sexta-feira, março 21, 2008

A nossa quadragésima.com

Sem mais delongas, aqui fica a compilação final de todos os testemunhos, pensamentos e sentimentos daqueles que participaram na quadragésima.com
Aproveito para desejar a todos uma Santa Páscoa. Eu acredito na Ressurreição. Ela é o sentido que dá sentido à minha vida e dá vazão ao Amor de Deus.



0. “Eu sou o Bom Pastor. O Bom Pastor dá a vida pelas suas ovelhas.” Jo 10, 11 - Confessionário dum padre

Frente Espírito Santo

1. ''De maneira semelhante é que o Espírito vem em socorro da nossa fraqueza, pois não sabemos o que devemos pedir em nossas orações, mas é o próprio Espírito que intercede por nós com gemidos inefáveis''. Rom. 8,26 – Partilhas em Fa menor

2 - «Fui-vos revelando estas coisas enquanto tenho permanecido convosco; mas o Paráclito, o Espírito Santo que o Pai enviará em meu nome, esse é que vos ensinará tudo, e há-de recordar-vos tudo o que Eu vos disse.» Jo 14,25-26 - Que é a Verdade ?

3 - «E eu vos digo: pedi, e dar-se-vos-á; buscai, e achareis; batei, e abrir-se-vos-á. Pois todo aquele que pede, recebe; aquele que procura, acha; e ao que bater, se lhe abrirá. Se um filho pedir um pão, qual o pai entre vós que lhe dará uma pedra? Se ele pedir um peixe, acaso lhe dará uma serpente? Ou se lhe pedir um ovo, dar-lhe-á porventura um escorpião? Se vós, pois, sendo maus, sabeis dar boas coisas a vossos filhos, quanto mais vosso Pai celestial dará o Espírito Santo aos que lho pedirem.» - Lc.11, 9-13 - A Capela

4- "De facto, não temos um Sumo Sacerdote que não possa compadecer-se das nossas fraquezas, pois Ele foi provado em tudo como nós, excepto no pecado." - Hb. 4, 15 - A Partilha

5- «Tenho ainda muitas coisas a dizer-vos, mas não sois capazes de as compreender por agora. Quando Ele vier, o Espírito da Verdade, há-de guiar-vos para a Verdade completa. Ele não falará por si próprio, mas há-de dar-vos a conhecer quanto ouvir e anunciar-vos o que há-de vir. Ele há-de manifestar a minha glória, porque receberá do que é meu e vo-lo dará a conhecer. Tudo o que o Pai tem é meu; por isso é que Eu disse: 'Receberá do que é meu e vo-lo dará a conhecer'.» (Jo.16,12-15) - Mafaoli

6- «Tu, porém, quando orares, entra no quarto mais secreto e, fechada a porta, reza em segredo a teu Pai» [Mateus 6, 6] - ProCatequista

7- "Dou-vos um novo mandamento: que vos ameis uns aos outros; que vos ameis uns aos outros assim como Eu vos amei. Por isto é que todos conhecerão que sois meus discípulos: se vos amardes uns aos outros." (Jo 13, 34-35) - Deus em Tudo e Sempre

8 - "Quem quiser ser grande entre vós, faça-se vosso servo e quem quiser ser o primeiro entre vós, faça-se o servo de todos. Pois também o Filho do Homem não veio para ser servido, mas para servir e dar a sua vida em resgate por todos.”(Mc 10, 43-45) - Sede de Deus

9 - "Permanecei em Mim, que Eu permaneço em vós. Tal como o ramo não pode dar fruto por si mesmo, mas só permanecendo na videira, assim também acontecerá convosco, se não permanecerdes em Mim. Eu sou a videira; vós, os ramos. Quem permanece em Mim e Eu nele, esse dá muito fruto, pois, sem Mim, nada podeis fazer." (Jo 15,4-5) - Silêncio para Deus

10 - "E dizia Jesus: Pai, perdoa-lhes, porque não sabem o que fazem..." Lucas 23,34 - Pinguim Alegre

11 - “Agora permanecem estas três coisas: a fé, a esperança e o amor; mas a maior de todas é o amor.” (1ª Carta aos Coríntios 13.) - Ess'agora

12 - “Fui crucificado com Cristo. Por isso, já não sou eu que vivo, é Cristo que vive em mim.” (Gl 2, 19-20) - O Sobrinho

13 - «Se me amais, guardai os meus mandamentos. E eu rogarei ao Pai, e ele vos dará outro Consolador, para que fique convosco para sempre; O Espírito de verdade, que o mundo não pode receber, porque não o vê nem o conhece; mas vós o conheceis, porque habita convosco, e estará em vós.»(Jo.14,15-17) - Libelinha

14 - "Confia ao Senhor o teu destino, confia nele e Ele há-de ajudar-te" (Sl 37, 5) - [Cátia] - O Amor de Deus

15 - "marta, marta, te agobias y te preocupas por muchas cosas cuando solo una es importante", en lucas - Amor [Espanha]

16 - "Así que, todas las cosas que queráis que los hombres hagan con vosotros, así también haced vosotros con ellos; porque esto es la ley y los profetas." (Mt 7:12) - Ferípula [Argentina]

17 - ¿Como vivo mi cuaresma? Tal como lo propone hoy la segunda lectura de la Misa: Levantándome de la muerte, y dejando que la luz de Cristo me ilumine. - Cristian [Chile]

18 - "Bem-aventurados os pobres em espírito, porque deles é o reino dos Céus." (Mt 5,3) - No Cimo da Montanha

19 - Ruah... Ruah... Divina Brisa Fecunda... transbordante de Vida... invade o nosso Coração inteiro, contagia-nos da tua Beleza e Vitalidade, e ensina-nos a saborear com a Tua Sabedoria esta vida, descobrindo nela o essencial, o que verdadeiramente importa para a nossa Caminhada para a Festa eterna conTigo... nessa permanente Feliz Dança com o Abba e no Ben-Abba. - anawîm yeshuah

20 – És, Papá, tudo o que sou, mas principalmente tudo aquilo que sei que posso ser. Dás-me uma força estranha, uma força que não conhecia em mim e que me faz lutar com uma confiança total pelo Teu Reino. Contigo, tenho a certeza que “o Amor jamais passará” (1 Cor. 13, 8) e que EU posso fazer por isso! - Mesmo Muito Nice

21 - Papá és GRANDE... E por mais coisas que eu diga de ti...será sempre tão vazio daquilo que tu realmente és... És quem me faz VERDADEIRAMENTE FELIZ... És quem me preenche VERDADEIRAMENTE... És quem me torna VERDADEIRAMENTE AMOR...TU ÉS... Tu és VERDADE... Tu és AMOR... Tu és o VERDADEIRO AMOR...aquele que nunca nos deixa a perder...(e muito mais poderia eu dizer porque tu és tão GRANDE...!!!) - Nau dos Descobrimentos

22 - Abba, meu BOM Abba... meu Colo, que desde sempre e para sempre estás comigo...Yeshuah, rosto do Abba, Caminho de Vida que abriste pela tua Fidelidade a porta de Casa... Ruah... Brisa Amante da Comunhão, eterno sussurro de Amor que irrompes numa paz explosiva cheia de sabedoria e me segredas "tens que Nascer de Novo"... És BOM, GRANDE e FIEL, meu Deus...ÉS AMOR ... Minha FORÇA, Confio em ti... - Sol da Manhã

23 - Um Pai que me ama de tal modo que me perdoa muito antes de sequer pensar em pecar: « Trazei depressa a melhor túnica e vesti-lha; dai-lhe um anel para o dedo e sandálias para os pés. Trazei o vitelo gordo e matai-o; vamos fazer um banquete e alegrar-nos...» (Lc 15, 22-23). Um Irmão que me impele a segui-Lo, que me mostra o Caminho e que me relembra constantemente: « hoje mesmo estarás comigo no Paraíso» (Lc 23, 43). E a Ruah, o Espírito dador de Vida, fonte inesgotável que me convida constantemente a Viver do mesmo jeito que esta Família de Amor respondendo e experimentando: «Seja este o vosso modo de falar: Sim, sim; não, não.» (Mt 5, 37), e é por gostar deste amor terno e sempre fiel, por o querer viver do mesmo jeito que Ele, que procuro responder todos os dias ao Seu convite: «Vem e Segue-me.» (por exemplo em Mt 19, 21). - Um Local de Conversa

24 - Deus é Amor, que se experimenta em comunidade, por isso: "Onde dois ou três estiverem reunidos em meu nome Eu estarei no meio deles". (Mt. 18, 20). - Crescer e Ser ACR em Coimbra

25 - "Felizes os que acreditaram sem terem visto." (Jo 20, 29) - ACR Leiria-Fátima

Frente Jesus

1 - "Pedro aproximou-se do Senhor e perguntou-lhe:«Senhor, se o meu irmão me ofender, quantas vezes lhe deverei perdoar? Até sete vezes?»Jesus respondeu: «Não te digo até sete vezes, mas até setenta vezes sete.»" (Mateus 18, 21-22) - Lisa's Mau Feitio

2 - "O meu mandamento é este: amem uns aos outros como eu amo vocês." (João 15:12) - Instantes da Vida

3 - "Felizes os que promovem a paz, porque serão chamados filhos de Deus." (das Bem Aventuranças) - Sophiamar

4 - "Ninguém percorre a vida sozinho. Só precisa não andar distraído". - Por entre Montes e vales

5 - "Deixai as criancinhas e não as impeçais de vir a Mim, pois delas é o Reino dos Céus" (Mt 18, 3;) - Sexta-Feira

6 - “Bem Aventurados os puros de coração porque verão a Deus” - Aramis-Cavalgada

7 - “Pedi e dar-se-vos-á; procurai e encontrareis; batei e abrir-se-vos-á.” (Mt 7,7) - São Martinho do Porto

8 - "E pelo que haveis de vestir, por que andais ansiosos? Olhai para os lírios do campo, como crescem; não trabalham nem fiam; contudo vos digo que nem mesmo Salomão em toda a sua glória se vestiu como um deles." (Mateus 6.28 e 29) Que Conversa

Frente Deus Pai

1 - " Levanto os olhos para os montes: De onde me virá o auxílio? O meu auxílio vem-me do Senhor que fez o céu e a terra" (Salmo 121,1.2) - Eu estou aki

2 - “O Senhor é meu pastor, nada me falta” (Sl 23,1) - Jovens e Missão

3 - "Eu, tu - Juntos" - Ser Ajuda

4 - "Já não vos chamo servos, porque o servo não sabe o que faz o seu senhor; mas chamei-vos amigos, porque tudo o que ouvi de meu Pai vos dei a conhecer." (João 15:15) - Jovens em Movimento

5 - 1 João 2,14 - jovens, eu vos escrevi, porque sois fortes, e a palavra de Deus permanece em vós, e tendes vencido o Maligno. - EAJovEM


Frente Maria

1 - “O Senhor é meu pastor nada me falta. Leva-me a descansar em verdes prados, conduz-me às águas refrescantes e reconforta a minha alma. Ele me guia por sendas direitas por amor de seu nome. Ainda que tenha de andar por vales tenebrosos, não temerei nenhum mal, porque Vos estais comigo, o vosso cajado e o vosso báculo me enchem de confiança. Para mim preparais a mesa à vista dos meus adversários; com óleo me perfumais a cabeça e meu cálice transborda. A bondade e a graça hão-de acompanhar-me todos os dias da minha vida, e habitarei na casa do Senhor para sempre.” Salmo 22 (23) – MJG

2 - "O que fizerdes ao mais pequeno de entre vós, é a Mim que o fazeis." – elisheba

3 - Amigo do meu coração............perdoa-me todas as vezes que por aqui passei e não entrei........mas hoje tinha que parar e entrar...(ai os estudos dão cabo de mim)...então deixo-te a minha frase :"É isto o que vos mando: que vos ameis uns aos outros" (jo 15,17) – mariana

4- “Felizes os que escutam a Palavra de Deus e a põem em Prática! “Lc11, 28 - Maria

5- “Nada te perturbeNada te espanteSó Deus basta!”- Paula

6- "Que o Senhor volte para nós o seu rosto e nos conceda a Paz!" - Carlos

7- 'A mulher aprenda em silêncio com toda a submissão. Pois não permito que a mulher ensine, nem tenha domínio sobre o homem, mas que esteja em silêncio. Porque primeiro foi formado Adão, depois Eva. - I Timóteo 2:11-13; "Mulheres, sede submissas aos vossos maridos, como convém no Senhor" - Colossenses 3:18; O marido é a cabeça da mulher, como também Cristo é a cabeça da igreja. Do mesmo modo que a igreja é submissa a Cristo, assim também as mulheres sejam em tudo aos maridos. - Efésios 5:22-24; Os escravos devem estar submissos em tudo aos senhores. Que lhes sejam agradáveis, não os contradigam, não roubem. - Tito 2:9-10; "Se alguém ferir seu escravo ou sua escrava com um bastão e morrer sob suas mãos, seja punido severamente, mas se sobreviver um ou dois dias, não seja punido, porque é seu dinheiro" - Êxodo 21:20-21 - O Império

8- "Se nos amarmos uns aos outros, Deus permanece em nós e o seu amor chegou à perfeição em nós. Damos conta de que permanecemos n'Ele e Ele em nós, por nos ter feito participar do seu Espírito. Nós amamos porque Ele nos amou primeiro." 1 Jo 4, 12-13.19 - @lberto
9- “… Sou Eu, não temais…” Jo 6, 20 - Isabel Cruz

10- "Eu vim para que tenham vida, e vida em abundancia" Jo 10, 10 – Carla

11- "Deus está nos detalhes..." - Rute

12- Eu sou a ressurreição e a vida. Aquele que crê em mim ainda que esteja morto viverá"(Jo 11,25); "Eu sou o Pão vivo que desceu do Céu. Quem comer deste Pão viverá eternamente. E o pão que eu hei de dar, é a minha carne para a salvação do mundo"(Jo 6,51); "Amai-vos uns aos outros como eu vos amei" – Filo

13- "Eu sou a Ressurreição e a vida; quem acredita em Mim, não morrerá jamais. (Jo.11, 25-26) – Lena

14- “Vinde a Mim todos os que estais cansados eu Eu vos aliviarei.” (Mt.11, 28)MJG aguenta firme! Muita Força! Temos saudades! Boa sorte para amanhã! – Kikas

15- "... estai certos que Eu estou convosco todos os dias, até à consumação dos séculos."Mt 28:20 - Kephas

16- “Mais poderoso do que o estrondo das águas impetuosas, mais poderoso do que as ondas do mar é o SENHOR nas alturas.” Salmo 93 - Joana

17- “Que darei ao Senhor, por todos os benefícios que me tem feito?” Salmo 116 – Ana

18- Lembra-te, homem, que és pó da terra e à terra hás-de voltar. Gen 3,19 - sofia Jawien

19- «Tenho sede»(Jo 19,28)«...Só quem bebe da fonte do silêncio ganha essa sede.É uma sede do desejo e da entrega completa nas mãos do Pai...»Pe.Tolentino Mendonça - mafalda

20- Jesus Cristo é a resposta aos nossos anseios. Ele veio para que tenhamos vida e vida em abundância… - Marília

21- " AMOU-NOS ATÉ O FIM "(joão 13,1)-

22- "Felizes os pobres em espiríto, porque deles é o Reino do Céu. Felizes os que choram, porque serão consolados..." (Mt.5,3-4) – Fernando

23- “…O filho disse-lhe: Pai pequei contra o Céu e contra ti, já não mereço ser chamado teu filho. Mas o pai disse aos seus servos: Trazei depressa a mais bela túnica e vesti-lha; ponde-lhe um anel no dedo e sandálias nos pés. Trazei o vitelo gordo e matai-o; comamos e alegremo-nos, porque este meu filho estava morto e reviveu, estava perdido e encontrou-se…” “…O pai respondeu-lhe: "Filho, tu sempre estás comigo e tudo o que é me é teu. Mas tínhamos de fazer uma festa e alegrar-nos, porque este teu irmão estava morto e reviveu: estava perdido e encontrou-se". (Lc 15,20-24; 31-32) – Manuela

24- Não procuremos coroas nem bandeiras, mas caminhemos com um sorriso nos lábios mesmo na dor.Telma

25- "Como suspira o veado pela torrente das águas, assim minha alma suspira por Vós, Senhor, assim minha alma suspira por Vós, Senhor!" - ana maria

15 comentários:

Unknown disse...

cada um destes testemunhos dava «pano para mangas
»!!! dava muitas horas de oração, reflexao e interiorizaçao da msg de mais uma Páscoa....
Cristo Vive! Anuncia-o!

o vizinho do blog ao lado... disse...

«Se o grão de trigo, caindo na terra, não morrer, fica ele só; mas, se morrer, dá muito fruto» (Jo 12, 24)

Paulo disse...

Feliz Páscoa

Fá menor disse...

Neste momento tocou-me a frase 19. da frente de Maria... o silêncio é muito necessário para a nossa relação com Deus.


Acho que foi um bom exercício quaresmal o poder meditar um pouco mais na palavra de Deus e no quão ela é importante para a nossa vida.

Uma Santa Páscoa para todos no amor de Jesus Ressuscitado!

Elsa Sequeira disse...

Miguito!

venho desejar-te uma Páscoa muito felizzzzzzz e dizer-te que gostei muito de participar na Quadragésima!!
Força pa ti!!!

Bjtsssssssssss

joaquim disse...

Foi lindo, é lindo o caminho.

Obrigado Padre amigo...

Santa Páscoa!

Abraço forte e amigo em Cristo Ressuscitado

mafaoli disse...

Esta caminhada da "quadragésima.com" ajudou a olhar um pouco mais atentamente para a Palavra de Deus e a mim em particular, a descobrir novos lugares onde Jesus está presente, através de palavras,imagens e comentários. Penso que a todos enriqueceu de forma espiritual.
Por tudo isto obrigada por nos proporcionar esta reflexão de 40 dias de quaresma e de certeza que farei dela companhia por estes próximos 50 dias de Páscoa.
Aleluia

Anónimo disse...

Caminhamos ao longo da quaresama em quatro frentes.Todas elas convergiram para o centro da nossa vida que é Jesus Ressuscitado.
Bem-haja por nos ter mostrado novos caminhos.
Aleluia, Aleluia

anamaria disse...

Aleluia!!!
Continuação de um feliz tempo Pascal para todos!!!

Anónimo disse...

Olá!

Este ano, por motivos vários, vivi a Quaresma de uma forma diferente... ou pr ser mais sincera, "quase" n a vivi... ou antes n vive como queria... Como desejava..

Mas a Quadragéssima ajudou-me a vivê-la intensamente... cada frase escrita me tocou... todas elas me disseram algo... todas elas me trouxeram VIDA... todas elas me trouxeram CRISTO...

OBRIDAGA a todos...

A si, meu querido AMIGO confesionário um OBRIGADO mt, mt especial...

ALELUIA! CRISTO RESSISCITOU E CONTA COM CADA UM DE NÓS!
Bjs
MJG

Lisa's mau feitio disse...

Padre de meu coração!!

Desejo que tenha tido uma Santa Páscoa. E teve com toda a certeza, bem como a levou a todos os seus cristãos mais próximos.

Padre, foi um prazer ter participado na Quadragésima.com, já lho havia dito por mail.
Agradeço a aposta e a confiança.

Gosto imenso de si, bem o sabe.

Ando apagadita... Mas sempre consigo no coração e com todas as palavras que me deixa.

Um beijinho especial, muito mesmo.

Lisa

Espero tb que todos os seus leitores tenham tido uma Páscoa Feliz e cheia de tudo o que esta quadra de festa implica.
Beijinhos especiais ao Kalos, à Teodora e ao Kephas. Tb à nossa "t"!! :)

Lisa

Anónimo disse...

olá!

sabe o que quer dizer a palavra saudade? Acho que sim! Por isso, trate de escrever um Post porque aqui a saudades são muitas.

Um abraço!

Alexandra

Guerreiro da Luz disse...

Olá, desculpa a invasão...

Como só iniciei as andanças pela Blogosfera ontem, não pude participar neste excelente exercício quaresmal... No entanto para mim a Quaresma é o tempo em que todos acertam as agulhas na sua vida...

Abraço

Confessionário disse...

Olá, Alexandra.
Estive a descansar uns dias. E agora tenho mt trabalho atrasado. Vou tentar, mas sem promessas.
beijoca

Anónimo disse...

Vai haver eleições na Conferência Episcopal:

POR UMA IGREJA DIFERENTE, VOTA CLEMENTE.

ORTIGA AINDA VÁ QUE NÃO VÁ.

POLICARPO, A ESSE É QUE NÃO O QUEREMOS CÁ!