quarta-feira, dezembro 31, 2014

2015: Nunca desistas de nós.

Acho que a idade é uma mestra. É dos melhores professores que temos na vida. Ou pelo menos com ela vêm até nós muitas sabedorias. E em cada ano que passa, sem querer, deixa de ser importante esse passar. Hoje, nas vésperas de um novo ano civil, não me apetece senão desfrutar que estou vivo. Estou aqui em casa a trabalhar como faria em qualquer outro dia ou altura do ano. Amanhã farei o mesmo. Amanhã será dia de missas como habitualmente em cada Domingo ou dia de feriado. Imagino que amanhã não haja muitas diferenças com o dia de hoje. Apenas muda um número nos quatro números que indicam os anos. 2015. E é a idade que ensina que a vida não se pode concentrar numa data ou numa passagem de ano. Aliás, cuido que a partir de determinadas idades, deixamos de olhar o futuro para olhar o passado. Não estou ainda nessa etapa. Estou talvez na intermédia, que olha para o futuro e para o passado ao mesmo tempo, como se o presente ditasse o que foi o passado e marcasse o futuro. E é por este motivo que me apetece escrever ainda antes de sair para ir ter com uns amigos de peito. A família vai juntar-se a grande distância de mim. Já foi muito bom o Natal com ela. Os que a vão substituir são bons substitutos. São os substitutos que Deus me deu ou dá. Cá está o que eu estou a pensar. No que Deus nos dá. No que Deus nos deu em 2014. No que esperamos ter da Sua parte em 2015. Não quero olhar muito atrás no tempo. Mas reconheço quase ao segundo a presença desse Deus que teima em amar-nos apesar das nossas teimosias. Olho para o amanhã e sinto que Ele vai lá estar como sempre numa presença discreta, mas significativa, actuante e transformadora. Meu Senhor, meu Deus e meu Tudo, eu sei que operas em mim, operas em cada um de nós. Eu sei que nos concedes dons para além do nosso merecimento e da nossa bondade. Nunca desistas de nós. Nunca desistas de mim, mesmo quando não for aquilo que esperas que seja. É isso que desejo para mim e estendo a todos os que amo directa ou indirectamente, a todos os que precisam de Ti através de mim, onde quer que seja.

9 comentários:

Anónimo disse...

Bom ano de 2015 e obrigada por esta bela partilha.
Brilhante, fiquei emocionada, pois acho que faço parte, de "Todos os que amo directa ou indirectamente, a todos os que precisam de Ti através de mim, onde quer que seja".
MM

Anónimo disse...

Obrigado por partilhares estes teus pensamentos que eu tanto gosto :-). Que em 2015 continues a fazer parte de alguns dos nosso momentos.

Porque os anos são feitos de dias e os dias de momentos e porque Deus "acontece" muitas vezes em pequenos e simples momentos...

bjinho,
Sl

Anónimo disse...

Sei que está muito além do meu merecimento e da minha bondade, mas, senhor padre, fiquei muito curiosa, poder-me-ia explicar, faxavor e por obséquio, o que é isso de amar “indirectamente”? Antecipadamente agradecida.

Confessionário disse...

02 janeiro, 2015 15:07, gostei da observação, e obrigou-me a assimilar melhor o que pretendia afirmar.

Assim, com o "directamente" referia-me mais ao "tu a tu" e àqueles que de certa forma, por questões de sangue ou apenas afectivas, ecolhi amar;
com o "indirectamente", referia-me mais ao "tu a nós" e àqueles que, embora não tenha escolhido amar, Deus me deu para amar na minha(s) missão(ões)

Anónimo disse...

Não sei como te safas nessa missão de “amar” indirectamente. Parece-me que mais do que "tu" amares, esse amor de que falas é um “querer” amar o “nós”, na tentativa de fazeres com que o amor de Deus chegue junto de quem dele precisa. Não pelo "teu" amor ao “nós”, mas pelo "teu" amor a "Ele" e por lhe quereres agradar.

Confessionário disse...

02 janeiro, 2015 19:44, terás alguma razão. Talvez não na parte do "lhe quereres agradar". Não é muito por aí que pretendo agradar-lhe, mas mais pela sinceridade do meu amor.
Obrigado pela reflexão

Anónimo disse...

https://www.youtube.com/watch?v=COVMEW01z9g


:)

Confessionário disse...

lol

Anónimo disse...

"Nunca desistas de mim, mesmo quado eu não for aquilo que esperas que eu seja."
Texto cheio de Fé e confiança em Deus. Eu também sou daqueles que tu amas directa ou indirectamente. Mas acima de tudo, eu sou daqueles que Deus ama, sem excepção. Sou filho pelo Batismo. Que posso desejar mais? Desejo a graça de Lhe ser fiél até ao fim da minha vida!...
FELIZ ANO NOVO, com Deus.