sexta-feira, julho 02, 2021

preocupado com a eucaristia

Num diálogo sobre estes tempos de pandemia e pós-confinamentos, um colega mostrava a sua preocupação com a frequência ou participação nas eucaristias. Tinha-lhe sido pedido que falasse sobre as suas dificuldades paroquiais e falava com paixão e, ao mesmo tempo, com alguma tristeza, sobre os dados. Contudo, não falou senão sobre as eucaristias. Como se o anúncio da Boa Nova da Salvação se resumisse à Eucaristia e a fé se medisse por este sacramento. 
 
A PROPÓSITO OU A DESPROPÓSITO: "Todas as semanas têm um domingo"

5 comentários:

Anónimo disse...

a missa é mt importante, mas eu gosto ainda mais de falar a sós com Deus

Anónimo disse...

A Missa é fundamental na minha vida. É a fonte onde vou buscar o alimento para a minha caminhada de vida cristã. E atmosfera melhor não há do que o momento pos-comunhão para falar a sós com Aquele que acabámos de receber. Em parte compreendo a tristeza do seu colega. Esta pandemia levou muita gente para longe da oração comunitária.

Ailime disse...

Boa tarde Senhor Padre,
Não foi decerto só esse seu Colega que se preocupou com a participação nas Eucaristias, penso e com alguma razão de ser que até terão razão. A Eucaristia é o centro da nossa união com Cristo e nela se concretiza a essência da vida cristã. Mas com certeza, haverá outras formas de espalhar e praticar o que Jesus nos ensinou.
Desejo-lhe um bom fim de semana.
Ailime

Confessionário disse...

A Eucaristia não só é o centro da vida da Igreja como também é o seu cume.
No entanto, a missão da Igreja não é celebrar missas, mas o anúncio da Boa Nova da Salvação. O problema é que temos ainda uma Igreja demasado sacramentalizadora e pouco missionária. Às vezes parece que não sabemos senão fazer o "culto"!

Febe disse...

Muito se esquece que a conversão pedida é ao Evangelho... a Eucaristia é o cume... mas não esgota o Evangelho... em que o mandamento é externo: amai-vos uns aos outros, como Eu vos amei.