Recordo que havia um certo mal-estar quando pisei o chão de Roma pela primeira vez. Havia uma certa ansiedade por me perceber no centro da Igreja. Roma é uma cidade bonita. O vaticano é um local de grande beleza. Peregrinava como um quase turista, mas não deixava de me questionar e de sentir o tal certo mal-estar que não conseguia explicar.
E recordo também que ia na mesma peregrinação um amigo, um bonacheirão, daqueles que gostam de contar piadas e de fazer rir. Este amigo, percebendo o meu mal-estar, e depois de eu ter falado qualquer coisa relacionada com a fé, disse-me Sabia que aqui em Roma há muita fé? Dizem que é o local do mundo onde existe mais fé por metro quadrado. A resposta dele tardou uns quatro segundos e nem me deixou tentar adivinhar qual seria. É que aqueles que aqui vêm com fé, aqui a deixam.
Risadas à parte, o mal-estar permaneceu.
3 comentários:
"É que aqueles que aqui vêm com fé, aqui a deixam."
Felizmente haverá muitas pessoas que nunca foram a Roma, mais propriamente ao Vaticano assim restará sempre um pouco de fé.
É bem verdade que quem pisa aquele solo fica fascinado, em simultâneo parece que o estômago lhe sobe à garganta apertando-a e dali não passa.
Tamanha beleza!!!
Tamanha opulência!!!
Tamanha crueldade!!!
Tão grade cinismo.
Curioso Caro Confessionário,
Passei por uma experiência muito semelhante em 2007 ou 2008. Ao visitar os museus e catedrais com toda a sua sumptuosidade, os tesouros, os presentes... A minha fé quase quase lá ficou.
Apanhei-a de novo junto ao túmulo raso e simples de São João Paulo II, que foi para mim o sinal e a esperança de que o Espírito Santo continua a soprar e algo vai mudando na Igreja, apesar de ela ser feita por homens e isso ser bem notório lá. (E já agora por onde andamos, nota-se uma Igreja do Espírito Santo ou dos homens?)
Pois...
Olha o vatileaks
http://www.agencia.ecclesia.pt/noticias/vaticano/vatileaks-julgamento-comeca-esta-tercafeira-com-cinco-acusados/
Enviar um comentário