quinta-feira, fevereiro 28, 2019

A importância do karaté na catequese

Num diálogo amistoso com a mãe de uma criança que frequenta a catequese, falávamos sobre o que era necessário ou não, o que era importante ou não na catequese. Eu dizia que era a "fé". Que se devia educar para a fé. A mãe dizia que era o "caracter". Que era formar o carácter. Que este era ainda mais importante que ir à missa, pois o que as crianças precisavam era de caracter.
Nisto, o filho, um petiz que frequenta o segundo ano da catequese, estando ao nosso lado e escutando-nos com entusiasmo, interrompeu-nos e disse. Eu tenho. Eu tenho isso, mãe. Todas as semanas. Eu tenho karaté todas as semanas.

4 comentários:

PA disse...

Uma das cinco Machado do karaté é "carácter". Daí a resposta do miúdo.

Anónimo disse...

Enquanto medirmos a catequese por anos, à maneira escolar, não vamos lá...

Anónimo disse...



A Fé implica o carácter. Já o inverso não é verdadeiro. Por isso ás vezes costumo pensar que conheço ateus que não imaginam o quão cristão são :-).

SL

Anónimo disse...

De facto, o karaté pode ser uma óptima ferramenta de formação do carácter. Para lá da componente física, desportiva e lúdica, há também toda uma disciplina mental a ser trabalhada e uma base filosófica e ética a ser assimilada.