sexta-feira, outubro 20, 2006

Outra promessa esquisita

Chamo-a de esquisita, não porque seja de outro mundo, como se costuma dizer, mas porque é irreflectida e contém um pormenor esquisito. Um homem possante, daqueles que não põe os pés na Igreja a não ser nos funerais e casamentos. Até nos baptizados fica a assistir fora de portas, onde tem mais espaço para dialogar. Prometi levar este andor todos os anos. Era o tal andor pesadão. Esqueceu-se de referir foi o significado de “todos os anos”. Eu sorri discretamente. A procissão estava para iniciar. Alguém lhe respondeu. Quer dizer, se houver mais do que quatro pessoas a querer cumprir promessa como a tua, nunca vai ser possível concretizá-la! A resposta-questão estava bem elaborada. Mas lá está. Era uma questão prática. O homem insistiu. Os mordomos, que tinham tudo organizado, estavam baralhados. O outro da resposta-questão insistiu. Quero-te ver com 80 anos e ainda a levar o andor. Vi-me e desejei-me para conter o sorriso discreto. O da resposta-questão parecia ter lido os meus pensamentos.

16 comentários:

David de Sousa disse...

As promessas...
Tema dificil aqui já abordado mas k por vezes me escusso a comentar!Fé?Talvez!Medo de não entrar no Céu?Não está mal pensado!Medo do castigo de Deus?COM TODA A CERTEZA!
Tenho uma teoria que me diz que as pessoas só prometem com medo que Deus as castigue!Mais,vão de joelhos,de gatas,levam andores que pesam "toneladas"...
Para perceberem o que quero dizer:quando vocês eram pequenos e pediam alguma coisa ao vosso pai e depois de muita insistência ele vos dava,vocês davam a volta à casa de joelhos??Não,pois não!!Então para a próxima que queiram agradecer uma graças pensem como podem também deixar o coração de Deus mais feliz como o vosso por momentos ficou!

Fikem...

Elsa Sequeira disse...

Olá Confessionário!!!

Pois é...há pessoas assim!
Querem ser detentores de um qualquer monopólio...que ainda não entendi qual...??
Depois é a promessa de "fachada"??
Só para ser visto??
Eu também já fiz uma ou outra promessa...embora hoje em dia não concordo muito..."mudam-se os tempos..." mas as minhas promessas não têm nada a ver com exposição exterior, mas muito mais com interioridade...e só Deus soube que eu as fiz!!
Ah! e continua a sorrir discretamente...não te queiras meter nesses assuntos...é só um conselho!!!!
Beijinhos e abraço!!!!
Sorri sempre!!!
:)))

Luz Dourada disse...

E onde é que fica Deus nisto tudo? Nestes comportamentos???

Bom fim de semana e bjinho,

Dad disse...

Felicidade a rodos e um óptimo
Fim de semana, apesar de invernoso.
Mesmo com chuva, guarda o sol
No teu coração!

Beijinho,

Confessionário disse...

Luz Dourada, eu penso que fica na Sua face mais misericordiosa. Pode não gostar, mas continua a amar!

Anónimo disse...

Essa é 'uma promessa para toda a vida'! Rezemos pelo senhor. Pode ser que essa vontade súbita o mantenha mais próximo de Deus. [Será a melhor forma de o conseguir? Ninguém sabe... Pode ser que sim].

Um abraço

PS.Gostei da mudança! Agora o confessionário está mais fresco, mais 'arejado', mais confortável... Principalmente por causa da imagem:)
Boa escolha!

Recursos para tu blog - Ferip - disse...

Hola desde Argentina!
Quero dizer que gostei de seu blog
e gostaría suas palavras no meu blog...Deus te abencoe!
Feri

marta disse...

Passei por aqui e achei interessante estes temas...
Agora, eu não entendo as promessas e procissões...se Jesus, já pagou o preço na cruz!

bjs**

Manuel disse...

Devido à proposta de referendo, o aborto vai ser tema de debate nos próximos tempos.
Decidi asociar-me a esse debate com a criaçäo de um novo blogue monotemático: razoesdonao.blogspot.com

Convido à participaçäo e à divulgaçäo.

Abraço

Anónimo disse...

Parece que este comentário nos leva a mts questões tiologicamente relevante: O que Quer Deus de nós, Humanos? Será que quer sacrificios, promessas de outro mundo ou quererá amor, perdão, amizade, carinho uns pelos outros.

mi disse...

olá confessionário!
o novo template está muito bonito! muitos parabéns, eu gosto muito!
quanto à promessa... bom, eu não costumo fazer promessas nem as entendo muito bem.
costumo fazer propósitos, quase todos os dias os faço...

Paulo disse...

Se for uma promessa com sentido, mas se é só por dá cá aquela palha, estás numa posição complicada.

Anónimo disse...

OI PADRE!
o k me leva a fazer este comment nao estárelaccionado exactamente com esta confissão mas sim com uma dúvida que surgiu hoje em mim..
De manha fui à missa e ao fim do padre da paroquia ter anunciado a agenda pastoral da semana dise que quem viseitasse esta semana o cemitério e rezasse pelos defuntos ganhava indulgencias...
Não sei se foi pelo facto de ele ter utilizado o termo "ganha" que fiquei i ntrigada, o k é certo é que me questionei acerca das indungencias e o k com isso está relaccionado... Afinal o nosso encontro com Ele é um "jogo onde ganha quem tem mais "pontuação", ou seja, indulgencias??? Não kero de todo acreditar k assim o seja.. tenho 16 anos e apesar de visitar com alguma regularidade o blog é o meu 1º comment e hoje senti necessidade de escrever... Tenho fé e tenhu a certesa k Ele é o meu melhor amigo e por isso esta questão consternou-me um pouco.. gostaria que me esclaresse-se quanto a este assunto.. desde ja muito obrigada.. beijinho

Confessionário disse...

Someone, ontem quando m,oderei teu comentário, não estav em condições. estava super cansado. Hoje já nao sabia onde o encontrar. Graças a deus, está aqui. Vou ser resumido e breve: Um cego chegou junto de Jesus a pedir para ver; Jesus respondeu: "Vai, a tua fé te salvou"... Não pediu nada em troca (este evangelho foi exactamente neste domingo)... nada.mesmo nada.

Eu sou sempre mt céptico, como tu concerteza, em relação a tudo o que se negoceia com Deus. Mas imagina assim as coisas: Deus pode salvar toda a gente... mas a quem dá um passo em ordem`ao baptismo, obtém uma atenção especial de Deus (como dizer que amamos a todos os nossos colegas; mas temos mais atenção a quem nos demonstra mais amor e se aproxima mais de nós).
para te explicar as indulgências, falemos que da parte de Deus são pequnas atenções... Mais nada. Porque de certeza que quem não as cumprir, mas O amar, até poderá ter mais sorte...

Digo eu...
Um dia falarei disto melhor... ahhh, e sempre podes entrar em contacto comigo por mail. está no sidebar...
Confirma-me que leste isto de alguma forma...
beijinhos tb

Anónimo disse...

Oi!
Ja li a explicação.. muito obrigada pelo esclarecimento...
beijinhos...

Anónimo disse...

Uma promessa louvável. Precisa apenas de ser clarificada.
"Prometo levar este andor todos os anos, enquanto a saúde permitir e os mordomos precisarem."
E prontos.