terça-feira, maio 30, 2006

Como é que ele me vai salvar a mim?

Foi algo do acaso. Uma conversa de café. No meio de um pastelito. O meu café da manhã. Que vício! Ele estava sentado noutra mesa. Começou a falar meio meio. Entre dentes. Eu ouvia. Não sei para que existem padres. Eu não sabia se havia de fazer de conta ou contar mesmo. Não precisei de decidir porque decidiu por mim. Ó padre, isto é um engano. Dizem que Deus salva as pessoas. Já me disseram que o senhor disse que ele queria salvar toda a gente. Escrevo de propósito com letra pequena porque estou convencido que foi assim que ele falou, com letra pequena. Como é que ele me vai salvar a mim? Referia-se com certeza ao facto de Ele se ter afastado da Igreja depois do Crisma. Pensava ele que me estava a desarmar, desafiando-me. Respondi. O curioso é que Deus criou-nos por amor, porque quer amar o homem, porque o quer ver feliz, porque quer ser feliz com o homem. Então e Jesus? Continuou o desafio. Jesus, o filho de Deus veio ao mundo para nos salvar. E como é que nos salvou? Porque nos ensinou a todo o custo, até com a Sua morte, o que era o amor, como se devia amar. É essa a salvação. A felicidade que provém do amor, da forma como se ama. Ele riu à gargalhada. Então ele quer que o amemos. Isso não será egoísmo? Querer que os outros nos amem?! Consegui, pensei com os meus botões. Aí é que está. Ele ama-nos independentemente de O amarmos. Ama porque quer. Isso é que é o verdadeiro amor. Por isso é que Ele não está apenas interessado em salvar os da Sua cor. Quer salvar todos, porque ama a todos. Porque não é egoísta. É por isso que também pode ser salvo.
Não sei se o convenci. Mas a mim, sim. O certo é que se calou. Tipo, por esta é que eu não esperava.
“Amemo-nos uns aos outros, porque o amor vem de Deus e todo aquele que ama nasceu de Deus e conhece a Deus” Act 10, 26

12 comentários:

Mafi disse...

Costumo seguir os seus escritos. Hoje gostei de o ler com um toque tão positivo! Porque é isso mesmo que é a maravilha do Amor de Deus...

Anónimo disse...

Isso mesmo ... a maravilha do amor de Deus é a base de seu maior mandamento ...
" Amai-vos uns aos outros, assim como eu vos amei !!! "

Fátima

PDivulg disse...

A pergunta é :"como é que ele me vai salvar a mim?"
A resposta é: "Basta querer!"
Simples, mas tantos não entendem...

Paulo disse...

Boa pergunta, no entanto, com fé e esperança, quando chegar a hora saberemos.

Carla Santos Alves disse...

Amén!

Bjs

Carla

Nuno Branco, sj disse...

Na salvação da pessoa entram duas dimensões necessárias e suficientes: a liberdade e a graça. A liberdade (como disse o pdivulg: é o querer), que é ainda um querer desajeitado, uma liberdade nao libertada, presa à nossa condição frágil e pequena. A graça, o protagonismo de Deus, salva-nos pela sua misericórdia: "Amo-te porque sim!"

No entanto, resta saber se o homem terá alguma vez liberdade suficiente para dizer "não" definitivamente a Deus (a condenação). O que é que acham?
Um abraço a todos :)
Nuno

Sonhadora disse...

Boa!
E o pior cego é o que não quer ver; O pior "condenado" é o que não quer ser salvo!
O homem pode até nem ter ficado muito convencido, mas de certeza que ficou a pensar nas suas palavras!

Aida Melo disse...

É óptima a pergunta! Aposto que está na lista de dúvidas de muitos de nós, dos que não se afastaram da Igreja, nem de Cristo. O que ouço entre os crentes é a identificação da salvação com uma qualquer recompensa obtida depois da morte, prémio merecido das dificuldades suportadas com paciência. Mas será isto… perguntei-me um dia? Busquei respostas significativas e entendo a salvação dada por Jesus como a atitude de amor face a todas as pessoas, coisas e circunstâncias – e face a Deus, pois claro! A opção pelo amor como norma de vida dá tonalidade positiva a todas as coisas e então nada nos derruba, deprime ou destrói porque sempre nos LEVANTAMOS! Não nós, é verdade, mas o poder de Deus que nos é dado de graça… basta crer e querer!
Numa coisa também concordo contigo plenamente: estes desafios que a vida nos trás podem não ser altamente eficazes na perspectiva da evangelização do outro, mas sem dúvida que fortalecem e confirmam a nossa fé!
Obrigada por estes posts maravilhosos!
Abraço amigo! Vê se passas no meu blog a comentar a Ascensão… grazie

marcos disse...

DEUS nos amou incondicionalmente, para nossa condição humana difícel de compreenção, mas aceito pela fé ,nele claro DTA

Confessionário disse...

Quirologo, deu para rir, mas estava demasiado forte...

Ver para crer disse...

É preciso dizer a muita gente:
Deus ama-te. Podes não O amar mas Ele ama-te na mesma.
Acreditar no amor que Deus nos tem já é meio caminho para a salvação.
Um abraço e bom fim de semana!

Marlene Maravilha disse...

Tem olhos mas não vêem, tem ouvidos e não ouvem, mas JESUS aí está para iluminar os caminhos de quem anda nas trevas.
Conhecereis a verdade e ela vos libertará. Que lindo não é verdade?
Se eu pudesse, racharia a cabeça das pessoas e colocaria aí dentro este versículo, mas o trabalho é do Espírito Santo de Deus e eu somente oro, me contendo.
abraços do Brasil