terça-feira, julho 20, 2021

contributos a meio por inteiro

Nasci no local, nas circunstâncias e na família que Deus quis. Repito isto até à saciedade para, no meu inconformismo, aceitar que as muitas coisas para as que gostaria de ainda contribuir, podem não estar nos desígnios de Deus a meu respeito. Sinto que o meu contributo vai a meio. No entanto, o que para mim é o meu meio, talvez seja o inteiro para Deus. Não sei. O que sei é que as medidas de Deus nunca são as nossas. E o que Ele nos pede nem sempre coincide com aquilo que gostaríamos de dar. Pede-nos que nos demos por inteiro, mas o que é esse inteiro? Como se mede? Como se quantifica? Queixo-me para dentro e tento sossegar o meu querer. Nada depende de ti, digo. Deus é que sabe. Se assim é, é porque tem de ser. O que Deus espera de ti é a santidade e não a glória. É a felicidade e não o sucesso. Ele quer-te mais a ti que ao teu contributo. 
Sobra-me aquele afã de outros tempos, os tempos da juventude, em que uma barreira era um trampolim. Não é uma desculpa, mas a maturidade ensina-nos que a vida é efémera e que as marcas que permanecem são apenas as de Deus. Não são as nossas. Que as nossas serão sempre efémeras. É bonito ansiar por mais e aceitar o menos. É bom descobrir que os desígnios de Deus são insondáveis e que o que nos ultrapassa há-de ter sentido um dia! 
 
A PROPÓSITO OU A DESPROPÓSITO: "O padre é o 'tem de'"

3 comentários:

Ailime disse...

Boa tarde Senhor Padre,
Um texto muito belo e profundo de quem ama verdadeiramente a Deus.
«Sinto que o meu contributo vai a meio.» E já é tanto!
Que a outra metade seja sempre Deus a dirigir e que Ele seja louvado.
Ailime

Anónimo disse...

ó padre, ultimamente os seus textos são de uma espiritualidade que me comove.
Grata por tão grande testemunho de Deus!

Anónimo disse...

"É bonito ansiar por mais e aceitar o menos"