domingo, março 19, 2017

O sorriso da minha mãe

Hoje lembrei-me do sorriso da minha mãe. Era um sorriso rasgado. Quase se notava mais o seu sorriso que o seu rosto. Ou melhor, quase se notava mais o seu rosto sorridente que a dor sofrida da sua enfermidade. 
Também chorava. Vi-lhe algumas lágrimas correr pelos sulcos cansados do rosto. Mas eram poucas, e misturavam-se com a alegria de um rosto feliz. A minha mãe era feliz. Também se afrontava com as afrontas da vida. Como mãe que era, pesavam-lhe sobretudo as afrontas dos filhos, onde me incluo especialmente. Mas era feliz. Tinha uma vida cumprida. Não uma daquelas vidas gastas sem saber bem como e para quê. Era uma vida entregue aos outros e a Deus. 
Talvez eu esteja a exagerar, porque a minha mãe é simplesmente a “mãe”. O cordão umbilical que me alimentou ainda não se desligou nem vai desligar. Talvez eu exagere ao afirmar que a vida da minha mãe era uma vida com “V” grande, à maneira do “D” grande de Deus. Mas como lhe devo tanto da minha vida e do meu sacerdócio, deixai-me recordar esse sorriso que tantas vezes me dá vontade de continuara a viver e a ser sacerdote.

Parece que este texto não vem a propósito, mas vem. Hoje, dia do pai, aproveito para enviar um grande abraço a todos os pais e um abraço muito apertado ao meu.

7 comentários:

Anónimo disse...

Que lindo, padre, que bom que recorda com carinho de sua mão, sua santa mãezinha. Foi ela sua genitora e lhe encaminhou para o bem. Isso sim é uma lembrança inexplicável. Deus lhe abençoes sempre. A presença dela na sua vida será eterna diante de Deus.

Luís Ramos disse...

Que bom é lembrar o sorriso da sua mãe. Mas neste dia seria mais normal e sem querer desvalorizar essa boa lembrança, lembrar bons momentos com o pai, neste dia do pai e sabendo o valor que a pessoa do pai tem no desenvolvimento e crescimento saudável de uma criança. Ambos pai e mãe são importantes.
Feliz dia do pai. Será que o padre por vezes não se torna uma espécie de "pai adotivo" para muitos paroquianos que não sentiram ou não souberam desenvolver uma relação de amor fraterno com os seus pais biológicos?

Anónimo disse...

Agora compreendo melhor o seu sorriso!!!
Herdou-o no seio de sua mãe...
Que Deus continue a olha-lo voltado para o sorriso de Deus,
que é também o sorriso de sua mãe. No céu, que ela interceda
sempre pelo seu sacerdócio...E continue a sorrir. Faz-me bem
o seu sorriso!!!!
Boa noite!!!

Gui disse...

S. José também nos leva a pensar em Maria. E que esse sorriso seja sempre, para si a certeza de que a sua mãe, lá bem junto de Deus, continua a cuidar do seu filho em todas as suas facetas em especial como sacerdote. Um abraço

Anónimo disse...

Fantástica homenagem!
ontem pensei algo do mesmo género sobre a minha. sinto-lhe a falta!

Anónimo disse...

Bela homenagem.
Acho que homenagem nem é a palavra mais correta para para este texto, é um sentimento mais profundo, que não sei como classificar, mas compreendo-o perfeitamente.
Nunca se esqueça desse sorriso, pois ele continua estampado no seu rosto...foi uma "herança" única que o sr. Padre soube sempre cuidar e muito bem utiliza.
Bjs

Anónimo disse...

às mães que toda a vida também foram pais...