terça-feira, fevereiro 09, 2016

A pequena Sónia e a sua mãe doente, em Fátima

A Sónia é uma pequenita da terceira classe. A mãe tem uma das doenças do século, o cancro. ESta tem sofrido imenso, embora sem perder o ânimo de Deus. A Sónia percebe que a mãe sofre. A Sónia gostava de tirar a dor à mãe. A Sónia disfarça, mas sofre com a mãe. Uma vez unidas pelo cordão umbilical, toda a vida unidas. 
Encontrei-as em Fátima numa noite destas. A mãe costuma procurar-me para desabafar e contar da forma como vai lidando com a doença. Por isso aproveitámos a ocasião para uma actualização rápida. Desta vez tinha algo especialmente bonito para contar. Veja, padre, eu que não sou muito destas coisas, hoje decidi dar duas voltas de joelhos à Capelinha. Sabia que era doloroso. Sabia que não é o que mais Deus quer. Ou Nossa Senhora. Mas nesta etapa da minha vida, tento tudo. Não se tratava de uma promessa. Era tão só uma vontade. E pensei fazê-lo sem a pretensão de que Deus me cure. Era mesmo só para que Deus me desse força. E nisto, repare… Fez uma pausa para deixar sua cara sorrir… Imagine que a Sónia não deixou e disse que o faria por mim. Disse-o convictamente e impondo a sua vontade. Fê-lo, padre, com um sorriso a olhar o meu sorriso e as minhas pequenas lágrimas. E depois de dar duas voltas, veio dizer-me. Olha, mãe, dei duas voltas por ti. Agora dou mais três por mim. 
E eu que pensava que sabia o que ia no coração das pessoas que fazem estas coisas! 

vem a propósito este texto que escrevi em tempos: A criança do Santuário

6 comentários:

Anónimo disse...

"Para uma criança não há feito maior que conseguir fazer o mesmo que os que lhe são modelos. Ali estava ela feliz pelo feito".
Pois é, as crianças são verdadeiras naquilo que dizem e sentem, por isso Nossa Senhora esteve sempre ao lado dela, enquanto fez aquela caminhada, pois só assim se compreende que Nossa Senhora "permitisse" que uma criança fizesse esse "sacrificio" pela mãe.
A Fé tem coisas que nos fazem pensar, e ultrapassam muitas vezes a nossa (minha) capacidade.
Mas Mãe é sempre MÃE.
E então a sua rabugice com Nossa Senhora, melhorou ou não?? Ela Lá sabe..

Confessionário disse...

11 fevereiro, 2016 11:29

Sim, acho que melhorei. Na verdade há muita coisa que escapa às nossas certezas...

JS disse...

A mim, o post fez-me recordar um texto mais antigo, de 2009.
Dá para observar como pensamento do Confessionário evoluiu.
E mesmo eu, também não deixei de aprender umas coisas nestes anos passados...

Confessionário disse...

QUAL TEXTO, AMIGO js?

JS disse...

Ó Confessionário, então a casa é tua e eu é que tenho de dizer onde guardaste as tesouras?... :)

"Uma noite em Fátima" (22 de Agosto de 2009)

Confessionário disse...

Js, já vi e ja recordo...

Continuo a ter dificuldade em aceitar, mas nunca se sabe o mundo em que as pessoas vivem, mesmo o mundo da fé, e nisso de facto tenho crescido 8até com o blogue), pois não posso ser dono desse viver.