terça-feira, janeiro 04, 2022

Igreja clericalizada

No ocidente está a diminuir o número de padres, mas não está a diminuir o clericalismo. O fenómeno torna-se ainda mais paradoxal, porque se vai acentuando a idade avançada de maioria dos padres e uma parte considerável das novas gerações de padres agarram-se ao ministério de modo fortemente clericalizado. Já há quem estude o fenómeno dos chamados ‘padres novos’ como um grupo nascente de padres que se agarram ao culto como essência do ministério sacerdotal. 
Também a vida eclesial está fortemente clericalizada. Nas paróquias ainda gira tudo, ou quase tudo, em redor do padre, como ‘senhor’ do administrativo, do pastoral, do formativo e do cultual. Ele é o faz tudo. Ou de quem se espera tudo. De tal modo que quando as pessoas falam da Igreja – geralmente mal - estão a referir-se ao padre. O Papa Francisco, com o motu próprio Spiritus Domini, admitiu a possibilidade de as mulheres acederem ao acolitado e leitorado, e com o Antiquum ministerium, introduziu o ministério do catequista. Estamos em cima de um sínodo sobre a sinodalidade. Mas o caminho é longo até deixarmos de ser uma Igreja clericalizada! 
 
A PROPÓSITO OU A DESPROPÓSITO: "A instituição do padre Zé"

5 comentários:

Anónimo disse...

"O Papa Francisco, com o motu próprio Spiritus Domini, admitiu a possibilidade de as mulheres acederem ao acolitado e leitorado, e com o Antiquum ministerium, introduziu o ministério do catequista."

Desculpa a minha ignorância, padre. Agora já percebi algumas coisas da sondagem.
Vou averiguar melhor!

Anónimo disse...

Para o bom funcionamento de qualquer estrutura humana, e consequentes domínios de actuação, será sempre necessário liderança pessoal com responsabilidade e eficácia. Não pode é ser exercida solitariamente e sem comunhão com os demais.

Ailime disse...

Boa tarde Senhor Padre,
Todas as organizações, instituições, têm um líder. A partir do líder há um delegar de funções. Não têm os senhores autonomia para também gerirem da melhor forma que entenderem as suas paróquias? E não é isto que é feito? Pelo menos da realidade que conheço assim é, talvez com uma supervisão sempre muito atenta.
Sobre este tema é o que se me oferece dizer.
Ailime d

Anónimo disse...

dddddddddddddddddddddddddddddddddddddddddddddddkurkrgjgft3567ftyuy
Mensagem de ano Novo do Meu sobrinho que me está a ajudarte
vff<

Anónimo disse...

O caminho é longo mas os passos estão a ser dados.
Não percam a missa do papa Francisco no próximo domingo (23.01)!