sexta-feira, novembro 08, 2019

Um cisma de poder

Há dias ouvi dizer que Francisco, o nosso papa, não temia um cisma. Muitos, sobretudo uma determinada comunicação social, acharam que estava aí um cisma na calha e que o papa já andava preocupado com ele. 
De modo algum um cisma, como divisão que é, pode ser algo bom. Mas também das coisas más, às vezes, é possível retirar coisas boas. Como diz o ditado ‘há males que vêm por bem’. É que, por detrás das disputas teológicas dos cismas que a história conta, sempre se esconderam questões de poder. Creio plausível afirmar que a maior parte das divisões no seio da Igreja se deveram a questões de poder. As questões religiosas eram apenas pretextos. 
Quem sabe se aquele grupo que tem atacado o Papa Francisco e que, embora faça muito ruído e seja poderoso economicamente, é bem mais pequeno do que o que parece, depois destas disputas de poder, não faz com que a Igreja no geral, sobretudo a Igreja Povo de Deus como um todo, valorize ainda mais esta forma de ser Igreja menos autorreferencial e eclesiocêntrica, típicas da neo-cristandade!

6 comentários:

Anónimo disse...

Tb me parece que as guerras dentro da Igreja sempre foram motivadas pelo poder!
As guerras sempre foram causadas por causa de disputas de poder!

Paulina Ramos disse...

Muito bem dito e explicado!

Anónimo disse...

Tudo isso é verdade, e antigo mas ninguém faz nada. Daí vai cada vez contaminado as pessoas. É vero eclesicetrisismo tomou conta. Arruinou de vez, a cristandade.

Ailime disse...

Boa noite Sr. Padre,
Uma pena que assim seja. Uma Igreja que se pretende agregadora e seguidora dos preceitos de Jesus, se queira dividir principalmente por questões do poder e por mentalidades ultraconservadoras.
Talvez o grupo seja pequeno, mas não deixa de ser notícia.
Sabe-se também que as missas em certos locais de culto voltaram ao antigamente. Paramentos, sacerdotes de costas para os fiéis, etc.
Não sei não... Pobre Papa Francisco, temos que rezar muito por ele e nós pobre povo de Deus temos que ser muito fortes para não deixarmos que a nossa fé seja abalada, o que nem sempre é fácil.
Bom fim de semana.
Ailime

Anónimo disse...

Falaste bem, que nossa fé não seja abalada. Deus é +.

Anónimo disse...

Sinceramente, tenho tremendo pavor de certos poderes podres. Poder maior é o de Deus.