...

Interessante comentário, JS.
Se houvesse por aqui aqueles emojis das redes sociais, faria um emoji com ar de pensativo com a mão no queixo e depois um emoji de meio envergonhado a sorrir (nem sei se existe!)...

Anónimo disse...

🤔🤫🤭🧐☝️🙏🙏

Confessionário disse...

ahahahahahahaha

Anónimo disse...

...gostou né?!!??

Anónimo disse...

Pe. O sr esta inquieto não deixou nem Barrabas em paz, preocupante viu.

Anónimo disse...

Sabe o me intriga? Pq os evangelhos tão curiosos e exemplares diz muito...mas não consigo entender por que dizer coisas pesadas as veze? Por isso que gostos dos salmos, Eclesiastes e numrros, apesar que a Bíblia é um libro mais que informativo, além de tudo e de todos meios de comunicação. Mas penso que os dizerez de violência contra a qualquer princípio.

Ailime disse...

Boa noite Senhor Padre,
Um texto muito belo e profundo e na verdade também não me tem ocorrido o nome de Barrabás, que foi substituído por Jesus e que, se não estou em erro, apenas aparece referido na Bíblia uma vez.
Achei muito interessante a explicação de JS que mereceria um estudo aprofundado.
Desejo-lhe bom fim de semana.
Ailime