terça-feira, fevereiro 13, 2024

A escassez de padres e a oportunidade

Há cada vez menos padres, sobretudo na Europa. A tendência vai em crescendo. Entre 1985 e 2005, houve uma redução de 11% no número de padres no continente. Dados de 2021, as últimas estatísticas do Anuário Estatístico da Igreja, davam conta que em 2020 houve uma perda de 3.632 padres na Europa, perfazendo um total de 160.322. O número de seminaristas em estudos teológicos também diminuiu, rondando uma perda de quase 900 seminaristas. O único continente a registar aumento, tanto num caso como no outro, foi África. 
Esta escassez poderia ser a oportunidade para se repensar uma Igreja clerical, patriarcal e, de certo modo, machista, que finalmente aceitasse transformar-se para se tentar tornar uma comunidade de pessoas a caminho, na diversidade e na complementaridade, na responsabilidade partilhada. Em vez disso, vemos os bispos e os planos pastorais a insistir no mesmo, mesmo que se usem slogan’s a pedir uma Igreja menos clerical e mais sinodal. 
 
A PROPÓSITO OU A DESPROPÓSITO: "Os quatro primeiros apóstolos"

2 comentários:

Ailime disse...

Boa tarde Senhor Padre,
A sua análise está correctíssima!
A Igreja deve repensar todo um conjunto de regras que a torne menos clerical e mais aberta e descontraída, no sentido de se tornar mais abrangente e atraente para os jovens.
Nos Seminários hoje o modo como se ensina é o mesmo que se praticava há 20 anos e já nessa altura havia muita indecisão.
A Igreja tem que se adaptar aos novos tempos que geraram pessoas diferentes.
Bom fim de semana.
Ailime

Anónimo disse...

Ser padre e uma excelente actividade para a terceira idade. Beijinho