quarta-feira, fevereiro 15, 2012

Aproveite e reze pelos padres

Ainda recordo que estávamos a caminho do cemitério, a meio de um funeral das minhas antigas paróquias. Os homens caminhavam à frente. As mulheres atrás. Nunca percebi porque insistem em fazer esta separação. Tentei muitas vezes que entendessem que não devia ser assim entre nós. Mas, como se costuma dizer, devem ter feito orelhas moucas. Pelo menos a maioria. À minha esquerda vinha um homem de bigode branco que fazia menção de se aproximar. Olhava de soslaio e depois ia-se aproximando como quem não quer a coisa. Foram uns escassos passos e segundos para se encostar à minha orelha e me dizer. Padre, aproveite e reze pelos padres desta freguesia que já faleceram. Olhe que ninguém se lembra de rezar por eles. E se não forem os outros padres, quem será! Sorriu e voltou para o lugar da fila mais descansado. Eu nem respondi. Agradeci com um aceno, e logo depois rezei pelos padres que já passaram por esta nossa paróquia e já faleceram. A partir daquele dia tenho rezado em todos os funerais pelos padres que já passaram na paróquia e já faleceram. Faz-me bem pensar que um dia alguém se há-de lembrar de rezar por este padre que já passou pela paróquia e já faleceu.

8 comentários:

Anónimo disse...

Acho muito boa a ideia!

Os padres precisam muito!!!

Porthos disse...

É a única forma de os nossos queridos sobreviverem! Padres ou não-padres...

E tu, meu caro, também já és querido de muita gente... Não que precises que eu to diga!!

Abraço.

cata disse...

Padre,

Hoje nas minhas orações vou incluir os Padres das Paróquias a que vou à missa, os mortos e os vivos - que se calhar precisam mais dos que já estão ao pé do Pai! De facto esquecemo-nos com facilidade de "vocês".
Continue pf com este blogue inspirado e inspirador!

Cata
http://longoriotranquilo.blogspot.com/

Anónimo disse...

Eu penso que os padres são das pessoas que menos precisam de oração pois para alem dos familiares ainda tem os paroquianos e conhecidos a rezar por eles.
Não se preocupe aqui ninguém se esquecerá de rezar por si.
Abraço Luis.

Maria de Fátima disse...

Ora aí está uma falha minha.
Tirando os dias (tradicionais) de visita ao cemitério, todos os dias tenho rezado mas pelos vivos, sobretudo para que não faltem e pela sua santidade.

Luz disse...

A Igreja todos os dias,nas eucaristias reza pelos mortos, por isso ninguém é esquecido.
Boa noite e um bom Domingo.

Anónimo disse...

Tenho o hábito de comprar velharias. Mobiliário. E ponho-me a pensar quem terá usado cada peça que adquiro. Rezo por eles. Alguns certamente já faleceram. Agrada-me rezar por eles. Pessoas que faleceram e me deixaram qualquer coisa também me lembro delas. Penso que quem sabe um dia também as minhas coisas em vez de irem para o lixo alguém olhe para elas e se lembre de fazer o mesmo que eu, rezar pela pessoa a quem pertenceram! É muito comum rezar pelos “padres meu amigos” nas orações e nas intenções da eucaristia. Depois acrescento “ não só pelos padre X, y e Z, mas também por todos os sacerdotes… especialmente não oh meu Deus, que se perca nenhum dos que deseja muito ser Santo!” é assim!:). Os padres não são os que menos precisam, são até uns dos que mais precisam. Mas se ninguém rezar por mim, ou pelo Sr padre do blogue é porque não precisaremos!

Anónimo disse...

"especialmente não permitas, oh meu Deus, que se perca nenhum dos que deseja muito, ser Santo!”