terça-feira, março 22, 2016

Mais do que ser bons

Um colega, padre e amigo meu, disse um dia algo que já citei algumas vezes, referindo-se ao resumo de cada uma e de todas as homilias. Dizia que quase bastaria dizer um “Sede bons”. E reafirmava que isso bastaria. Tenho este colega em sincera admiração. As homilias dele nunca se resumiam a um “Sede bons”. Aprendi imenso com ele a actualizar a Palavra de Deus na homilia. 
Mas há dias, quando uma mãe sofrida pelo facto de os seus filhos não lhe seguirem os passos da fé, e perante a indicação que eu dera a propósito do melhor meio de evangelização que constituía o testemunho, ela respondeu-me simplesmente que tentava ser boa a todo o custo. Essa resposta deixou-me em aberto as possibilidades reais da evangelização. 
Na verdade não me parece que baste ser bom. Isso qualquer um pode e deve ser, independentemente da sua fé ou do seu credo. Um não cristão pode ser muito melhor pessoa que um cristão. A fé é mais que isso. Trata-se da configuração com uma pessoa que é Cristo. É um modo de vida a que nem sempre o “ser bom” bastará. É toda uma forma de viver, de amar, de sofrer e de pensar cada coisa para além de si mesma, centrado no caminho para Deus. Um caminho, que afinal, vai para além da bondade.

4 comentários:

Anónimo disse...

"Um caminho, que afinal, vai para além da bondade."

Eu diria que é um caminho que leva necessariamente à bondade. Se a bondade não implica Fé, já o contrário não se verifica.


A bondade, quando brota do coração, é natural e sincera. A expressão "...tentava ser boa a todo custo..." soa a tudo, menos a natural... Pode estar aí a falha no testemunho.


" É toda uma forma de viver, de amar, de sofrer e de pensar cada coisa para além de si mesma, centrado no caminho para Deus."

Uma forma de estar na vida, que confere a alegria, a serenidade e a bondade, que só conhece quem a experimenta. Uma forma de estar na vida, que quem conhece, procura sempre alimentar para que não esmoreça.

Infelizmente são muitos os que não conhecem a Fé, ainda que frequentem com assiduidade a Eucaristia. Não está só na mão de quem tenta evangelizar. Cada um de nós deve estar predisposto a ser evangelizado.

Eu gostei do "Sede bons"!

É um pedido simples. Um pedido que tanto diz acerca dos anseios de quem o profere, bem como acerca de quão longe da Fé pode estar quem o ouve.

Anónimo disse...

Gostei muito,
e revi-me um pouco neste "mais que ser bons".
deu-me muito que pensar.

Paulina Ramos disse...

A fé é um modo de viver lidando com cada coisa enquadrando-a sempre para além dos seus limites aparentes ou seja no tempo sem tempo que já é aqui e agora. Foi assim que eu defini a minha fé quando numa reunião me perguntaram se o que me está a acontecer não me tirou a fé. Nem um pouco respondi.

Anónimo disse...

Partilho um texto que li no catecismo do meu filho:


QUEM É BOM


Quem é bom, suporta a ofensa,
quem ama, a esquece.

Quem é bom, compadece-se,
quem ama, ajuda.

Quem é bom, faz o que pode,
quem ama, pode o que parece impossível.

Quem é bom, revela os erros,
quem ama, não deixa errar.

Quem é bom, ajuda quando está perto,
quem ama, está sempre perto para ajudar.

Quem é bom, atende as necessidades,
quem ama, tem necessidade de atender.

Quem é bom, não faz mal a ninguém,
quem ama, faz bem a quem faz mal.

Quem é bom, vê as condições para dar,
quem ama, dá sem condições.

Quem é bom, é como Deus o fez,
quem ama, faz como Deus quer.

Quem é bom, às vezes se cansa,
quem ama, nunca descansa.

Quem é bom, vê o homem que pede,
quem ama, vê no homem Deus que pede.

Quem é bom, também ama,
quem ama, sempre é bom.