Não há palavras como as que são ditas em oração. Não há diálogo mais cheio de amor do que aquele que é feito com Aquele que mais nos ama, Deus. Por isso a força da oração é das maiores forças do mundo, porque é a força do amor presente nas palavras. Assim sendo, um padre deve arranjar o maior número de estratagemas, salvo seja, para colocar os seus paroquianos a rezar. Claro que a oração para ser genuína tem de brotar do nosso coração e ser nossa, mas não custa nada dar-lhe um empurrão.
Ora, na semana passada saí uns dias para descansar e para fazer uma viagem fora de Portugal. No final da missa da paróquia ocorreu-me por toda a minha gente a rezar. Como sabeis, o vosso pároco vai sair uns dias em viagem. Queria pedir encarecida e carinhosamente a vossa oração. Assim, aqueles que querem que eu regresse, que rezem para que eu volte são e salvo. Aqueles que, porventura não desejem que eu regresse, que rezem também para que o Senhor Deus lhes faça o favor almejado. Não vos vou contar nem os que se riram nem as risadas que se ouviram. Vou apenas contar-vos que fiquei convencido que convencera toda a minha gente a rezar. Ou que pelo menos lhes ensinara que se pode rezar para pedir algo bom ou algo muito bom, entendam-me. Vá, verdade verdadinha, há muita gente por aí a rezar para que a vida da vizinha tenha muitos acidentes de percurso. Eu sei. Mas agora quero apenas rir-me. Ainda hoje à tarde me ri quando uma senhora me veio assegurar que rezara por mim e eu não resisti a perguntar-lhe se rezara para que eu regressasse ou para que não regressasse.
9 comentários:
E quando não se consegue rezar, nem agradecer pelo tanto que nos é concedido? Eu não consigo rezar e sinto uma angustia tão grande...
Caramba, Confessionário: mais um pouco e convencias toda a gente a ler o livro de Joel... :)
Claro que interessaria chegar a um outro patamar: que todos rezassem para que a vontade de Deus se cumpra a teu respeito. E que ela possa ser verdadeiramente discernida e acolhida por ti próprio, pelos teus paroquianos e pelo teu bispo...
A propósito de oração (e de meditação), se ainda não leram, experimentem ler um livro chamado: "Relatos de um Peregrino Russo ao seu Pai Espiritual". Vale a pena.
Esse livro, de que falei, trata precisamente da "oração do coração". Mais um empurrãozinho...
"aqueles que querem que eu regresse, que rezem para que eu volte são e salvo. Aqueles que, porventura não desejem que eu regresse, que rezem também para que o Senhor Deus lhes faça o favor almejado."
Esta merece nota máxima.
Você pôs os seus paroquianos a rezar de qualquer forma, eu fui menos inteligente, mais modesta, pus os meus catequizandos a rezar para que o grupo não me seja atribuído no próximo ano.
Este padre lembra-se de cada uma!!!
Pode não ter posto toda a gente a rezar, mas a rir deve ter posto!
Caro Padre,
A tua imaginação é inesgotável. Terás posto, provavelmente, muitos a pensar na legitimidade de orar contra
ti. Mas é, sem dúvida, uma maneira divertida e vanguardista de lançar
a "semente".
Abraço
Ruth
Eu não rezo. Deus sabe das minhas necessidades. Além disso não deve gostar de gente que mete cunhas.
Que ideia!?
Enviar um comentário