quinta-feira, dezembro 20, 2018

O Francisco que Deus nos deu

Francisco, que foi eleito Papa em 13 de março de 2013, é o 266º Papa da Igreja Católica. É o primeiro papa nascido no Novo Mundo, o primeiro latino-americano, o primeiro pontífice do hemisfério sul, o primeiro papa a utilizar o nome de Francisco e o primeiro pontífice não europeu em mais de 1.200 anos. Claro que não é perfeito, porque se o fosse, seria Deus. Como ser humano pode cometer erros e ser frágil. Mas é o Papa que Deus nos quis dar no momento actual do mundo e da Igreja. Estou convencido disso. 
Tem muitos seguidores, como gosta de referir a comunicação social, mas também tem alguns críticos acérrimos. Sobretudo dentro da própria Instituição da Igreja. São aqueles que gostam de o tratar por “Sumo Pontífice”, e criticá-lo porque, segundo dizem, veio por em causa a doutrina da Igreja. Como se esta tivesse estagnado no século IV, ou os sucessivos papas não tivessem reinterpretado o que havia a reinterpretar. 
De facto, há uma corrente na Igreja chamada de restauracionista e conservadora, para não dizer caduca, que deseja uma Igreja de outros tempos, como se a fé, para ser real, não tivesse de acontecer na cultura real.
Após várias leituras de todos os seus documentos magisteriais, não consigo encontrar assim tantas alterações à doutrina. Aliás, cita imenso os seus antecessores. O que se verifica é um novo modo de apresentar, que de tão simples e próximo ao comum dos mortais, parece algo novo. O que se verifica é um olhar mais compreensivo, mais aberto, mais pastoral, mais humano.
Bem-haja, Papa Francisco, pelo serviço que tem prestado à Igreja e ao mundo. Bem-haja, meu Deus, pelo dom que nos concedestes com o Papa Francisco. 

Grato a Deus pelo seu 82º aniversário no passado dia 17 de Dezembro.

6 comentários:

Anónimo disse...

Tb eu estou grata a este Papa.
Que Deus o continue a iluminar!

Anónimo disse...


Wim Wenders tem um documentário que adorei sobre o Papa Francisco " Francisco um homem da Palavra"

Já viste Padre?

SL

Confessionário disse...

SL, ainda não vi, mas porque mo sugeres, vou procurar!
bjs

Cisfranco disse...

A pessoa do Papa Francisco é em si mesmo uma pérola preciosa e ouro do melhor quilate que honra a Igreja e o Mundo. É como que uma dádiva divina e bem apropriada para os nossos dias. Nem todos, porém, (como é natural) o veem dessa maneira. Cegos como estão, alguns dos que o criticam, não o entendem e falam contra, fazendo imenso barulho. Não sei se são muitos, mas são navegadores de águas passadas … Que Deus abençoe o Papa !

Anónimo disse...

Este santo homem revolucionário vai mover muita coisa enquanto viver.

Ailime disse...

Boa tarde Sr. Padre,
Uma bela reflexão sobre o Papa Francisco, uma pessoa que se coloca ao lado do próximo e sabe acompanhar os novos tempos.
O mundo evoluiu e a Igreja, como o Papa Francisco faz, tem de entender isso.
Santo e feliz Natal.
Ailime