quarta-feira, março 09, 2011

quadragésima.com 2011

O tempo da Quaresma é um tempo de descoberta da nossa identidade como cristãos. É um tempo de encontro connosco próprios e com Deus. É um tempo especial de introspecção e reflexão. Porque não havemos de o fazer aqui, na net, e de uma forma mais comunitária, ajudando-nos uns aos outros?! Deste objectivo nasceu em 2008 esta proposta, a “quadragésima.com”. Este ano julguei oportuno lançá-la de novo, em moldes ligeiramente diferentes.

Regras da quadragésima.com:

  1. Ao receber a “quadragésima.com” o blogger deve reflectir na sua relação com Deus e descobrir uma frase bíblica que a defina
    1.1- só se admitem frases retiradas, com citação, da Bíblia;
    1.2- as frases devem ser o mais curtas possíveis;
  2. Depois de o fazer deve re-escrever num post estas regras, as frases já assinaladas pelos anteriores bloggers (com o respectivo link), e escrever a sua;
  3. No post deve incluir quem deseja convidar (pode e deve manifestá-lo no blog da pessoa convidada);
  4. Não é permitido fazer mais que um convite ao mesmo tempo;
  5. O blogger que, recebendo a “quadragésima.com”, não estiver interessado em aceitá-la, deve indicá-lo ao seu emissário para que este lhe dê seguimento através de outro blogger;
  6. Não podem aceitar mais que uma vez a “quadragésima.com”; se o convite aparecer, mesmo vindo de outra “frente”, devem igualmente informar o emissário do segundo convite;
  7. Baseada nalgumas das principais figuras da liturgia da Quaresma, a “quadragésima.com” realiza-se em 3 frentes: frente “Adão” (I Domingo); frente “Abraão” (II Domingo); frente “David” (IV Domingo); estas frentes funcionarão quase como equipas, para tentar chegar ao maior número de bloggers possível (não se trata de encontrar vencedores, mas empenhados)
  8. A “quadragésima.com” será encerrada na Sexta-feira Santa, dia 22 de Abril, pelas 12.00 horas, hora em que o último blogger receptor deve endereçá-la, já com a sua frase, a este endereço, para publicitarmos todas as frases que definem a nossa relação com Deus nesta Quaresma de 2011.
  9. Os “anónimos” interessados em participar nesta “quadragésima.com”, podem escrever as suas frases no sítio do Confessionário dum Padre, aqui, identificando-se.

Obrigado por aceitares a "quadragésima.com"

E a minha frase deste ano é:
“E tu, quem dizes que Eu sou?” Mc 8, 28 - Confessionário dum padre

Convido para a frente “Adão” a Fá Menor, das “Partilhas em Fá Menor

Convido para a frente “Abraão” a Maria, do "Jardim de Luz"

Convido para a frente “David” a Vilma, de "Coisas de Mim"

28 comentários:

Confessionário disse...

amigas
Desculpem a ousadia. Não tive motivos para fazer a escolha senão o dedinho de Deus e do meu coração.
Pode ser muito interessante o abrir da Bíblia para descobrir algo que nos toque.

Espero que aceitem. Se não aceitarem, digam depressa para passar aos meus suplentes (ainda teria de os arranjar)

atenção que vocês iniciam, ms só vão estar nessa frente. sois o nº 1 da lista de cada frente. Estou a tentar dizer que só vão passar a outra pessoa...

beijos quaresmais

Fá menor disse...

Ai, meu Deus!
Já diz alguém: "dar trabalho é a quem tem trabalho"....

Bolas, já tinha declinado um convite para uma outra Caminhada da Quaresma, por manifesta falta de tempo... mas agora...

Ok! assim vou ter a oportunidade de parar um pouco de outras andanças em que me meti. Assim que eu puder parar um pouquito para me dedicar a esta Quadragésima lá o farei, talvez amanhã, pode ser?

Beijo

Confessionário disse...

Pode ser, Fá...
e obrigada. Eu sabia que aceitarias.
Beijoca

Vilma disse...

Meu amigo Confessionário:
eu fico muito honrada com o teu convite. E fiquei mais feliz por saber que sou (ainda) lida por ti.
Apesar da minha falta de comentários, eu também continuo a ser tua leitora.
Quanto ao desafio, eu aceito claro, apesar de não estar muito inteirada no ritual da Quaresma, praticada pelos cristãos católicos.
Percebi que tenho de procurar uma frase na Biblia que procure identificar a minha relação com Deus.
Apenas não percebi isso das frentes e Domingos?!! Se me puderes dar apenas uma luz nesse sentido... é uma honra ser da frente de David! :))
Aguardo então a explicação!
Em Cristo, nosso Cordeiro.

Confessionário disse...

OLá, Vilma.
Não te vou mentir. Eu tenho pouco tempo para andar por outros blogues. Leio-os esporadicamente.
Desta vez escolhi-te porque sim, porque tinha saudades e porque achei que podíamos ser ecuménicos.
Assim te lancei o convite.

Quanto às tuas dificuldades, explico:
Quaresma tem a ver com o período especial de preparação para as festas pascais.

A quadragésima.com é uma forma de aqui, na net, aproveitarmos este período para reflectir. A ideia é que, partindo de uma frase bíblica, expliques o teu estado de relacção ou de espírito com Deus neste momento. Deves fazer a citação.
Cada uma das frentes faz um caminho. Tu és a responsável de um desses caminhos. Não precisas dar atenção especial ao nome da frente (porque é apenas identificadora). Mas só deves passar a um outro blogger e nao a mais do que um. É quem escolheres... e deves fazê-lo a quem aches que esta reflexão quaresmal pode fazer bem.

Ja percebeste agora?

beijocas e obrigado por teres aceitado.

Vilma disse...

Obrigada pela explicação mais em pormenor.
Eu sei que este período de Quaresma é um tempo de maior reflexão e preparação para a Páscoa.
Estava na dúvida se teria que escolher algo escrito por David.
Então, irei aceitar o desafio!
Obrigada!
DTA
:))

Fá menor disse...

Já está! :)

Confessionário disse...

Ja começa a dar pequenos frutos esta forma diferente de fazer "quaresma".
Fico muito contente

Vilma disse...

Desafio publicado! :))
Um abraço amigo!

Confessionário disse...

Boa, amiga ecuménica

Vilma disse...

Obrigada pela rectificação.
Já apaguei a outra frente!
(Tenho de meter sempre as patas na poça... heheheh) :D

Anónimo disse...

Vi a postagem sobre a quadragésima.com no blog da Vilma e fiquei encantada. Em tempos de desesperança eis q vejo união e disseminação da Palvra.
Não estou participando da quadragésima.com,mas gostaria de deixar aqui o versículo q bem define meu atual relacionamento com Deus "...Então, nem uma hora pudeste velar comigo?" Mt 26:40

Confessionário disse...

Boa, Kell

Pastoral Juvenil da Diocese de Beja disse...

"Ao Senhor, teu Deus, adorarás e só a Ele prestarás culto" Mt4,11

Anónimo disse...

Também posso entrar? Se alguém foi à missa ontem, deve ter dado conta que eu também tenho muito jeito para escolher frases da Bíblia...

Assinado: Satanás (Chifrudo para os amigos).

JS disse...

O comentário anterior é uma brincadeira. Mas também tem algo de sério: é que a aproximação aos textos bíblicos tem muito que se lhe diga...

malu disse...

Olá Confessionário amigo,

Por ter o blog fechado, aqui fica a 1ª participação de anónimos interessados, que seria da frente da Fá e a convite do Paulo. E a frase é... :
«Sl 118, 10
«De todo o coração eu vos procuro; não permitais que eu me aparte de vossos mandamentos.»


Com um abraço amigo, boa Quaresma!

Yue Liang disse...

Que palavra é esta que disse: Buscar-me-eis, e não me achareis; e, Onde eu estou, vós não podeis vir?
João 7:36

Anónimo disse...

Olá Confessionario: Que bonita esta ideia da Quadrasesima. Há tanto nos quatro Evangelhos por onde escolher,mas a mim o que mais me toca e emociona é sem duvida alguma o encontro de Jesus com Sua Mãe no alto do Cálvario. "Ao ver Sua mãe e junto dela,o discípulo que Ele amava,Jesus disse a Sua mãe"Mulher,eis aí o teu filho" Não conseguirá jamais alguem descrever o carinho e o amor que Aquele olhar continha. Beijinhos. Maria Ana.

Confessionário disse...

Boa, aqui já temos cinco, se nao me engano:

- Kell
- Maria
- Malu
- Yue
- Maria Ana

Confiram

Anónimo disse...

EU RECEBI O DESAFIO!
Fiquei muito feliz!
Também vou participar e não mais como anônima.
Deus o abençõe pela inciativa.

Confessionário disse...

Ok, Kell... Força então na tua quadragésima

Renascer disse...

"Felizes os que escutam a Palavra de Deus e a põem em Prática!" Lc 11,28

Yue Liang disse...

conferido:)

Anónimo disse...

Gostei muito do vosso tema deixo este
para este tempo de Quaresma
Jesus é a luz do mundo que vem abrir os nossos olhos à fé, à nossa adesão plena como discípulos. Quando tudo parece perdido, Jesus faz-se próximo, com o seu brilho, para dar sentido à nossa vida. Assim, são-nos apresentados dois caminhos: o caminho da visão plena, percorrido por aquele homem inicialmente cego, mas que chegou ao reconhecimento de Jesus como Messias; e o caminho da cegueira obstinada, renitente, personificada pelos fariseus e pelas autoridades judaicas que se recusaram em reconhecer, em ver, em Jesus a luz do mundo.

Fá menor disse...

Acho que as frentes encravaram... :(

(Custa-me andar sempre a insistir)

Tenho um resumo no blog.

Confessionário disse...

oh que pena, Fá.

Mas eu entendo e tb entendo que não seja fácil estar em cima da situação (eu tb nao consegui ir vendo). Fica descansada. Só fazemos o que conseguimos. E agradeço na mesma tudo.

Anónimo disse...

Falta pouco pra terminar né? E eu sinto q a Frente Davi não tenha ido mais longe, uma pena! Mas acho que foi feita dá-nos muito a refletir. Esperemos então pelo dia 22 para ver os caminhos percorridos e as citações feitas.