terça-feira, dezembro 24, 2019

O menino que nasce no meio da porcaria

Atenção que eu li um título parecido há tempos e isso livra-me da autoria moral deste título. Mais, sou a informar que há certas palavras que são muito mais difíceis de dizer ou escrever que de ler. Eu tinha pensado, inclusive, numa palavra mais directa, mas não consegui usá-la. Portanto, não se assustem por eu, hoje, fazer questão de lembrar que Jesus nasceu numa gruta cheia de dejectos de animais e maus cheiros (por causa dos dejectos dos animais), uma gruta muito pobre, uma espécie de estábulo, algo mais para animais que para pessoas. Ou seja, naquele tipo de condições que nós costumamos dizer que não são condições humanas para nascer. Não, não havia enfermeiras ou parteiras. Nem empregados ou exércitos para guardar tão ilustre nascimento. Também não havia ar condicionado ou climatização solar. Estava rodeado de animais e, provavelmente, foram eles que o aclimataram. Recordo-vos que nem sequer era bem-vindo por parte de alguns, sobretudo alguns dos mais poderosos do tempo. Basta recordar o massacre dos inocentes a mando do rei Herodes como tentativa de acabar com a vida do protagonista desta história. 
A história de Natal que contamos nestas alturas do ano faz lembrar histórias como o capuchinho vermelho ou a bela adormecida. Mesmo quando excluímos dela a figura do Pai Natal e o comércio à volta dele, a nossa narrativa de Natal parece um conto de fadas. Até as estrelinhas brilham mais. Até os anjinhos aparecem para cantar. Tudo é tão belo e bom, que até se esquece a realidade em que Deus encarnou. Ou porque encarnou. E que ama muito os homens, ao ponto de se associar, desde o primeiro momento da sua encarnação, ao que mais sofre, ao mais desprotegido, ao mais necessitado. E que quer mostrar a sua omnipotência, não no poder e na riqueza, mas no amor. E que veio ao mundo para dar mais sentido ao mundo, mesmo que pareça não fazer sentido. E que Deus é Emanuel, isto é, Deus connosco. 

A PROPÓSITO OU A DESPROPÓSITO: "E o Menino fica esquecido entre as palhas de um presépio pequenino por debaixo de uma árvore grande enfeitada"

Aproveito para vos desejar um Santo Natal e um Feliz Ano Novo: Que Ele seja a certeza no meio das nossas incertezas!

6 comentários:

Anónimo disse...

É ilustre e pura verdade, a realidade é bem oposta, as pessoas se cobre de ilusões, de programação direcionado ao lado obcusro no meio de comelacas regadas de finos vinhos e entre outros estilos. As famílias por vezes podem sim se unirem outras desabam no desentendimento. E os encontros numa ceia servida por um servidor filho de Deus pai, na eucaristia. Uma noite intensa de paz a todos.

Ailime disse...

Jesus nasceu.
Aleluia, Aleluia!
Santo e Feliz Natal.
Ailime

Anónimo disse...

-Jesus? Nasceu nas paias! No meio dos animais. A disse um catequizando, quando perguntei na catequese. Pensando em quantas vezes lhe contaram a história de Jesus e sua família. E vendo um presépio a cada ano. Todavia da sua simplicidade embora... ingênuo por natureza.

JS disse...

Calma, Confessionário: mesmo que se apresente o relato de Lucas higienizado e pintado a cor-de-rosa, o relato não deixa de ser ele mesmo uma "história da carochinha". Às vezes, mais valia que os senhores padres se ficassem pelo evangelho de Marcos...

Mas para não se perder o teu ensinamento: costumo dizer que, ao contrário do que santas almas devem pensar, o mais certo era as fraldas de Jesus não cheirarem a rosas.

Confessionário disse...

JS, a minha homilia deste ano foi, assim, um pouco mal cheirosa... heheheh

Beli disse...

é por o verdadeiro aniversariante .....pobre..humilde.... Ser festejado e explorado ao maximo no mau sentido pelos "grandes" ricos luzes prendas.. benfeitores comunicação social ..mostrar aos filhos que existem pobres também fica bem..montras enfeitadas desde Outubro

GRAÇAS A DEUS HOJE É DIA DE REIS
JÁ PASSOU ..JÁ PASSOU... vamos viver o ano como filhos de Deus