terça-feira, junho 30, 2020

A desculpa do vírus

A celebração do último domingo foi ao ar livre, porque se tratava de uma data importante para a comunidade. Quando, a meio da tarde, fui verificar se estava tudo pronto, passei por uma esplanada de café com mesas repletas. Cheias. Pessoas quase ao molho de volta de uma mesa. Mesmo de famílias diferentes. Amigos de esplanada. Meti conversa com algumas dessas pessoas que não tinham máscara colocada. Foi o assunto da conversa. Eu com máscara e eles sem máscara, mas descansados porque estavam na rua, apesar de todos já terem passado os sessenta e muitos ou mais. E ali ficaram, pelo menos que eu desse conta, umas duas horas. Não vem mal ao mundo, como se costuma dizer. 
Porém, ao entardecer, um dos senhores que ficou a ajudar a arrumar as coisas no final da missa, contou-me, com um certo desconforto, que fora tomar café no local onde está a referida esplanada, e que ouvira umas pessoas dizerem que não iam à missa, pois era arriscado ir. Ficara perplexo porque, dizia, as pessoas que falaram estavam numa esplanada sem cumprir cuidados de distância, uso de máscara e desinfecção das mãos, mas achavam arriscado ir à missa, que também era ao ar livre, mas onde ninguém podia estar sem máscara colocada, estavam todos a distâncias adequadas, não conversavam uns com os outros e até tinham desinfectado as mãos. 
E depois a culpa é do vírus. Ou a desculpa. Algumas vezes consciente e coerente, é verdade. Mas muitas outras vezes inconsistente, incoerente e, pior ainda, inconsciente.

A PROPÓSITO OU A DESPROPÓSITO: "Agora só vão as beatas"

4 comentários:

Ailime disse...

Boa noite Sr. Padre,
Também me faz muita confusão ver tanta gente em ajuntamentos junto de tascas e cafés sem máscara e próximos uns dos outros.
No meu caso tenho andado com alguns problemas de saúde e só por isso ainda não fui a Missa presencial.
Peço-lhe oração.
Ailime

Anónimo disse...

Sim, toda as desculpas é maledito do vírus.

Anónimo disse...

Bom dia Padre. É mesmo, o "bode expiatorio' é o corona. Ficam de consciência tranquila porque é preciso proteger-se de ficar infetado e depois anda-se não importa por onde. "Tudo vale a pena quando a alma não pequena!" O problema está no tamanho da alma...

Paulina Ramos disse...

Tudo, mas mesmo tudo serve de desculpa quando a vontade de ir à missa não existe.
É assim um pouco por todo o lado.
Não tenhamos muitas ilusões, quando se trata de interioridade, profundidade do ser da alma e do Espirito, as pessoas fogem, utilizam desculpas maioritariamente aceites.
Em boa verdade a maior parte das pessoas prefere a futilidade das conversas de explanada à humildade do encontro, que tantas e tantas vezes se faz de joelhos.
É o tempo da modernidade oca e balofa.
:(
Fica bem, com saúde.
Abraço