sexta-feira, janeiro 14, 2022

"best post" 2021

Nos últimos anos, por esta altura, costumo colocar os textos de todo o ano a uma votação. Peço, mais uma vez, a vossa ajuda para seleccionar aqueles textos/prosa que considerais ou considerastes como os melhores, os mais tocantes ou interessantes em 2021. Note-se que decidi excluir os textos do “especial’padre’”. 
 
Indiquem nos comentários o título ou títulos dos vossos preferidos. Deixo algumas sugestões, de acordo com a minha apreciação particular e tendo em conta alguns dos que foram mais visualizados, mas podem indicar outros que aqui não se encontrem linkados. Depois colocarei os 10 mais apontados a uma votação. 
 
Agradeço desde já a vossa participação e colaboração. A mim fez-me bem relê-los. Pode ser que faça bem a mais alguém.


Nota que os poemas não entram nesta sondagem.
Quem quiser dar uma espreitadela aos "best post" de 2012, 2013, 2014, 2015, 2016, 2017, 2018, 2019 e 2020 clique AQUI.

janeiro

legalizar a eutanásia

fevereiro

ver a missa

em parte sim e em parte não

Os papas infalíveis

paróquias com seguidores

 

março

Sou muito mais a Sofia

A culpa do pecado é do perdão de Deus

 

maio

A fé provoca-nos muitas dúvidas.

O Miguelito e a Ressurreição

 

maio

a catequese das festas

 

junho

A comunidade cristã eficaz

Também te amo muito

Desidentificado

A esperança é a última a morrer

 

julho

a Igreja que se quer reorganizar na mesma organização

"A pecadora da cidade"

Bater no peito

adentro neste retiro

A igreja que não cativa

 

agosto

Uma Igreja sem fé

Deus ama-me como sou

Homens do caminho

 

setembro

Os tempos das coisas

uma instituição vazía, ainda que cheia de actividades

Nunca pensei em ser padre para ser um padre

As paróquias deixarão de ser paróquias!

 

Outubro

uma Igreja mais corresponsável

As dúvidas e a fé

A minha multidão

 

Novembro

igrejas em saída

 

dezembro

Natal da Esperança

o padre e o casado

missa sem missa

8 comentários:

Anónimo disse...

Não é fácil, padre.
Vou lendo com gosto o que escreves, mas não sei se há um texto que sobressaia.
Gostei muito do "desidentificado". Esse veio-me logo à memória.
Mas terei de dar uma vista de olhos a recordar outros.

Anónimo disse...

assim, sem ordem nenhuma concreta, chamaram-me a atenção, por diferentes motivos, estes:
paróquias com seguidores
a fé provoca-nos muitas dúvidas
a esperança é a última a morrer
a Igreja que se quer reorganizar na mesma organização
bater no peito
Deus ama-me como sou
uma instituição vazía, ainda que cheia de actividades
As paróquias deixarão de ser paróquias!
missa sem missa

Anónimo disse...

As dúvidas e a fé

Anónimo disse...

Uma Igreja sem fé
uma instituição vazía, ainda que cheia de actividades
igrejas em saída
As paróquias deixarão de ser paróquias!

Anónimo disse...

esqueci este: paróquias com seguidores

Maria Madalena - a redimida disse...

Deus ama-me como sou

Os tempos das coisas

Nunca pensei em ser padre para ser padre

Homens do caminho

A pecadora da Cidade

A fé provoca-nos muitas dúvidas

Ailime disse...

Bom dia Senhor Padre,
Gostei de praticamente de todos os seus posts (um ou outro me terão escapado), mas a minha votação vai para os seguintes:
Sou muito mais Sofia
A catequese das festas
Também te amo muito
Uma igreja mais corresponsável
Nunca pensei em ser padre para ser um padre
O padre e o casado.
Desejo-lhe uma ótima semana.
Ailime

Anónimo disse...

Ó padre, são muitos textos a reler.
Primeiro, tentei lembrar-me dos títulos e há dois ou três que me tocaram mais: Também te amo muito; Igreja mais corresponsável, a pecadora da cidade, Desidentificado…
É muito complicado escolher