segunda-feira, fevereiro 03, 2014

O Papa N

Para o caso, deixem-me primeiro explicar que na Oração dos Fieis, aquela leitura que se faz após o Credo e que coloca pedidos ao Senhor Deus e à qual respondemos qualquer coisa como Ouvi-nos Senhor, aparece de vez em quando uma letra N. Aparece assim como escrevi, em maiúscula, e numa cor que me agrada e não vou agora explicar o motivo de tal agrado, mas é a vermelha. Ora acontece que essa palavra substitui um nome concreto, de uma pessoa ou de uma terra ou não sei mais. Se acaso antes do N em si estiver a expressão O Nosso Bispo, não vamos dizer o Bispo En ou Nê, mas o Bispo António, ou Manuel, ou outro, consoante os nomes dos bispos ou a diocese onde é lida a oração. Se acaso antes do N em si estiver a expressão O Papa, devemos substituir o N pelo nome do actual Papa, e assim por aí fora no mesmo procedimento com Diocese N, Paróquia N, e o que vier.
Toda a minha gente já entendeu, e se não entendeu, convido a perguntar ao seu pároco. O que ele não poderá explicar é o que vou contar a seguir e se passa somente no meu subconsciente. Ou se calhar consciente. Isto é, bem dentro de mim, nos lugares dos pensamentos, mesmo que não consentidos ou previamente induzidos. Passa à frente, que é palavreado a mais. Deixa falar os pensamentos e cala-te. Calo-me então e conto.
No passado Domingo, após uma leitura tal e qual como descrevi onde aparecera o N para o Papa, os meus leitores, todos eles, fosse de que paróquia fossem, não estiveram com meias medidas ou engasgos ou dúvidas e acrescentaram ou substituíram o N pelo Francisco, o Nosso Papa Francisco. Alguém desse lado me dirá que isso não é nada de nada, nada de mais, nada de estranhar, nada do outro mundo. Porém, nos últimos tempos este facto tem-se repetido praticamente sempre que aparece o Papa N. Direis que isso continua a não ser nada de nada. Porém, há um ano e tal e na generalidade, quando o leitor chegava a esse N costumava engasgar, enganar-se no nome, tentar vários nomes, ou mesmo passar à frente como se lá não estivesse nada escrito. Informo que nutri e nutro simpatia e empatia pelo Bento XVI e mais ainda pelo João Paulo II. Mas um facto é um facto.
Não sei bem o que ele quer dizer ou pode significar. Pode dizer pouco e significar ainda menos. Mas cá para as bandas da minha cabecinha algo ficou a cirandar.

18 comentários:

Ferreira Carvalho disse...

Havia de chegar o dia em que o nome do novo Papa ia sair mecanicamente da boca dos leitores sem que fosse preciso tempo para reflectir ou engasgos.

Anónimo disse...

Será este facto produto de um certo"discernimento" colectivo acerca deste Papa?

SL

Confessionário disse...

Ferreira Carvalho,
esperemos que não seja o último...

Confessionário disse...

SL

Boa pergunta. Tb pode ser do mediatismo exacerbado. Mas é um facto.

Anónimo disse...

Acho que o papa vem com uma missão muito específica. Creio que este Papa virá a determinar alterações importantes na igreja, o seu carisma era necessário às exigências do seu pontificado. Nada é por acaso. Beneficia da imagem associada ao nome de São Francisco de Assis, muito querido do povo, isso foi uma rampa de lançamento na proximidade ao coração de todos os crentes. Despe-se das formalidades nas palavras e nos trajes, das convenções e dos conceitos, tornou-se um papa do povo, descendo à simplicidade para mudanças concretas bem menos simples. Creio que é o papa que mais poderá vir a surpreender

Anónimo disse...

Eu era uma das pessoas que engasgava e deixei de engasgar.
Tenho uma história engraçada, para quem a viveu do lado de fora que valeu apenas pelos risos espontâneos que provocou na assembleia, e que ainda hoje só de pensar nela fico corada. Um dia destes ganho coragem e conto.

Confessionário disse...

anónima de 04 Fevereiro, 2014 09:02

conta conta

Anónimo disse...

De facto o mediatismo tem com
certeza a sua responsabilidade. No entanto, há que reconhecer que o Papa sabe, através das palavras e da postura, como chegar ao nosso coração, tirando grande proveito (no bom sentido) deste mediatismo...

Já pensou que esta facilidade em substituir o N se pode dever à simplicidade do nome? É que Francisco é muito mais natural, flui melhor que Bento XVI.

É caso para dizer, que o Papa Francisco foi feliz na escolha do nome...

SL

Confessionário disse...

SL, mas as pessoas poderiam eventualmente dizer Papa Bento (olha que ainda é mais fácil que Francisco) e não o faziam...

Anónimo disse...

Afinal o que ciranda então na tua cabeça Padre? lançaste o tema mas não nos disseste o que achas...

SL

Confessionário disse...

Sl
então nao disse?! lê lá bem...
ficaram coisas por dizer, mas a cabeça ainda ciranda...

Anónimo disse...

Voltei a ler e a minha atenção fica nas coisas que ficaram por dizer...

Desculpa,o mal deve ser meu... Há dias pertinentes e outros imperteninentes...Quando a tristeza chega, e por ser tão profunda, impossível de contrariar, fico assim rabugenta, demasiado objectiva... Impertinente.

SL

Confessionário disse...

Não ficou nada por dizer...

Anónimo disse...

este Papa é especial, é.

Anónimo disse...

Bom dia,
Confessionário,
"Não ficou nada por dizer..", da minha "humilde" perspectiva também não ficou nada por dizer.
Quanto ao episódio do "engasganço" com o nome do Papa que aconteceu na altura do anterior Papa figura com quem eu nunca "atinei" ainda me sinto ridícula.
Sei que quando chegou a altura de pronunciar o nome do homem passou-me tudo pela cabeça e não saiu nada apenas "Papa,Papa" que deve ter soado engraçado aos olhos e ouvidos de quem ouviu excepro aos do Padre Adelino que ficou pouco satisfeito, com tanta papa e como lhe é característico não o disfarçou.
E eu como "arisca" que sou também não me fiquei e a "papa" aqueceu por instantes tendo terminado com uma sonora gargalhada do referido padre depois de calmamente lhe explicar tudo o que me passou pela cabeça.

Anónimo disse...

Por acaso eu também sou daquelas que ás vezes se engasga com esses N's, mas falar deste Papa é uma coisa que nos dá gosto. Eu ao ler alguns dos textos que ele escreve, dá-me a sensação de que ele "me conhece", pois aquelas palavras "assentam-me" na perfeição. Ele tem uma visão do mundo real em que nós vivemos, por isso é fácil tornar-se tão mediático. Só peço a Deus que continue assim a ajudá-lo, pois eu bem preciso de coisas (palavras e atos) que me elevem o espírito, pois o dia a dia ás vezes é muito superficial,e ao fim do dia o balanço é muito vazio de conteúdo.
obrigada Papa Francisco.

Confessionário disse...

Anónima de 07 Fevereiro, 2014 09:00

Papa, Papa... se fosse Papá ainda era pior... heheheh mas deve ter sido divertido

Confessionário disse...

Anínima de 07 Fevereiro, 2014 17:18
Ele tem esse condão maravilhos de não falar apenas para uma selecção...