terça-feira, dezembro 12, 2017

O que pensas que é o Natal hoje?

Já lá vão quatro meses desde a última sondagem onde perguntávamos os atributos mais óbvios dos católicos portugueses. Apurou-se, na ocasião, que são sobretudo indiferentes, sem formação, e grande parte deles não é praticante.
A mesma sondagem, concretizada em 2008 (ver aqui) dava conta que eram sobretudo gente sem formação, indiferentes e tradicionalistas. O que terá mudado entretanto?
Deixamos os resultados deste ano em seguida.

Hoje iniciamos nova sondagem a propósito do Natal: O que pensas que é o Natal hoje?

10 comentários:

Anónimo disse...

Desde muito jovem que o Natal não me "belisca" espiritualmente... Juro que ano após ano tento mudar, mas não consigo. Porque a mudança não vem de "dentro".
Não que o Natal me provoque tristeza ou me torne amarga... Talvez apática perante todos os afazeres que acarreta.
É sem duvida um excelente pretexto para reunir a família.

Ao contrário do que sinto na Quaresma, não há, neste período de Advento, homilia quando me " toque".
Tenho muita pena que assim seja.
Até porque me sinto muito incoerente.

SL

Anónimo disse...

Para mim o Natal já não é Natal.

Confessionário disse...

Deixem-me esboçar um pequeno comentário, pois vou verificando que "a festa do nascimento de Jesus" é uma das mais votadas. Se calhar a pergunta está mal formulada, mas a ideia não é perguntar o que nós pensamos que é o Natal para nós, mas o que é o Natal para a generalidade das pessoas hoje. Ou dito, de outro modo, como é visto hoje o Natal! Tendo em atenção que uma grande parte das pessoas vive o Natal sem Jesus, não sei como entender...

Anónimo disse...

O que terá mudado entretanto? À medida que se acelera a erosão do peso e relevância das tradições, aqueles que baseavam nisso a sua prática religiosa descobrem-se nus na hora do questionamento, acabando por reforçar a crescente ala dos não-praticantes.

Anónimo disse...

"não sei como entender..." Bem, não há necessariamente uma contradição. A maioria das pessoas estará em condições de afirmar que o Natal é a festa do nascimento de Jesus. Mesmo que sejam doutras religiões ou até sem religião. A questão mesmo é o significado que atribuem a Jesus. O que pensas daquele Menino hoje?

Anónimo disse...

"não sei como entender..." Bem, não há necessariamente uma contradição. A maioria das pessoas estará em condições de afirmar que o Natal é a festa do nascimento de Jesus. Mesmo que sejam doutras religiões ou até sem religião. A questão mesmo é o significado que atribuem a Jesus. O que pensas daquele Menino hoje?

Confessionário disse...

15 dezembro, 2017 15:00
Não me parece que seja apenas essa a questão. Uma coisa é o que se pensa dele e outra o que se pensa do Natal. O Natal tem passado (na minha opinião, é claro) a ser uma lindíssima festa... mas com muito pouco de Jesus!

Gui disse...

O natal é, para mim, um tempo de tristeza, de saudade, de olhar cada falta que há ao meu lado e este ano está a ser particularmente difícil, revoltam-me as luzes, o barulho em cada canto,as mensagens ocas e apetecia-me hibernar e acordar lá para o ano que vem.
Devia ser mais fácil estes dias quando se acredita que aqueles que partem estão com Cristo mas a saudade é imensa.
Mas a ternura da missa de natal leva-me a dar por mim com o menino na mão, enrolado, como se de um bebé verdadeiro se tratasse e a falar com ele. Aqueles minutos antes de todos os outros chegarem à igreja fazem-me sentir de facto no Natal.

Anónimo disse...

O Papa Francisco afirmou hoje [domingo, 17.12.2017] no Vaticano que um Natal sem Cristo é uma festa “vazia”, ao abençoar as imagens do Menino Jesus levadas pelas crianças de Roma.

“Quando rezardes em casa, diante do presépio com os vossos familiares, deixai-vos atrair pela ternura do Menino Jesus, nascido pobre e frágil no meio de nós, para dar-nos o seu amor: este é o verdadeiro Natal. Se tirarmos Jesus, o que é que fica do Natal? Uma festa vazia”, defendeu, perante milhares de pessoas reunidas na Praça de São Pedro, para a recitação da oração do ângelus.

“Não tirem Jesus do Natal, Jesus é o centro do Natal, Jesus é o verdadeiro Natal. Entendido?”, acrescentou.

JS disse...

Curioso, em alguns lados já não se pode pensar em Natal, não se pode mencionar o Natal. Em nome de uma dita laicidade e respeito pelos crentes de outras religiões, o melhor que se arranja são votos de boas festas e boas férias (happy holidays): festas de fim-de-ano, festas de inverno, festas do solstício, festas das luzes... Não se podem fazer presépios em espaços públicos, apenas se aceitam árvores enfeitadas (enquanto os ecologistas tolerarem a coisa); não se pode cantar canções ao Menino, tem de ser ao boneco-de-neve; os teatrinhos só passam na censura se forem historinhas de solidariedade e de partilha; mesmo o Pai-Natal, é preferível trocá-lo por Popotas ou outros bichos.

No editorial do jornal da minha terra, vinha a seguinte frase: "O Natal também é uma festa religiosa!" Todo um tratado...