sexta-feira, julho 14, 2017

Ser ou não ser o primeiro em tudo

Havia um padre numa pequena aldeia para os lados de não sei donde, que era conhecido por uma certa soberba. Não era mau homem. Aliás, tinha fama de excelente pregador. Mas a soberba perseguia-o, e algumas vezes deixava-se apanhar por ela. 
Claro que não sei quem é este padre amigo. Nem o julgo. Sei apenas estas pequenas coisas que me contaram. Assim como também me contaram que um dia destes, numa das suas afamadas homilias, enquanto falava do pecado e dizia que todos éramos pecadores, todos sem excepção, saiu-lhe da boca algo mais ou menos assim: Meus amigos e queridos paroquianos, todos pecamos. Eu também peco. Aliás, eu sou o primeiro a pecar. 
Grande humildade a deste padre que, diante dos seus paroquianos, decidiu assumir a sua fragilidade, o seu pecado. Mas nisto uma senhora, já entradota na idade, levantou-se do meio da assembleia e dos bancos, e em tom aborrecido, respondeu, em alta voz, com uma pergunta mais ou menos assim: Até no pecado o senhor tem de ser o primeiro?

13 comentários:

Anónimo disse...

Senhor da Gloria!!!

Anónimo disse...

Mas parece a estoria do o Auto da compadecida.

Anónimo disse...

Menino, a coisa realmente é séria, não se brinca com isso, lembrei-me do padre João do Auto...

Anónimo disse...

ahahahahah, que risada

Anónimo disse...

Estais os dois em sintonia de que realmente isso se provem demais de certas pregações.
Já ouvi do mesmo jeito do pároco da minha cidade, E ele realmente esta deixando o povo meio confuso com certas atitudes. O mundo carece de pessoas com um pouco de respeito, agora se mergulhar em sentidos de pecados... Apesar que ainda no momento é amenizado. Só não poderá prolongar. Por uma coisa é certa temos uma necessidade de evangelizar... principalmente quando se trata dos jovens. Ando preocupada com isso.

Anónimo disse...

Muito fixe..
bj

Anónimo disse...

Pois esse era "humilde", mas outros há que afirmam que nada é pecado!
E o "povo" que entenda e faça como lhe aprouver.

Anónimo disse...

Esta bem, nem imagina o senhor que tem pessoas que não come maçã,sabendo na pregação, de muitos que é um fruto proibido. E se for estou lascada no pecado. Mas ainda acho que foi uma jaca dura que foi oferecida... Pois cada ... os pecados aumentam...

Anónimo disse...

Eu ca nao axo nada estranho...os padres sao homens como outros...
porque haveriam de nao ser pecadores?
no bom sentido...
reconhecer que erramos isso é uma virtude e caracter humano...
c.c

Anónimo disse...


Hum... ao ler, dei por mim a pensar que a história até se encaixava no Pe. da minha Paróquia...E, duvido que seja ele o Pe. de quem se fala.
Isto não é, evidentemente, uma crítica ao meu Pároco por quem tenho muita estima. Ninguém é perfeito :-)

Dá para ver que também a ti, esta história te fez pensar...

Por analogia, estou a tentada a pensar: não será esta uma característica de todos os Padres?

Bem vindo de volta :-) Pe!

bjinho,

SL

gui disse...

Já faziam falta os smile posts.
Bj

Confessionário disse...

ò Gui, mas é castiço que levem a sério este post quando ele era mais uma piadola... Isso significa que sobre este assunto muito temos sempre de pensar!
De qualquer modo, eu ri-me imenso quando me contaram esta história que não sei se é verídica!

Anónimo disse...

Padre, aquela anedota que vão escolhendo para contar quando consigo se cruzam no café podem ter um pouquinho de verdade mas são sempre uma anedota.
Já agora:
Fizeram queixa de um padre ao bispo do lugar porque falava baixo de mais. NA homilia seguinte e depois de ser chamado À atenção pelo bispo o sacerdote falou no seu tom de voz normal acrescentando que o bispo daria 20 € a quem fosse ter com ele. No dia seguinte lá estava a fila à porta:
Concluiu o bispo
- Sempre te ouvem, dizem que não mas ouvem!