sábado, janeiro 03, 2009

sondagem_ “Pede um desejo para 2009”

Passados que vão três dias do início do ano 2009 e mais de 200 votos, chegou a hora de avaliar a sondagem que estava no lado esquerdo, no sidebar. A proposta era:
“Pede um desejo para 2009”

E os resultados são:
1. + Justiça _33%
2. + Saúde _15%
2. + Fé _15%
4. + Amor _15%
5. + Esperança _ 9%
6. + Paz _ 7%
7. + Cultura _ 3%
8. + Dinheiro _ 1%
9. + Descanso _ 1%
10. + Diversão _ 0%
_________________________
pequenas considerações:
Hoje ainda faço menos considerações que na anterior sondagem. O assunto é demasiado pessoal e tem tudo a ver com os sonhos, desejos, problemas e dificuldades de cada um. Com certeza cada um pediu aquilo que maior falta lhe faz. Porém, é intressante perceber o que as pessoas mais desejam.
  1. Realço que foram valores cristãos o mais pedido. A metade inferior da tabela não se refere a valores e acabou por ficar constituída por “cultura”, “dinheiro”, Descanso” e “diversão”.
  2. Fico com alguma alegria ao verificar que o “dinheiro” e a “diversão” não são consideradas como essenciais para 2009. E embora se fale tanto em crise económica, os meus penitentes preferem outros bens mais essenciais.
  3. Não consigo perceber o porquê da justiça ter ficado em primeiro lugar. Pode ter-se dado o caso de ter havido alguém que votou várias vezes nela. Mas isso não se considera agora. Pensarei que se trata de um pedido para que haja mais igualdade de oportunidades.

Hoje surge nova sondagem, ainda a pensar no ano 2009. Enquanto na anterior sondagem, a proposta prendia-se a coisas pessoais, a desejos e anseio pessoais, esta prende-se, de uma forma altruísta, aos outros. Tendo em atenção que a Igreja Católica somos nós, o conjunto dos católicos, e não somente uma estrutura organizada hierarquicamente, que desejas, anseias e sonhas, ou gostarias que melhorasse ou mudasse na nossa Igreja em 2009? Por isso desta vez surge a seguinte proposta:

Pede um desejo para a Igreja Católica em 2009

6 comentários:

Teodora disse...

Votei uma vez e foi na justiça porque considero que este seja alicerce da paz e do respeito entre as pessoas.

Se houvesse justiça não teríamos chegado ao estado em que estamos.

Anónimo disse...

Gostaria que os católicos, em que eu me incluo, se comportassem no seu dia a dia como verdadeiros católicos.

Anónimo disse...

Não me surpreende que a justiça tenha ganho... Sem ela, a paz, o amor e a esperança não passam de utopias e a fé, mesmo que exista, é inoperante. Conseguisse, cada homem, superar os egoísmos que o amarram e veríamos como a crise deixaria de estar tão presente na vida de cada um de nós. No dia em que os recursos forem distribuídos de forma equitativa chegam e sobram... Temo que esse tempo demore demasiado e que todos sejamos sacrificados por nos faltar aquela Vida em abundância de que nos fala Jesus!
Venha, pois, a justiça e que traga com ela a paz e o amor e a esperança e a fé e a grandeza e a determinação para tornar realidade estes desejos.
Um ano de 2009 cheio de luz:)
Bjs

Anónimo disse...

http://deixadeusentrar.blogspot.com/2009/01/ano-novo-dia-mundial-da-paz.html

Canela disse...

Só posso votar numa?

Encontro aqui, mais do que uma necessidade para a nossa Igreja.

casualidade disse...

Sim também votei, pork gostava ke aki na Fig da Foz ke dista da cidade de Coimbra a 50 kilometros houvesse akilo, a ke nós chamamos de cursos , crismaticos, e tods barram o caminho para ke isso possa aki acontecer, havia de haver curso biblico , para kem queira aprofundar, a fé .O que há aki é espiritas e casinos, o ke não leva a lado nenhum D.Albino Cleto havia de fazer pressao para renovar aki a fé na Fig da Foz