quarta-feira, fevereiro 28, 2024

Tê-lo cá para o ver e amar assim

O meu pai teve de ser levado, de ambulância, ao hospital e levar quatro pontos na nuca. A funcionária do lar não conseguiu segurá-lo para não cair. Com estas notícias fica-se com o coração a palpitar, embora se confie nas pessoas que cuidam dele. Como a sua saúde está frágil e o problema maior está situado no cérebro, com sucessivos ait’s, fica-se com o coração a palpitar nas mãos. Para tranquilizar as minhas irmãs, mas ao mesmo tempo porque é assim que penso estas coisas, ao informá-las da situação, disse-lhes e cito-me: O problema, penso eu, que não sei nada destas coisas, é que para a situação clínica do pai, estas coisas só pioram. Mas também sabemos que nada está nas nossas mãos. Nem podemos ser egoístas ao ponto de querer tê-lo eternamente connosco. É o que é ou o que tem de ser. Eu prefiro vê-lo e amá-lo assim do que não o ter cá para o ver e amar assim, mas a vida é isto. Somos frágeis e peregrinamos para um dia chegarmos plenamente a Deus!

A PROPÓSITO OU A DESPROPÓSITO: "Feliz dia do pai"

3 comentários:

JS disse...

Falta saber o que é mais intragável: se a fragilidade do outro, se a impotência nossa.

Anónimo disse...

Feliz mês de S. José!

Ailime disse...

Boa noite Senhor Padre,
O quanto lamento o sucedido com o seu pai.
São situações que não me são estranhas e também prefiro ter a minha mãe entre nós (o meu pai partiu há seis anos), apesar dos sobressaltos, de vez em quando, e amá-la assim, ainda por muito tempo, apesar de saber que um dia voltará a juntar-se ao meu pai.
Bom fim de semana.
Ailime