segunda-feira, dezembro 20, 2010

Faltam personagens no presépio da paróquia _ sondagem

Na paróquia estão a faltar algumas personagens para o Presépio deste ano. Como não sabemos quem há-de fazer esses papeis, decidimos pedir-te auxílio. Destas figuras públicas que seleccionei sem grandes motivos de relevância, tentando apenas destacar alguns dos que se destacaram em 2010, ou que se destacam nas suas áreas de representação, a saber, Desporto, Música, Política, Igreja Católica, Cinema/teatro, Comunicação Social, Economia, mundo Vip, quais convidarias para fazer parte do nosso Presépio? Todos são portugueses, porque a língua que se vai usar no presépio é mesmo o português. Queres dar-nos ajuda? Então vota nas duas sondagens que encontras no sidebar, e indica-nos quem poderia ou deveria ser o "Menino Jesus" e o "Rei Herodes".
Claro que esta é uma brincadeira que não pretende ter consequências nocivas ou nefastas. Nem queremos denegrir a imagem destas figuras públicas. Muito menos ainda confundir coisas sérias. É tão só uma forma de sorrir!
Se acaso acharem que outras figuras públicas portuguesas deveriam constar nesta lista, façam favor de indicar num comentário. Nunca se sabe se ainda iremos precisar mais alguma personagem. Ouvi dizer que José estava tão ocupado na carpintaria que não tinha a certeza de poder ir. A estrela disse que também estava com frio. Só Maria garantiu que ia. Ela não podia faltar mesmo. Por isso, amigos, digam lá qualquer coisinha que o Natal está á porta.

5 comentários:

joaquim disse...

Oh Padre amigo

José nunca faltaria por muito que tivesse de fazer!

Um Santo Natla para ti e para todos.

Um abraço amigo em Cristo

Confessionário disse...

pois, pessoal, como não quero chamar a ninguém de "animal", decidi excluir a 3ª sondagem... upsss.

Ninguém me abordou para a retirar. Mas ao ver algumas das opções seleccionadas, verifiquei que as respostas podem ser dadas em diferentes perspectivas, na perspectiva de quem acalenta (acolhe, dá calor, sustenta) e na perspectiva do significado do animal que está por detras da personagem, o burro ou a vaca.

Por isso desculpem-me. Vou retirar essa sondagem.

Depois, com o tempo, se acharem oportuno, podemos incluir outras personagens do presépio, mas sem querer magoar ou denegrir imagens.

Abraço amigo

JS disse...

Isto fez-me lembrar o personagem "caganer", que faz parte dos presépios da região da Catalunha, da vizinha Espanha, e que já se vai vendo por aí...

Confessionário disse...

JS, não conheço... Conta lá como é isso!

JS disse...

Trata-se de uma figura de presépio, tradicionalmente um aldeão, a tratar das suas necessidades fisiológicas ao relento.
Arranca alguns sorrisos e proporciona um alegre concurso para ver quem o localiza primeiro naqueles presépios gigantes, com muitas figurinhas.
Pode retratar também pessoas conhecidas, que se destacaram ao longo do ano em curso, ou com especial significado para alguém.