quinta-feira, dezembro 22, 2016

As mensagens de natal ou que tal

Estamos na época das mensagens, pouco lidas ou pouco recebidas, ou não sei. Palavras que se soltam e não se prendem. Estais neste preciso momento, e quase com certeza, a receber centenas de mensagens de Natal que ou não ledes ou ledes a correr, e o que interessa nelas é que alguém se lembrou de vós. Na verdade, isso, só por si, é bastante importante. Mas cuido que a maioria apenas nos contentamos com recebê-las. Eu recebo umas largas centenas e gosto muito de as receber. Mas vivo neste mundo e assumo que a maior parte delas as leio a correr. 
Mais curioso ainda é o fenómeno de ter de mandar mensagens. Como a obrigação vem do facto de também nós as recebermos, então multiplicamos as mesmas mensagens sem nos preocuparmos ao menos com a originalidade delas. E depois recebemos mensagens assinadas com outro nome que não o da pessoa que no-la enviou, porque esta se esqueceu de, ao menos, apagar essa assinatura. Ou acabamos por receber uma série de mensagens iguais. 
Obrigamo-nos. Obrigamo-nos a escrever e receber mensagens. Fazêmo-lo soltando palavras sem as sentir, ou pouco sentidas, sem que sejam muito mais do que obrigações. Claro que exagero, pois existem muitas mensagens verdadeiras e sentidas em cada Natal. Claro que no meio desta panóplia de mensagens, que devem dar muito a ganhar às operadoras de telecomunicações, existem muitas que são genuínas e têm propósitos genuínos. 
Assim também os bispos multiplicam as suas mensagens de Natal, como costumo seguir numa das nossas agências católicas. Quero crer que são escritas e enviadas sem a obrigação das mensagens de telemóvel, de facebook ou de twiter. Que são sentidas e brotam do espírito de Natal. Que não são apenas para se fazerem presentes ou para constar. E que possam ser lidas como tal, como mensagens de Deus a cada um de nós que ama.

9 comentários:

Anónimo disse...

Feliz Natal Pe! :-)

Confessionário disse...

22 dezembro, 2016 12:30
A propósito das mensagens de Natal: Linda mensagem. ahahahah na muche

Anónimo disse...

O mundo gira entorno de dinheiro, o que vale mesmo, que por acaso esta cada vez mais distante são as pessoas se encontrarem nos finais de ano. Ainda tem familiares que trabalham o ano inteiro na intenção de ir em suas terras natalinas para uma terna visitas. Mas a tecnologia por outro lado também ameniza a distancia de entes queridos. Mas não deixa de atrair a mesma. De fato as mensagens são de modos repetitivos e sem recursos de profundezas sentimentais. O verdadeiro sentido de realidade na transmissão de valores no que o outro precisa até mesmo de incentivo para sua vida.
Mas assim mesmo estou a dizer, que saúde, sorte e sucesso pra todos o que importa o resto a gente com esses dados conseguimos com a presença de DEUS PAI.
"O MUNDO A CADA DIA SE RENOVA E NOS HUMANOS TEMOS QUE ADAPTARMOS AS MUDANÇAS." Mas com toda força de transformação digna sem resignação, e amar mais uns aos outros,assim como: JESUS AMA.

Anónimo disse...

Anónima 12h30 diz:

Vês Pe., a mensagem tem valor se for personalizada :-), pq é sentida. Tu é que tens a mania de complicar as coisas! lol

Pessoalmente, por falta de tempo, envio poucas mensagens. Mas, todas elas são personalizadas e por isso não consigo enviar a todos os que trago no coração! Não que não deseje um feliz Natal a todos! Deus sabe o quanto eu desejo bem a todos sem excepção. No entanto, a necessidade que tenho de o exprimir a cada um dos outros não é igual para todos.
A minha mensagem terá sempre que dizer, ainda que de forma implícita " estou aqui, lembrei-me de ti (vós) e trago-te (vos) no coração!" E essa sim, será uma mensagem que não será vista à pressa e provocará um grande sorriso :-)!

E é aí, a meu ver, que reside o problema: a banalidade da mensagem... é muito fácil arranjar uma mensagem que serve a todos e dispará-la para dezenas de contactos.

Bjinho

SL

Anónimo disse...

Desculpa Padre, mas este ano não consigo ter Mensagem de Natal para ninguém... nos outros anos ainda enviava, sempre com um apelo ao cuidar do Próximo não só naquela noite mas em todas as noites, porque todos os dias é Natal.. mas este ano, não sei bem porquê, limito-me a agradecer as Mensagens e não tenho Mensagem, quero que o Natal passe depressa e que deixem que o Menino nasça em paz na minha vida, sem burburinhos à volta e sem hipocrisias.. estou triste, muito triste, faltam-me pessoas muito queridas, faltam-me motivos de alegria..
Mas um Abraço de Natal para si e seus paroquianos e família, não posso deixar de desejar aos outros aquilo que não sei viver ...
Agnóstica

Confessionário disse...

Cara amiga agnóstica
permite-me que te diga algo: o Natal não serve para nós estarmos com as pessoas queridas que fazem parte das nossas vidas (pelo menos não propriamente, embora gostemos tanto de as ter connosco numa data tão especial como esta!); ele serve para celebrarmos a Vida!
O que eu quero dizer com isto é que, mesmo não tendo contigo pessoas que te eram ou são importantes, não significa que a festa ou a alegria fiquem hipotecadas... Eu sei que tu és capaz de fazer do Natal esse espaço que ele é. E se calhar até por não teres essas pessoas contigo, talvez consigas ir mais directamente ao assunto!
força

Anónimo disse...

Oh Padre a vida do Menino foi toda ela de sofrimento desde o 1º Minuto de vida, sofrimento esse que vejo todos os dias se repetir no mundo de hoje.. quem entra neste espiral de tristeza vê tudo por uma lente muito ofuscada.. vou tentar não pensar muito no Natal e que o Menino me perdoe que sei vai estar comigo na mesma!
Obrigada pela força!
Abraço!
Agnóstica (estou a escrever e as lágrimas correr-me cara abaixo.. por isso se não vier muito à net nestes dias já sabe que procuro secar lágrimas por aí em qq lugar)

Rose C. disse...

Impressionante como o senhor coloca cada palavra, o texto está maravilhoso.
Mas, eu, particularmente não consigo acreditar na sinceridade dessas mensagens.
A manifestação de amor deve ser sempre, não apenas em épocas "bonitas", entende?
(Seu blog é incrível, o visito freqüentemente, a forma como escreve me agrada muito, me identifico com quase tudo).
Obrigada, e um abraço!

Anónimo disse...



Tens toda a razão!!! As mensagens por vezes são autenticas
hipocrisia. Mas se a pessoa que envia se lembra de...
Já é bom.

FELIZ NATAL PARA TI Pe.
Esquece a fraqueza dos outros.

Um abraço do Menino Jesus