quarta-feira, julho 03, 2019

Os padres das amazónias

Contaram-me que há uns anos, numa determinada região do nosso país e da nossa Igreja, um determinado bispo foi encontrar na diocese, em que tomou posse, uma série de padres que, segundo o mesmo, prevaricavam. Numa linguagem mais inteligível, eram padres que tinham uma senhora e seus filhos com eles. Pelo que me contaram, havia, inclusive, alguns testemunhos bonitos de padres que moravam com esta sua família, em condições muito humildes, tais como a sacristia. Então o determinado bispo achou por bem acabar com esta forma de vida sacerdotal, embora a maioria destes padres fossem estimados pelas suas gentes. Se assim o desejou, assim o fez. Restaram dezoito padres. E não se sabe ao certo se eram impecáveis ou mais empenhados que os outros. O que se sabe é que hoje é uma diocese abandonada pela fé. 
Não posso garantir que tenha ocorrido tal e qual como me contaram. O que se conta nem sempre é verdade. Ou tal e qual. Mas o sínodo da Amazónia, que vai ocorrer em Outubro próximo e que tem sido badalado na comunicação social, sobretudo religiosa, por causa da abertura que o documento preparatório deste sínodo tem feito em relação à hipotética ordenação de homens casados, nomeadamente indígenas, fez-me pensar que há muitos caminhos no caminho da fé ou do sacerdócio. Aliás, todos somos sacerdotes pelo nosso baptismo. Ou não?

10 comentários:

Anónimo disse...

Claro que sim. Somente a igreja que não assume. E deixando aumentar mais os pecados.

Anónimo disse...

sMILE POST?

Paulina Ramos disse...

Dito desta forma parece "história", mas não é.
Lá no interior do continente português perdida no meio das pedras existe uma aldeia, que tem um padre residente, um homem culto, foi meu professor de literatura, um homem bom.
Deste caso o bispo não deve saber ou se sabe finge muito bem não saber!

Esse homem que é padre vive com uma mulher e os filhos de ambos.
Não deixa de ser bom padre, por viver dessa forma.
Toda a aldeia sabe mas finge que não sabe, ninguém lhe pergunta nem ele explica, que afinal antes de ser padre é homem e acho que não aceitou livremente a "castração" que a Igreja lhe impôs vá-se lá saber porquê!

Ailime disse...

Boa tarde Sr. Padre.
Assim nos dizem na Igreja.
Li que o Apóstolo Pedro seria casado...
Um assunto melindroso que a Igreja teima em não querer resolver ou assumir.
Ailime

Anónimo disse...

Ennntaaaoooo. Pra que tanto sofrimento a vida é curta demais para certos cerrmoniais.

Frei de Belem disse...

Talvez em minas gerais, padres portugueses no tempo do ouro. Sou religioso leigo da Amazônia, quando se apaixonam os padres deixam a batina. Meio metido este teu bispo.

Febe disse...

A questão da latitude....a oriente podem ser casados...a ocidente não podem...porque é que o serviço de Deus está sujeito às latitudes ?

Confessionário disse...

Calma, Febe
Uma coisa é um instrumentum laboris e outra um decreto ou uma lei!
Ainda não se podem casar na Amazónia. E a oriente casam os ortodoxos! Aqui não casam os católicos...
Portanto, não é tanto as latitudes, mas as circunstãncias e os "backlines"!

Maria-Portugal disse...

Peço desculpa...mas não são os ortodoxos, não rs são os padres católicos do Oriente...segundo consta do artigo 1580 do Catecismo da Igreja Católica:"1580. Nas Igrejas orientais vigora, desde há séculos, uma disciplina diferente: enquanto os bispos são escolhidos unicamente entre os celibatários, homens casados podem ser ordenados diáconos e presbíteros. Esta prática é, desde há muito tempo, considerada legítima: estes sacerdotes exercem um ministério frutuoso nas suas comunidades (77). "

Uma disciplina de latitude :)

Confessionário disse...

Maria-Portugal
Sim, é verdade e agradeço a achega.
Mas há que dizer que as Igrejas Católicas orientais reconhecem a autoridade do Papa, mas têm uma autonomia considerável em relação a ele. Ou seja, uma coisa é que a Igreja Católica (... apostólica e romana) aceite a diferença e outra que mande na diferença...
É só para sermos mais precisos!

Continua a ser uma questão de circunstâncias e "backlines" ups... hehehe