terça-feira, julho 26, 2016

Perante os atentados terroristas que têm ocorrido, és de opinião que se deve responder com violência?

Depois da última sondagem, iniciada no dia 2 de Junho, muito se teria para reflectir a partir dos resultados. Pessoalmente gostei de saber que a "evangelização" (33%), isto é, o anúncio do Evangelho, deveria ser a prioridade da Igreja. Concordo em absoluto e também lhe atribuí o meu voto. Mesmo a caridade, tão apregoada pelo Papa, não pode deixar de levar Cristo consigo, pois mais que bens, o homem precisa de sentido de vida para além da vida. Em segundo lugar ficou a comunhão/fraternidade (22%, seguida pela espiritualidade (17%). Faz também tanto sentido que assim seja. Na verdade, para anunciar Cristo, o testemunho é essencial, e passa pela comunhão e pela intimidade com Deus. Já a caridade (12%) ficou abaixo da formação (14%), e a Liturgia alcançou apenas 1%. Destaco sobretudo esta votação na Liturgia, quando muitos teimam em cuidar que é a Liturgia que mais se tem de cuidar, ou que é ela que pode renovar a Igreja. Uma Liturgia digna surgirá de uma mor grande a Cristo. 


Hoje lançamos nova sondagem, que, como é habitual, podem comentar ou justificar nos coments: Perante os atentados terroristas que têm ocorrido, és de opinião que se deve responder com violência?

10 comentários:

Anónimo disse...

Não tenho opinião formada. É muito complicado, pois não se deveria usar da violência, mas precisamos defender-nos!
É muito complicada esta pergunta que propões!

Anónimo disse...

Não sei que pensar!

http://infovaticana.com/2016/07/26/asi-jacques-hamel-sacerdote-degollado-la-iglesia-normandia/

Anónimo disse...

aqui vai outro endereço que acabei de ler:
http://www.snpcultura.org/apelo_profetico_padre_jacques_hamel.html

HD disse...

Olá Confessionário
De fato a Igreja dá muita importância a Liturgia ….coloca-a nos píncaros no percurso cristão….
Numa Eucaristia recente onde participei, onde sem grandes paramentos, sem “kilos” de incenso, sem gestos absurdos e posições estáticas de acólitos, com um belíssimo coro de 3 vozes e uma guitarra, colocou TODA a assembleia a cantar ( mais de 400 pessoas…)
Onde as leituras foram precedidas por admonições simples do padre que presidia, deram um contexto à cada texto…onde na consagração até as crianças se calaram…
Enfim comparada com outras Missas pesadas e densas no incenso, no paramento, no ritual , com cânticos de sopranos, que ninguém consegue acompanhar e muito pouco interpeladoras ao coração…
Procuramos hoje uma espiritualidade, mas que seja marcada pela oração, belo canto, pelo silencio, pela Palavra simples mas interpeladora…o resto Ele faz no nosso coração…
Só depois surgirá a vontade de evangelizar – partilhar uma boa nova para a vida!

Sobre o tema "Perante os atentados terroristas que têm ocorrido, és de opinião que se deve responder com violência?"

Se estiver ao nosso alcance impedir que mais inocentes morram, e isso signifique utilizar a violência , para parar o “Mal”, creio que deverá ser feito. Temos direito a defender-nos do “Mal” e não ficar parados e indiferentes.

HDIAS

Confessionário disse...

HDIAS

pois é, amigo

quanto à questão da liturgia, o que me preocupa é que haja uma facção de padres jovens que está convencida que assim é que a Igreja volta ao seu auge (lá está, auge da Igreja e não de Jesus Cristo)!

Ana Melo disse...

Educação, educação, educação, informação verdadeira, liberdade.
Começa na casa de nós todos.

Anónimo disse...


http://observador.pt/opiniao/nao-terao-o-meu-odio/

Também não terão o meu ódio.

Temos no entanto o direito e a obrigação de nos defendermos.

PR

Anónimo disse...

acho que nunca se deve usar a violência... mas defender-nos dela, não sei se nao será legítimo!

Luis disse...

Bem a propósito as palavras do Papa Francisco na vigília com os jovens na JMJ na Polónia:"Não queremos vencer o ódio com mais ódio, vencer a violência com mais violência, vencer o terror com mais terror. A nossa resposta a este mundo em guerra tem um nome: chama-se fraternidade, chama-se irmandade, chama-se comunhão, chama-se família."

Confessionário disse...

Não resisti a partilhar:
http://www.agencia.ecclesia.pt/noticias/nacional/liturgia-celebracoes-com-bonecos-em-movimento-e-canticos-para-animar-a-malta-tem-os-dias-contados/

vejam o que diz o director do Secretariado nacional da Liturgia... como se a liturgia fosse a essencia, a identidade e a missão da Igreja... Que pena!
Parece que na Igreja todos querem defender a sua dama, e não a Igreja de Cristo!

Valha-nos ao menos que aqui na nossa sondagem, a liturgia ficou no lugar que ficou!