segunda-feira, junho 25, 2012

É aqui que se tem de estar

A Helena ligou-me ontem. Era minha paroquiana. Às vezes os meus antigos paroquianos ligam-me. Ou enviam mensagem. Anda bem, senhor padre? Que tal se dá por aí? Eu respondo que bem. De vez em quando, digo-o entre os dentes. Outras vezes digo-o com o coração. Outras apenas com a resposta. Outras digo sem pensar. Outras para despachar. Outras ainda porque apetece. Mas digo-o sempre com consciência de dizer uma grande verdade. É que temos de estar na vida como ela é. Não adianta fazer de conta que não é nossa esta vida ou este estar na vida. Costumo dizer que Deus me quer aqui e é aqui que tenho de estar e ser feliz.

13 comentários:

Anónimo disse...

Fez-me muito bem ouvir isto. Obrigada.
D.

Anónimo disse...

Olá!
"É que temos de estar na vida como ela é."
E estar na vida como ela é significa aceitar o hoje, e viver o "agora".
O Hoje que é fruto do passado, mas que é também o ponto de partida para o futuro.

Ser feliz!!!
"...é aqui que tenho de estar e ser feliz. "
Hoje, aqui e agora ??????? ...

Ana Melo disse...

Não pense nisso!!

Quarta feira!! um de "cabeça" outro de "ponta pé de bicicleta", «marca CR7». O que é que interessa o nosso "estado de espirito" (eu nem gosto de futebol)!!

Rosa disse...

Onde estamos temos que estar integralmente,não à meio termo, ou somos um todo ,ou então não conseguimos dar todo o nosso melhor,apesar de o ser humano ser muito abrangente,mas a obra,a entrega para no fim do dia se estar feliz temos que perceber que demos tudo.
Os sentimentos dentro de nosso coração, às vezes muito bem guardados é que perduram,a saudade,o sentir,a ausência que torna momentos mais sombrios,mas com uma felicidade extrema porque foram momentos vividos com pessoas a quem nós dedicámos a nossa vida e nos fizeram felizes ,vão ser memorias que nos ajudaram a crescer.

Porthos disse...

Agora fizeste-me lembrar o António Variações, mas ao contrário...

Isto de nos disciplinarmos para estarmos satisfeitos com o que temos ou onde estamos é um grande trabalho e julgo que um grande passo para a felicidade...

Dizia alguém: "Eu tenho tudo, porque nunca quis nada!"

Aquele abraço

maria disse...

la venho eu... ;)

hoje li qualquer coisa como a resignação que nos mata. será?

e será que Deus te quer especificamente aí? achas que o querer de Deus vai até esse ponto?

o padre terá mesmo que ser um desenraizado da família e da comunidade?

não tenho respostas taxativas, mas a vida é tão preciosa e já ela própria envolta em sofrimentos vários, para ainda lhe arrumarmos com mais uns tantos constrangimentos.

ah, mas há homens para quem este modo de viver não os condiciona. que assim seja! mas que a norma se use a torto e a direito...já me parece mau proceder.

amigo J., sabes que eu não defendo um caminho de facilidades (onde é que elas existem?), mas a forma como se é padre católico e as exigências práticas a que estão condicionados, continua a interpelar-me muitíssimo.

beijinho

Anónimo disse...

Podemos querer fingir com o coração mas ele não deixa. Viva o luto ser vergonha e dê o melhor de si aos que atualmente serve. Um dia responderá com verdade que é realmente feliz onde está.

bj

Anónimo disse...

"Podemos querer fingir com o coração mas ele não deixa.."
Pois não, o coração permite todos os desvios que nós quisermos mas só fica em paz quando o deixamos ser ele a decidir.

"...Viva o luto ser vergonha ..."
Do luto eu não tenho vergonha, ou medo, tenho vergonha do sofrimento, não queria render-me a ele (sofrimento).
Faltam-me as forças para seguir em frente ultrapassando as causas do sofrimento.
"... e dê o melhor de si aos que atualmente serve."
É a única realidade da (minha) vida, quem me rodeia tem mesmo o melhor de mim, sinto que já não tenho mais nada para dar, não há mais gestos ou palavras, parece que a árvore secou...
"... Um dia responderá com verdade que é realmente feliz onde está. "
Faltou a força para aguardar esse dia.
Com certeza, este comentário não me foi dirigido, no entanto parecia mesmo era a mim que alguém se dirigia.
Bem-haja

Ana Melo disse...

Quando o desabafo! se transforma numa pergunta!? Deixa-te estar, que estás muito bem.

Se tivermos de ser “infiéis” em algum momento, que o sejamos a Deus, Ele Zanga-se!! mas, por amor perdoa-nos tudo. E é tão bom voltar a Ele depois das zangas.

Connosco ainda tão “desumanos” o que arranjamos com, o "Podemos querer fingir com o coração mas ele não deixa…", são prisões ao supérfluo. E nós! não temos ainda a humanidade de nos perdoar-mos. Apercebemo-nos disso, todos os dias nas nossas casas! ou nas casas dos nossos vizinhos (irmãos que não se dão, pais e filhos em guerra permanente, casais que na maior parte das vezes se suportam) “as “luas de mel” são demasiado curtas.

(há mudanças a operar com certeza! mas também sabemos todos/as da tendência, que temos para abusar das confianças, e pôr em prática “vingançazinhas mesquinhas”)

"Para trás de Mim, Satanás"



"Deus Ama-te muito, confia em ti, não desiste de ti mesmo que tu desistas, ele não se cansa de correr atrás de ti para te conduzir aos Seus Caminhos."

“Deus olha muito mais para o que tu fazes bem, do que para o que fazes de mal”

Joana ;) disse...

Ana Melo;

Concordo com o seu último comentário... mas será que Ele, não olha também para o bem que deixamos de fazer, mesmo sem praticár-mos o mal?

Não sei se me fiz entender, mas se não fizer-mos mal nenhum a ninguém, (isso é mt bom), mas se também não fizer-mos o bem, para que lado olha Deus?

Alguém me ajuda nesta questão?...

Bjs

Rosa disse...

Eu penso que Deus é amor,se estamos com Deus,mesmo sem nos apercebermos praticamos o bem,se Deus está dentro de nós, ELE atua.Não será?se virmos alguém a precisar ,não ficamos parados...eu não...

Ana Melo disse...

Sei lá! Joana

Mas acompanha-me sempre aquela ideia de que temos de ser pacientes, fazer memória, e Deus guia-nos no agir.

(Deixar o coração precipitar-se é quase sempre iguísmo "para ti! para Ti!")

Bjs

Joana ;) disse...

Rosa e Ana Melo;

Obrigada pelas vossas respostas;
principalmente a da Rosa, que me deixou a pensar e reflectir...

Ana, nessa da precipitação do coração ser egoísmo, talvez haja uma certa verdade, também já tinha pensado nisso.

Obrigada! :)
Bjs às duas