terça-feira, janeiro 08, 2008

sondagem_ “Quantas vezes por mês abres a Bíblia para ler durante mais que 10 minutos?”

Passados que vão mais de dois meses da última sondagem e 250 votos, chegou a hora de avaliar a sondagem que estava no lado direito, no sidebar. A questão era:

Quantas vezes por mês abres a Bíblia para ler durante mais que 10 minutos?


E os resultados são:

1. só ocasionalmente _21%
2. nenhuma vez _19%
3.
mais que 30 _19%
4.
menos que 5 _13%
5. entre 25 e 30 _ 8%
6.
entre 15 e 20 _6%
7.
entre 5 e 10 _5%
8.
entre 20 e 25 _5%
9.
entre 10 e 15 _4%

________________________________________
pequenas considerações:

1. Como eu já antevia, a maior parte das pessoas, cristãos ou não, só pega na Bíblia ocasionalmente. Eu conheço muita gente que apenas a usa para efeitos de decoração. A prova desta constatação está no facto de 19% dos votantes não a utilizar nunca. Como poderemos ter cristãos formados e conscientes se não beberem da fonte?
2. Fiquei intrigado porque, contrariamente ao que eu pensava, em terceiro lugar apareceu a opção, digamos, mais valente, de indivíduos que a lêem mais que 30 vezes por mês. São, de facto, uns valentes, não só porque já descobriram a importância e beleza da Palavra de Deus, como, julgo eu, vivem diariamente com ela.
3. Se somarmos as percentagens daqueles que a usam entre 25 e 30, 20 e 25, 15 e 20, obteremos um resultado de 19%. Se somarmos as percentagens daqueles que a usam entre 10 e 15, 5 e 10, menos que 5, obteremos um resultado de 22%, o que demonstra algum equilíbrio. Façam as considerações que entenderem.
4. Se somarmos, de entre as primeiras cinco opções, aquelas que são mais negativas, obteremos um resultado de 53 %, e as mais positivas, de apenas 26%. Se dividirmos as opções entre menos de 15 vezes e mais de 15, obteremos uma diferença larga de 62% contra 39%. Por outro lado, verificamos que as opções do cimo da tabela são as mais negativas e as de baixo da tabela são as mais positivas. Feitas as contas, faça cada um as suas contas.

Hoje surge nova sondagem. A propósito do ano que findou, pode tornar-se interessante a pergunta:
Para ti qual foi o maior acontecimento religioso em Portugal no ano 2007?


Como não é restritivo e como posso ter-me esquecido ou desconhecer algum acontecimento importante ou interessante que tenha acontecido, podes sugerir outros (alguns deles poderão inclusive ser acrescentados a esta votação). Esta sondagem não pretende ter valor oficial, mas levar a pensar nos acontecimentos que podem ter marcado a nossa siociedade portuguesa. No final da votação serão elencados todos os acontecimentos plausíveis apontados por todos. Também podes e deves explicar os motivos da tua escolha.

10 comentários:

Confessionário disse...

Infelizmente, amigos, ainda não tenho net. Vou vendo um que outro mail e, como já há muito não aparecia nenhum post, resolvi dar um salto a uma net amiga.
Abraços.
Aproveitem este post para reflectir o rumo da Igreja em Portugal!!!

Anónimo disse...

Olá!
eu faço parte do grupo que só ocasinalmente lê a biblia.
de vez quando pego biblia e abro há sorte...
um abraço

Unknown disse...

conheço os novos catecismos de perto: autentica maravilha para nos catequistas..... conheço também o projecto GPS: bastante util. Estive no Festival Jota: um enevto optimo e a reptir...para mostrar a força da musica crista....
Sao os eventos que conheço de mais perto.....sao as minhas escolhas.

Paulo disse...

Uma sondagem a ser vista com olhos de ver. Na verdade, a grande maioria dos católicos que batem no peito nos domingos, apesar de terem a Biblia em casa, serve apenas de mais um adorno que fica bem na sala, em local de destaque mas, que não se toca.
Para mim, no ano transacto, foi "descobrir" Nossa Senhora na romaria.

Anónimo disse...

A Bíblia é o meu livro de mesa de cabeceira. E adormeço numa grande paz e tranquilidade. Abraço. Filó

Anónimo disse...

Relativamente à sondagem em curso, pode ser interessante dar uma espreitadela à lista da revista Time:

http://www.time.com/time/magazine/article/0,9171,1694445,00.html

Em primeiro lugar, ficou a revelação sobre as dúvidas de fé de Madre Teresa de Calcutá...

Confessionário disse...

Já la fui, JS...

Alma peregrina disse...

Eu já tinha dito que não lia muito a Bíblia por ter medo de a interpretar mal.

Entretanto descobri alguns recursos na net que gostaria de partilhar convosco:

1) http://www.opusalegria.com.br/evangelho.html
Comentário à Bíblia de Navarra: trata-se do comentário do Evangelho do dia, por parte de prestigiados professores de Teologia da Universidade de Navarra

2) http://haydock1859.tripod.com/index.html
Comentário à Bíblia de Haydock: trata-se do trabalho de um padre exegeta (George Leo Haydorck) escrito em 1859. Apesar de desactualizado em certos pontos, retém muita da sua validade.

3) http://www.clerus.org/bibliaclerus/
Bíblia Clerus: permite relacionar cada trecho da Bíblia com referências a escritos de Papas, Doutores da Igreja e teólogos modernos.

Espero que ajude...

Anónimo disse...

Entretanto, parece que acaba de ocorrer o facto religioso mais relevante de 2008. Era aquilo que já se temia: o cardeal José Policarpo foi preso.
http://impertinencias.blogspot.com/2008/01/breiquingue-niuz-asae-prende-cardeal.html

Anónimo disse...

Num registo menos brincalhão: depois da celeuma de um certo discurso proferido na universidade de Ratisbona, parece que também vai dar muito que falar o não-discurso da universidade La Sapienza...