terça-feira, abril 14, 2015

rezar à mãe diante do Filho

O Senhor estava em cima do altar, envolvido em rosas brancas e rodeado de velas. O Senhor estava, como se diz na minha terra, exposto à adoração. Estaria ali todo o dia, exposto a todos os que quisessem contemplá-lo, meditá-lo, olhá-lo, estar com Ele.
Ali estavam duas dezenas de pessoas quando cheguei. Um terço delas a rezar o terço, isto é, a rezar à mãe diante do Filho. Inclinei, ajoelhei, sentei.
De facto falar com a mãe diante do filho não é mau. Só não é falar com o filho. De facto o terço é a oração dos simples, mas também pode tornar-se a oração dos que não conseguem fazer silêncio, dos que não conseguem dialogar cara a cara com Ele, dos que não conseguem ir para além de palavras, dos que preferem falar do que escutar.
Não fiquei triste, pois cada oração é sempre oração, e cada pessoa é uma pessoa que Deus ama e que eu também devo amar. Mas eu gosto mais de estar calado em frente ao Senhor envolvido em rosas, seja de que cor, a tentar escutá-lo.

7 comentários:

Esculápio Cristão disse...

Olá, padre!

Aqui, deste lado do "lago", ainda se vê velhinhas que ainda vão à missa com o terço nas mãos e, ao invés de prestar atenção nas leituras e na homilia, põem-se a rezar o terço.
Parece que ainda não souberam do Vaticano II, quando a missa era em latim e as pessoas rezavam o terço porque não acompanhavam nada...

Bruno disse...

Mas... rezar o terço é rezar com o filho. Dos 20 mistérios, apenas dois são esclusivos da mãe (Assunção e Coroação) e quando muito poder-se-iam considerar os gozosos como dedicados a Maria, mas neles contempla-se o filho... tal como a cruz não faz sentido sem a Páscoa, a Mãe não faz sentido sem o Filho.
É um facto que, num caso desses, talvez fizesse mais sentido adorar a Deus "sem o terço", mas se houve exposição durante o dia todo, também houve espaço (e tempo) para o terço.

Quase como diz no fim "cada oração é uma oração" -> o importante é rezar

Anónimo disse...

"De facto falar com a mãe diante do filho não é mau. Só não é falar com o filho"
Pois não mas não era bem assim que os padres falavam no passado.

"De facto o terço é a oração dos simples, mas também pode tornar-se a oração dos que não conseguem fazer silêncio, dos que não conseguem dialogar cara a cara com Ele"
Sim acho até que tantas e tantas imagens nos altares só nos desviam o olhar daquele a quem deveríamos comtemplar em exclusividade.
"Mas eu gosto mais de estar calado em frente ao Senhor..." Eu também prefiro a oração do silêncio e da escuta.

Frequentemente digo fala Senhor pois estou aqui apenas para te escutar, tudo o resto Tu já conheces.

Anónimo disse...

O mal é que Ele está presente e nós estamos ali, sem disponibilidade de coração para “estar” com Ele. E saca-se do rosário, o guião que orienta as falas, suprime os silêncios e ajuda a matar o tempo reservado para estar ali.

Anónimo disse...

Curiosamente no preciso momento em que leio este post, vejo a passar,ali na estrada mesmo em frente da janela,um grupo de peregrinos que se dirigem para Fátima.
Aqueles por acaso,vão num quase silêncio que me parace,convida á meditação.Mas não raras vezes passam num tal alarido e com uma linguagem que me deixa perplexa.
Devem fazer parte daqueles que são capazes de andar centenas de quilómetros a pé mas acham demasiado cansativo, quantas vezes,as poucas centenas de metros que os separam da Igreja lá da terra.E percorrem durante horas e horas os caminhos que os levam a Fátima,mas não encontram uma hora ao domingo para ir á eucaristia.
Fazem-me lembrar uma pessoa que me olhou de lado, quando eu lhe dizia, que os milagres são realizados unicamente por Deus e Nossa Senhora é apenas intermediária.
Tudo isto me parece ser fruto de falta de catequese, bem como o rezar o terço durante a exposição do Santíssimo.
Desengane-se quem ler o meu comentário,pensando que tenho alguma animosidade contra a Mãe de Deus. Muito pelo contrário, tenho por Ela um carinho imenso.Nem de outra maneira poderia ser.Como não gostar de uma Mãe que nos foi dada pelo próprio Jesus?

Anónimo disse...

Sempre respeitei quem reza o terço mas nunca entendi muito bem como é que rezar Ave Marias de "empreitada"(desculpem o termo, mas não encontro outro) faz de nós melhores cristãos.

Anónimo disse...


2.ª tira:

https://bandasdesenhadas.wordpress.com/2014/02/15/psicopatos/

Está tudo explicado!