sexta-feira, maio 25, 2018

Não percebo porque é que são sempre os mesmos

Amanhã há uma formação com o tema tal, e aparecem aquelas pessoas que já sabemos que irão. Um dia destes temos retiro, e aparecem as mesmas pessoas. É preciso que se trate deste assunto ou daquele, que se limpe a igreja ou se trate da refeição tal, e são praticamente os mesmos. Vamos realizar um encontro da paróquia, uma viagem ou uma actividade cultural, e aparecem os mesmos. São os mesmos que nos dão alegria por serem eles que participam, por serem com quem contamos, quem nos segura a comunidade, quem garante a mesma comunidade, quem faz a paróquia ser uma paróquia. Mas não sei que dizer ou pensar dos outros oitenta ou noventa por cento de paroquianos, que até vão à Eucaristia, mas que não aparecem nunca mais!

9 comentários:

Anónimo disse...

Pois é, mas acho que não é excepção, porque ás vezes também participo nalgumas ações fora da minha paróquia e também encontro sempre as mesmas pessoas.!!!
Se calhar acontece como o filho de uma zeladora, que disse que ia limpar a igreja e o filho perguntou: Limpar a igreja para quê mãe, ela está sempre limpa!!!
Deve ser o que "toda" a gente pensa...
Bj

Anónimo disse...

Confessionário ao ler este post, vi a minha paróquia reflectida no espelho.
Também eu não sei o que pensar desses outros oitenta ou noventa por cento.
Mas olha que já fico feliz quando eles vão à Eucaristia e , ponto final.
Mal é quando além de irem à Eucaristia, se entretêm a falar mal dos vinte ou dez por cento que estão sempre presentes para o que é preciso.
Isso é que entristece e dá muita vontade de desistir.
O meu marido há 20 anos que têm estado presente e eu há 10 , e temos passado por coisas que não lembram ao careca !

Maria Ana

Anónimo disse...

É assim em todo o lado, infelizmente. Eu sou daquelas que está em todo lado, faço com prazer...mas às vezes também me chateia, porque qualquer coisa que precisam já gritam por mim...Que tal começarem a gritar por outros? É mais fácil chamar porque aqueles que já sabem ser pessoas incapazes de dizer não!! Ninguém gosta de ouvir um não, então, dirigem-se sempre aos mesmos... àqueles que fazem tudo. Outro dia alguem gritava por mim à entrada da igreja, para fazer algo, obvio!!! Mas porque eu? Se tanta gente ia a entrar na igreja e eu já tenho tantos compromissos? Tive vontade de lhe perguntar - Senhor Manel, fiz-lhe algum mal para me estar a pedir mais isso?

Anónimo disse...

Tambem pode acontecer que na sua comunidade tambem "as sempre mesmas pessoas" nao gostem nem fazem esforçoas para cativar outros a se juntarem a eles...a partilhar com os outros um pouco de si mesmos... E nao aceitam de bom grado as opinioes alheiaa...
Sim...é verdade!
Vivemos numa comunidade acostumados a fazer sempre as mesmas coisas e sempre as mesmas pessoas como se mais ninguem soubesse fazer mais nada...
Nos seres humanos somos piquínhas...
O papa francisco pede-nos para ir ter com as preferias...
E se essas pessoas em vez de ate por vezes complicarem e fazerem de tudo pra serem "aplaudidas" nao sao elas a convidar esta ou aquela....de certo que aí seriamos autenticos cristaos...
Nada pessoal mas infelizmente acontece e MUITO....

Anónimo disse...

Esses mesmos convidam o restante para participar?
Às ações da paroparó são informadas aos demais?
Qdo outras pessoas participam são bem recebidas e acolhidas?
Tudo isso faz diferença!

Anónimo disse...

26 Maio 18h52

Muito pertinente seu comentário... Embora seja paradoxal em relação aos anteriores, aliados a estes acho que está quase tudo explicado

SL




Confessionário disse...

Gostei das vossas observações, mas acontece que, por mais que se tente que outros intervenham, a maioria continua passiva.

Anónimo disse...


Conf,

a Fé, no meu sentir, é um mistério, um encontro... que cada um de nós experimenta à sua maneira... não tem forma, não tem regras e "encaixa" em cada um de nós, nos mais variados moldes.

Dar testemunho dessa Fé, desse Encontro, e falo da realidade da minha comunidade que é pequena, não é comum para as pessoas... às vezes parece que é tabu falar disso. É uma intuição minha. Como se ir à Eucaristia bastasse para mostrar o que a Fé nos traz. Acho que os Padres também tem culpa, parecem gostar do monólogo...

Talvez a partilha do sentir (sem entrar em fanatismos evidentemente) de cada um pudesse gerar uma dinâmica diferente...

SL

Confessionário disse...

SL, concordo e tento, mas... há muitos mas ainda, com dificuldade em assumir compromissos e em contribuir, em olhar para o nosso lado e em assumir deveras uma fé que se vive dia a dia...