quinta-feira, outubro 23, 2014

Eu desejava que os padres fossem cada vez mais... [7]

Com esta nova sondagem, a sétima desta saga, encerramos a primeira parte deste pequeno exercício de reflexão sobre as características ou virtudes que gostaríamos de ver mais nos sacerdotes de hoje. Como o número 7 é simbolicamente apontado como o número da perfeição, lançamos hoje, pela sétima vez, mais seis opções possíveis.
Recordamos ainda as anteriores opções mais votadas: "autenticos", "acolhedores", "simples", “pastores”, “evangelizadores” e "íntegros", sendo que esta última apenas se distanciou 1% da segunda, com 33%, "coerentes".
Deixamos os resultados da última sondagem.

12 comentários:

PR disse...

Bom dia!
Gostava que os padres, como qualquer outro ser humano, fossem fiéis aos compromissos assumidos.

Que a principal preocupação deles fosse a parte espiritual do ser humano... que a igreja arranjasse alternativas para os libertar de algumas "tarefas de gestão" de "restauro" e por aí fora, tarefas essas que lhes consomem um tempo tal que os impedirá de cuidar verdadeiramente dos membros da comunidade.

Ontem li num jornal regional mais um episódio de um padre que está a ser "investigado pela comunidade" e também pela imprensa, pelo menos a regional. O episódio é noticia de jornal porque um padre pode equiparar-se a uma figura pública, além do mais a instituição da qual depende, defende a moral e os bons costumes e condena atos como os que o padre praticou.
Se se tratasse de um cidadão comum não seria noticia pública.
Isto para tentar dizer que se optaram pelo celibato que o assumam com hombridade, se não conseguirem levar por diante o compromisso assumido que rescindam o contrato é mais digno.
Aqui a instituição igreja terá também uma palavra a dizer, pois enquanto mantiver o celibato como obrigatório para os padres a situação tende sempre a ser propícia, a deslizes, pois todos os padres são homens e porque o são nem todos os padres (diria mesmo a maior parte dos padres actuais) têm vocação para ser padres, tal como a maioria dos homens não têm perfil para ser padres.
É um assunto muito complexo, mas gostaria de entrar numa igreja e ver padres de "vocação" com tempo para ouvir falar e aconselhar...
É a minha opinião provavelmente nascida da minha necessidade mas também influenciada pela noticias que todos vamos lendo e ouvindo.

Anónimo disse...

Uma vez que estamos a encerrar este pequeno exercício de reflexão, que se converteu numa verdadeira saga, como muito bem dizes, e que já chegou à conclusão que o que se deseja é que os nossos padres sejam mais "autênticos", "acolhedores", "simples", “pastores”, “evangelizadores” e "íntegros", resta-me desejar que sejam também (muito) mais bonitos. Afinal, como dizia o poeta, a beleza é fundamental. Tu, como poeta que és, não és alheio à beleza do mundo, caso contrário nunca terias submetido esta hipótese a votação. Confesso que por brevíssimos momentos vacilei na escolha, até porque também é muito bonito ser-se um “homem de fé”. Mas entre um “homem de fé” e um “homem bonito”, este último leva avassaladora vantagem porque incute maior fé em quem o vê, ainda que pouco ou nada diga. Como se costuma dizer, uma imagem vale mais do que mil palavras e, um padre bonito, mais do que uma imagem, é um ícone. Por isso estou convencida que a nossa fé ficaria muito bem servida se os nossos padres fossem mais autênticos, simples, pastores, evangelizadores, íntegros e bonitos, mesmo que não fossem homens de fé. A função do pastor é salvar as ovelhas ou salvar-se a si?

Anónimo disse...

Eu tb acho que os padres deveriam ser bonitos! Mas imaginemos que fossem... ui ui

Anónimo disse...


24 Out. 2014, 23:51

Pelo que percebi, achas que os padres deveriam ser bonitos, mas que efectivamente não o são. Ao imaginares como seria, se o fossem, saiu-te um “ui ui” que me confundiu. Fiquei sem saber se desejas que os padres sejam bonitos ou não. Como tomo este assunto muito a sério, gostaria de saber porque colocaste reticências à beleza nos padres. De facto, no Evangelho não surge nenhuma referência à beleza física de Cristo. Só sabemos que cresceu em estatura e graça. O que nos poderia levar a pensar que a beleza é de menos, o que justificaria o teu “ui ui”, no que toca a vê-la nos padres. Contudo, os místicos a quem foi concedida a graça de verem Cristo, descrevem-No como Senhor de uma beleza ímpar. É assim que Santa Teresa de Ávila O retrata no “Livro da Vida”. Esta Santa diz mesmo que o Senhor primeiro mostrou-lhe as mãos, depois o rosto, e só mais tarde o corpo inteiro, porque era tamanha a Sua formusura, que uma pobre criatura como ela não poderia suportar tanta glória junta. O que o Evangelho omitiu, esclareceram os místicos: Cristo é arrebatadoramente belo.
Não deverão os padres ser cada vez mais… à imitação do modelo?

Anónimo disse...

25 Outubro, 2014 12:21
o que eu queria dizer era que se agora já há tanto assédio aos padres, o que seria se eles fossem todos bonitos!!??

Anónimo disse...


Há mesmo?!
Bem, se eles fossem todos bonitos, pelo menos não haveria discriminação.

Anónimo disse...

24 Outubro, 2014 19:22
24 Outubro, 2014 23:51

quem só vê o embrulho o laço aprecia... Espero que este Natal tenham muitas prendas bonitas por fora... eu vou ter certamente aqueles que escolhi, os homens de fé propagam a sua beleza ao longe, mas os bonitos esbarram na primeira esquina

Anónimo disse...

Minhas senhoras, porque falam em beleza se o que está realmente por detrás desses vossos uis e ais é a proibição? Se os padres fossem livres não vos interessava a beleza deles para nada. Há homens belos aos pontapés pelos cantos do mundo, mas o fruto proibido fica atravessado... o culpado disto tudo é o confessionário porque não refreia a sua veiazinha que de quando em vez deixa escapar e depois queixa-se se isto descamba.

Anónimo disse...


De: 24 Out. 19:22
Para: 31 Out. 08:44; 08:56

Caro/a Anónimo/a

Humilimamente confesso que me deixei seduzir pela beleza e que persisti no pecado de falar sobre ela. Como disse S. Julião: “Pecar é humano, mas perseverar no pecado é diabólico”. E se ele o disse, eu acredito, porque os santos são dos que mais percebem sobre pecados. E tu, caro anónimo/a, percebeste como ninguém qual é o pecado não revelado por esta senhora que defendeu a beleza física nos padres. Percebeste que ao falar sobre a beleza nos padres estava a dar voz à serpente. Prestes a papar a maça. Percebeste que a beleza é apenas um jugo pecaminoso incapaz de exercer qualquer fascínio contemplativo. Percebeste que todos os padres que Deus dotou com o dom da beleza são vazios e mundanos, prontos a esbarrar na primeira esquina. Agradeço-te tão grande clarividência. Redimiste-me. De ora em diante espero não descambar. Baixar os olhos. Ter no sapatinho padres muito feios. E principalmente que a beleza neles continue para todo o sempre a ser proscrita, como todo o assunto tabu. Para minha própria salvação.

Um abraço

Anónimo disse...


Papar a maça? … não sei se te referes ao pau de madeira que inconscientemente sentes te ser útil, ou se estás a jogar com um pau de dois bicos… de um lado o pau e de outro maçã. Já vi que te deixas fascinar muito espontaneamente por belezas preferencialmente proibidas dos senhores padres, o que assim a não ser seria menos diabólico, e mais humano… e isso tu não queres. Vê que quanto maior é o pau… S. Julião não disse que “em santo de carne, pau nele…?” E logo hoje… De facto as palavras são como as serpentes, e quando dás voz aos fascínios contemplativos, esses sim, vazios e mundanos, lembra-te da maçã podre, e é que a maçã podre, perde as outras… e tu até és tão perita(o) em santos… queres certamente ser à imitação neles… ou preferirás o modelo a ser à imitação do Modelo? Não, não, as esquinas não são feitas para os padres bonitos, mas para os que neles escorregam ao curva-las… por isso é bom ires sempre a direito, sim sem descambar, nem te deixares tentar pela tua salvação, ou no sapatinho este natal, ainda te pode sair alguma minhoca.
PS- Não te preocupes com a confiscação da beleza alheia, deixa isso para as esteticistas

Anónimo disse...

De: 04 Nov., 13:01
Para: 01 Nov.. 23:19

Caro/a Anónimo/a

Li com muito interesse o teu último comentário.
Obrigada pela generosidade de me teres dado a atenção de que precisas.

Abraço

Anónimo disse...

A atenção que buscavas queres dizer. Com sucesso. Eu tenho muitas atenções diárias e não necessito da de estranhos garantidamente. Mas se me quiseres conhecer perceberás facilmente isso ;) que achas?