sexta-feira, abril 18, 2014

Entrego-Te

Hoje entrego-Te, Senhor, os que me pesam. Entrego-Te as cruzes que carrego sem vontade. Entrego-Te a Odília que está com tanto cancro. A Maria que foi abandonada pelo marido. A Maria que está entrevada no andarilho. O José que sofre no matrimónio. O meu pai que está vivo. A minha família que tu sabes. Os jovens que cruzam comigo e não cruzam contigo e eu queria. Os pais dos meninos da catequese que não vão à missa. Os bancos vazios de tantas eucaristias a que presido. Os ventos que levam histórias que não são verdadeiras. Os padres que andam atarefados. Os colegas que eu queria compreender. O meu bispo que eu queria que fosse mais pastor. O cansaço do que tenho de fazer e não me apetece. Os sacramentos devolutos que não quero. A paróquia que parece não querer sê-lo. O conselho económico que quer deixar de o ser. Aquelas vinte e quatro pessoas que exigem que o meu dia seja de vinte e cinco horas, ou seja, todo para elas. O António que devia fazer o que lhe pedi e não fez. Aqueles com quem me apetecia tomar café. Aquelas pessoas que me apetecia amar sem medida. Aquela senhora divorciada. Aquela que não tem pão à mesa e mo revelou. Aqueles que não lembro agora. Aqueles que precisam. Aqueles que não sei lembrar.
Entrego-Te todo este peso que é enorme. Entrego-Te todo este peso para que seja dos dois. Para que, de partilhado, me seja mais leve. Diante da Tua cruz, nesta hora tão grande, os pesos dos que me pesam tornaram-se mais leves. Eu sabia que entregando-Tos, eles seriam mais leves. Obrigado, Senhor, por transformares estas minhas cruzes na Tua Cruz. Obrigado, Senhor, por transformares esta minha vida pesada naquela que é a Tua Vida.
 
Boa Páscoa, amigo
Ele quer ressuscitar em ti

16 comentários:

Anónimo disse...

Boa Páscoa :)

Dulce

Anónimo disse...

Que linda oração confessionário! Entregue a Deus, aqueles que passam aqui por este cantinho maravilhoso,e nem fazem ideia de onde ou quem é o senhor, como eu por exemplo. Obrigada e uma Santa e Feliz Páscoa!
CT

Ana Melo disse...

Rezo consigo.

(Tudo se repete! Primavera, Verão, Outono , Inverno. Vê-se que o Criador não teve nada que o distraísse. Ontem! ao observar um pequeno lago ao fim da tarde,
reparo numa pata, em uma das margens, isto por bem mais de meia hora, na brincadeira/educação de uma dúzia de patitos, acho que era preciso por razões de segurança voltar á ilha no meio do lago, pr`á aí uns!!70metros. Foi dada a ordem de salto, fila indiana, nem mãe nem filhotes hesitam, entrada na agua, direção tomada, a mãe na
frente, sem nunca olhar para trás – confiança de quem fez tudo bem feito.
Deus, ao ver a humanidade tão distraída do essencial, mandou-nos o seu Filho, para nos abrir mais uma vez os olhos. Voltou-nos a mostrar através de Jesus um Deus aJesuzado. Voltou-nos a mostrar que uma vida ao jeito de Jesus Cristo, é a única forma de darmos sentido á vida de cada um de nós. Até! o carnaval!! o brincar com mascaras, despir umas! vestir e voltar a despir outras, me parece criado por Deus, que nos quer logo a seguir, de cara limpa, a repensar, a meditar, a escolher caminhos, quaresma, e que com a Páscoa nos diz que, nos foram dados dons a cada um de nós, beleza, capacidade física, capacidade atlética, intelecto, charme, que se usados no amor, que se usados para que os partilhemos, nos falam a todo momento de ressurreição. Tudo se repete! São-nos a todo momento, dadas oportunidades para entrar na dança, que é uma vida ao jeito de Jesus, espelho de vida com Deus.)

Boa Páscoa

Anónimo disse...


"Ele quer ressuscitar em ti"

Um bom lema de vida para esta e para outras Páscoas. Não necessitava dizer mas nada, e já tinha escrito um grande "post".

Anónimo disse...

Maravilhosa oração!...
Se todos nós compreendessemos o Mistério da Cruz, como levaria-mos
a vida doutra maneira!
Colocando aos ombros de Jesus as nossas cruzes, elas se tornaram mais leves e suaves.
Ó Cristo pregado na Cruz, Ajuda-me e levar a minha cruz com mais Fé,e ajudar os outros a levar a deles com os olhos postos em Ti que és
Amor.
Santa e Feliz Páscoa. Para ti padre, para todos os teus paroquianos. E especialmente para os teus problemas que são sem dúvida os problemas da Igreja de Cristo.
bjs.

Anónimo disse...

Os problemas dum Padre como Tu, Devem cair profundasmente no coração de DEUS.
Deus olha para nós, com um olhar de ternura. Quer ajudar-nos nos nossos problemas, quer colocar a Sua mão na nossa, para nos dar mais força.
Padre tem confiança nesse DEUS. Deposita nÉle toda a tua fé.
Verá que, os teus problemas paroquiais seram mais suaves.
Santa e Feliz Páscoa.
bjs.

Anónimo disse...

SANTA e FELIZ PÁSCOA.
Para toda a sua família e para os seus Paroquianos que mais precisam.

Um abraço de Páscoa.

Anónimo disse...

Boa noite, e obrigada por entrega que o sr padre fez por todos nos. "Que ele ressuscite em mim, no meu coracao e nas minhas atitudes para com os outros, principalmente dos que mais precisam".
Obrigada por pensar em nos e pedir por nos. Que Cristo ressuscitado o recompense. Boa Pascoa.

PR disse...

"Ele quer em ti algo especial"
"Ele quer ressuscitar em ti"
Sei que que Ele quer de mim a entrega total... Reticente vou ao Seu encontro...
Sei o que queres realmente de mim... Estou grata por esta Essência dentro de mim que não me deixa ficar prostrada...
Essa essência segreda-me constantemente "Quando tu mudas, o mundo transforma-se".
E acontece o renascer de um querer ou de uma intuição.
É morte... mas é também ressurreição...
Aceito esta minha fragilidade de ser humano em constante transformação, e decidi (já há muito que vinha amadurecendo esta ideia) deixar de querer encontrar-Te... não é necessário encontrar-te... Tú já estás presente em tudo... é em Ti que tudo acontece.
Finalmente descobri que tenho tudo em mim.
Tenho em mim o poder da morte e da vida.
E fiz da minha busca o meu encontro, fazendo de Ti o meu propósito de vida.
O "muro da lamentações" não será um obstáculo para mim, hei-de ultrapassar esse muro e ir tão longe quanto me for possível.
Padre, permita-me deixar-lhe aqui um agradecimento sincero.
Agradeço também a todos os que com comentários mais ou menos adequados contribuíram para este meu actual estado.
Hoje sinto de uma forma muito intensa o que um dia alguém escreveu "Aqueles que passam por nós, não vão sós, não nos deixam sós.
Deixam um pouco de si, levam um pouco de nós.".
Hei-de continuar... mais rica por esse pedacinho de cada um vós.

OBRIGADA A TODOS


Anónimo disse...

Entrego-Te Senhor os bancos vazios de tantas eucaristia...
Entrego-Te Senhor o meu Bispo...
Entrego-Te Senhor os sacramentos devolutos...
Entrego-Te Senhor os padres que andam atarefados sem olhar para ti...
Entrego-Te Senhor a minha paróquia, que eu queria que tivesse mais vida apostólica,mais vida em Ti.
Entrego-Te Senhor todas as minhas cruzes pesadas ou leves, e as cruzes dos meus irmãos que vão carregando e caíndo tantas vezes.
Senhor, Olha para os Teus filhos.
Olha para mim. Ajuda-me aceitar as cruzes que Tu me envias.
Ajuda-me a ser como Tu.
Abs.

Anónimo disse...

Entrego-Te Senhor a vida deste Padre
que quer ser como Tu...
Mas por vezes é fraco...
É Teu sacerdote.
É Teu amigo
Procura viver só para Ti,Embora por vezes a sua fraqueza...
Ajuda-O Senhor a ser outro CRISTO...
Amem

HD disse...

“O Fogo de Deus
Quem te indicará o caminho que conduz ás fontes borbulhantes? Nelas brotam as forças vivas do risco!
Tu te perguntarás: Como realizar-me?
Tu não aspiras a uma existência toda traçada e sem riscos, mas á realização plena. Não te demores diante de situações sem saída; tu desperdiçarás energias vitais. Não te desculpes com as tuas incapacidades. Sem hesitar, vai em frente e descobre a abertura de coração; o ser humano só se realiza na presença de Deus.

Tu dizes como realizar-me ,quando as imagens do passado ou situações do presente encobrem as fontes e provocam um remorso persistente. Não te esqueças: Deus ocupa-se de tudo o que te preocupa e mesmo quando o sentido da Vida se perde, uma Luz cintila, Ele ilumina a tua noite! O Seu amor é fogo…deixa penetrar em ti o fogo do seu perdão e …a confusão se desfaz.

Ele te chama pelo teu nome!

E o fogo queima as raízes da amargura.

Esse fogo jamais diz “ Basta ! “

Para ti jorra uma fonte de alegria.

Não a euforia, não qualquer alegria, mas o jubilo, que vem directamente das fontes da Eternidade ! ! “

As fontes de Taizé- Fr Roger
HADIAS

Anónimo disse...

Bato à tua porta na esperança de te encontrar disponível para me ouvir.

Olhei para o teu primeiro banner, e desejei partilhar o cenário, ficar sentada ao teu lado olhando na mesma direção.

Depois de algum tempo começaria assim a minha "confissão":

É tao bela esta paisagem banhada de azul e de mar...

É tão forte e devorador este sentir... aqui já as lágrimas escorrem pela cara, encosto a cabeça no teu ombro amigo e tu deixas-me chorar.

Não digo mais nada, tu também não perguntas, seguras a minha mão fazendo-me sentir a tua presença e permanecemos em silêncio mão na mão a olhar o mar...

Por favor não tenhas pressa, ou não a manifestes visivelmente e fica comigo sentado até que venha a força para me levantar e continuar a caminhar.



Anónimo disse...

Boa tarde!
Bato de novo à tua porta esperando encontrar-te por aí, preciso de companhia, preciso que me ouças. Estás por aí?
Onde pouco importa mas por aí à distância talvez de um conjunto de teclas?
O meu jovem "seminarista" saiu esta semana do seminário. Sinto uma grande revolta porque a equipa formadora não demonstrou o mínimo interesse em o incentivar a seguir.
Ignoraram todo o trabalho que como pessoa como catequista desenvolvi ao longo destes anos.
E agora não sei o que fazer, não sei mesmo.

Confessionário disse...

Não há muito a dizer: entrega-O a Deus e que se faça a Sua vontade e não a tua!
Se for mesmo essa a sua vocação, creio que um dia o Senhor lhe dirá como fazer esse caminho!

Anónimo disse...

"que se faça a Sua vontade e não a tua!"
A minha vontade é irrelevante.

Fico "triste" ao pensar que fazendo parte da mesma igreja uns remam para um lado, outros fazem-no sentido oposto.

Fico sem saber se haverá um rumo certo ou se todos serão válidos.
Porque, aparentemente, e apesar dos "incidentes" no interior do seminário tudo continuará como dantes.