domingo, dezembro 01, 2019

O padre em quem Deus acreditava

É um padre dos antigos. Não é daqueles antigos que permanecem no tempo como peças de um museu de antiguidades. É um padre vivido. Com uma vida de sacerdócio de dezenas de anos a correr com gosto. Claro que não é um padre isento de problemas. Creio que também não é isento de dúvidas. Foi assim que se abeirou de mim. Desabafou com gosto e entusiasmo, ainda que cheirasse a receio. Isto é, sorria e, ao mesmo tempo, virava os olhos para o lado. A verdade é que também há uma distância no tempo que nos une. Ele tem mais uns vinte e cinco anos que eu. 
A conversa surgiu com uma certa naturalidade, é certo. Como dois colegas unidos pelas mesmas circunstâncias de vida. Por muitas correrias e muitas chatices. Sabes, rapaz. Foi assim que me chamou para dizer o que ia dizer. Talvez para dar maior autoridade ao que ia referir a seguir. Sabes, rapaz, Deus acredita em mim. Repetia num outro tom de voz mais próximo do sussurro e do meu ouvido. Deus acredita em mim. E isso é o que me importa e o que me vale. 
Olhei-o a tentar entrar mais para dentro das palavras que acabara de escutar. Olhei-o e fiquei com os olhos parados nele. Ou nas palavras. Queria escutá-las de novo. Bebe-las até à última gota de sentido. Até secarem e atravessarem o nosso olhar, passando dele para mim. Tal como a segurança de vida e vocação deste meu colega. Sentir que Deus acredita em nós.

A PROPÓSITO OU A DESPROPÓSITO: "Afinal isto é Dele e não meu"

Nasce neste Advento de 2019 esta pequena rúbrica a que chamarei "A propósito ou a despropósito" e que pretende recordar ou revisitar textos antigos, que irei buscar ao "baú", e que estejam mais ou menos a propósito do texto agora publicado, ou então que, pelo menos, façam sentido, na minha cabeça ou coração, revisitar.

4 comentários:

Anónimo disse...

Minha nossa senhora, que viagem no tempo. Amei ler todos, mas na verdade tudo pode ser paradoxal. Será?

Anónimo disse...

Gosto da ideia de revisitar textos

Ailime disse...

Boa tarde Sr. Padre,
Um texto belíssimo dando conta do desabafo desse seu Colega Padre.
Ele repetia o que sentia, ele testemunhava a sua vocação e entrega a Deus ao longo dos anos. E isso lhe bastava. E é tanto!
Um belo texto de Advento.
Ailime

Cisfranco disse...

Texto inspirador. Que Deus te abençoe. O silêncio dEle custa-nos a digerir… mas se assim não fosse também não era fé. Não sou padre, mas apetece-me dizer-te o que vs dizem nas celebrações: O Senhor esteja contigo.