terça-feira, junho 05, 2012

A Diana que se chama Dina

A nossa Diana afinal chama-se Dina. E porque quero que a sua história seja mesmo sua, tenho de falar com ela tratando-a como sempre a tratei. Dina. Nos meus textos costumo fazer rodeios das histórias, dos pensamentos, dos sentimentos, dos factos, dos acontecimentos. Faço-o para proteger os casos reais que ficciono. Mas esta história é real e merece continuar real, com os nomes próprios que aparecem nela. Não quero que seja um conto de fadas. Quero que seja aquilo que é. Uma história real vivida por uma pessoa real que possui uma fé exemplar e que fez da sua vida uma identificação total com o Senhor. Uma pessoa igual a nós que viveu ao nosso lado uma linda história de amor com Deus. Alguém me perguntava há dias pela Diana. E não quero que me perguntem mais pela Diana, porque a Diana chama-se Dina. Hoje, que faz exactamente um mês que a Dina faleceu, quero dar a conhecer seu nome para que ele fique na memória de fé daqueles que querem ser de Deus. Para que o seu nome não se esqueça mais. Para que a sua santidade possa ser revelada com o nome verdadeiro. Para que eu sinta que estou a cumprir a minha promessa de dar a conhecer ao mundo a história da Dina.
Um amigo fez um filme com esta história. Um filme que torna esta história mais real, porque mostra imagens da verdade desta história. Por isso hoje, dia 5 de Junho, passado um mês que ela partiu para junto de Deus, permito-me deixar-vos com este filme da Dina do Rosário Sousa Simões, na esperança de que ele possa ser o corolário desta história que não é minha, que é da Dina e que quero que seja de todos.


24 comentários:

Anónimo disse...

Olá amigo.
Por mais vezes que já tenha visto este filme fico sempre interiormente tocado pelo testemunho da nossa Dina.
Agradeço a Deus por a ter colocado no meu caminho e me ter dado a graça de a conhecer. Ela ajudou-me a valorizar mais o que tem valor, desvalorizando o que não é importante e que tantas vezes nos ocupa e preocupa.

Gostei muito da forma simples como partilhaste connosco, todos aqueles que seguimos este teu espaço, esta história, esta vida, este testemunho. Já tive oportunidade de o dizer noutro comentário anterior.

Também já tinha tido a oportunidade de te dizer que este pequeno filme sobre a Dina tinha espaço e sentido no teu blog. Ainda bem que o pudeste publicar.
Se as palavras dizem muito, muito mais dirão acompanhadas destas imagens e sons.

Já passou um mês! Parece que foi ontem. O tempo passa tão depressa. Só espero que a memória que temos da Dina possa permanecer muito tempo. Que essa memória não "passe" tão depressa como o tempo.

Toca-me de forma especial aquela ideia do filme: "Depois da cruz vem a ressurreição". Apesar de já tantas vezes ter dito isso, apesar de estar plenamente convicto disso, tantas vezes me esqueço de olhar para o meu sofrimento como caminho para a glória.
Nisso, a Dina é para mim imagem do sofrimento de Cristo na cruz. Ela soube identificar-se com Cristo sofredor. Por isso acredito que se identifica já com Cristo ressuscitado.
Eu não sei se algum dia me conseguirei identificar tão perfeitamente com essa imagem do Cristo que sofre e se entrega por mim na cruz.

Um grande abraço.

LPS

Anónimo disse...

Muito linda homenagem, ela merece mesmo. Neste momento, junto a Deus, deve estar muito feliz. Como dizia Santa Teresa de Lisieux, agora, deve estar sentado nos joelhos de Deus olhando para nós!
Teresa

Moçambicano disse...

Olá, Caro Amigo P.e "onfessionário".
Olá a Tod@s Quant@s por aqui passam.

É Bom ver quando Alguém, na sua simplicidade, Transforma a Vida de outra Pessoa - um Padre. E lhe dá uma "mais-valia" que porventura não sei se aprende - assim tão "marcadamente" -, no Seminário ou no Curso de Teologia.
E esse Padre, em nome de uma Promessa - a de Divulgar um Testemunho de Fé -, até corre o risco de se expôr publicamente.
Daqui envio a minha sentida homenagem a ambos: à Dina (já sabia que se chamava assim), pela sua Fé, ao "Confessionário", pela sua Coragem. Precisamos muito de Padres assim. O Reino precisa muito de Padres assim.

Um forte abraço.

Moçambicano

Jose Tomaz Mello Breyner disse...

Senhor Padre,

Quando oiço falar em Santidade e nunca entendo o que é, depois de ver este video entendi, e chego à conclusão que não deve ser nada fácil. Impressionou-me muito " Depois da Cruz vem a Santidade" Isto sim é ter Fé.

peregrino disse...

Tenho-te acompanhado em silêncio estes últimos dias… também abraçado ao luto recente de uma irmã… se não fora a esperança da Ressurreição seria terrível tal caminho… é mesmo… mas felizmente ainda que muitos não acreditem… existem muitas “Dianas” por esses caminhos da vida… esse é o milagre maior que por vezes não percebemos… grato pelo testemunho que nos fostes ofertando estes dias dessa vida tão amada por Deus… abraços Nele que é o Senhor de todas as misericórdias…

Anónimo disse...

Obrigada, padre

Rosa disse...

Confessionário
Não tem palavras,Deus mostra-se através da Dina,é o sofrimento e a Ressurreição.
Bem-haja por nos partilhar e trazer a Dina à nossa vida para que possamos meditar no exemplo de amor,coragem e muita fé que nos demonstrou.
Senhor Padre mais uma vez bem-haja pelo apoio,carinho que expressou .
O nosso saudoso João Paulo II dizia:
"A profissão Religiosa coloca no coração de cada um e cada uma de vós queridos irmãos e irmãs o Amor do Pai;aquele amor que há no coração de Jesus Cristo Redentor do mundo.
Este é um amor que abarca a mundo e tudo o que nele vem do Pai e que ao mesmo tempo deve vencer no mundo tudo o que «não vem do Pai».

Peregrina Repetente disse...

Olá Conf.
Gostei muito mas mesmo muito do video. Tem alma sentimento.
Parabéns para quem o fez, Parabéns para quem teve a graça de partilhar esta amizade linda com a Dina durante(apenas)os seus 20 anos, Parabéns para si Pe pela disponibilidade do seu coração em querer partilhar connosco esta história de Amor tão bela.
...

Ah, a propósito gostei muito de o ver.
:-))

Joana disse...

Sabe pe. eu também tive uma vida igual á da Dina. E também morri aos 19 anos. A única diferença é que a Dina deixou o corpo físico e ressuscitou a alma no céu, enquanto eu morri na alma e ressuscitei no corpo = inferno.

Acredite que teria doado os meus pulmões á Dina. Pois ela ainda tinha muito para fazer por cá ao contrário de mim.

Bjs Joana :)

Confessionário disse...

Ó Joana,

Todos temos muito cá que fazer. basta descobrir o quê. Não são precisas coisas grandes, mas coisas valiosas...

Joana disse...

E como se descobre pe.?
E se não houver força nem ânimo?

Luz disse...

Boa noite.
Obrigada padre,por partilhar este video connosco, não hà palavras para descrever o que sinto.

Confessionário disse...

Joana, descobres dentro de ti, naquilo que é o dom da vida que Deus te deu... Ahh e o ânimo tb se encontra por lá. Pensa sempre mais positivo que negativo...

Joana disse...

Ela era linda!!
Obrigada por partilhar esta história de vida com sentido.
Também eu tenho a certeza que ela estará feliz, onde quer que esteja.

Obrigada a ambos!
bjs

Anónimo disse...

Oi,já faz um tempo que não comento por aqui e voltei há pouco a acompanhar .Mas,achei curioso ter outra pessoa tbém com o nome de LUZ,comentando.Pensei ,pode ser coincidência ou alguém brincando (mas deixei pra lá).Não acredito que alguém com consciência e caráter ,vai perder tempo com este tipo de comportamento.Se foi,que Deus perdoe e cada um sabe de si e é muito bom estar com a consciência em paz.Sim,muito bacana e essencial eu diria ,esta tua partilha no seu blog e sim um grande exemplo pra todos.Não devemos e não podemos desistir .ELE sempre estará conosco,mesmo no sofrimento,enxugando nossas lágrimas e até mesmo chorando nossas dores.Muito bonito o vídeo e legal te ver por lá tbém.Me desculpa se em algum momento fui crítica demais ou não o entendi.Não somos perfeitos e buscamos aprender e melhorar .Com certeza ,sua amiga estará em um lugar especial e acredito que uma pessoa muito especial veio busca-lá e acompanha-lá neste trajeto novo ( e não acho que foi coincidência o mês de maio,neste sentido)pois pelo vídeo deu pra perceber um carinho da mesma por Maria .Eu sou a LUZ do Brasil,se quem posta realmente for outra Luz ,muito prazer e o engraçado é termos alguns jeitos parecidos em comentar...mas de qualquer forma,um abraço pra vc e outro abraço grande ,como brincava pra vc meu amigo tbém.Sua amiga será um reforço no seu time de anjos da guarda...existem anjos de gente na Terra e nem nos damos conta muitas vezes.Dina ,mesmo sem poder conhecer,foi e é um destes.Não sei se faz sentido ,mas foi o que pensei agora ao escrever e o que me ajuda ;a ter sentido talvez .LUZ.

Anónimo disse...

Sei que vc tbém gosta muito de música e esta assim como me ajuda a encontrar e ter mais sentido ;acredito que tbém tem um efeito senão igual parecido pra vc tbém.E deixo estes vídeos e canções pra vc e todos os seus amigos e seguidores do seu blog.Esta sequência sobre a história de Dina,tbém ressuscitou algo no mesmo (não sei explicar).Espero que goste .Abraço.

http://www.youtube.com/watch?v=ehlsEls89eA&feature=related

http://www.youtube.com/watch?v=6q1V5SCI6x0&feature=related

http://www.youtube.com/watch?v=ELwhe_j7vLQ

LUZ (Brasil).

Anónimo disse...

A Dina foi um exemplo de vida porque estava rodeada de AMOR. Não haja ilusões o amor é a força que move montanhas. Mas escasseia por muitos lados. A culpa não é de todos. Na vida quantas vezes é o mal que domina: poder, competição, agressividade, inveja, vaidade

Luz II disse...

Boa noite .
«LUZ» foi realmente coincidência assinarmos o mesmo nome.
Eu só no princípio do ano é que descobri este blog (o qual muito gosto),como acho os assuntos sempre interessantes vou lendo as mensagens antigas e os respetivos comentários, pois fiquei realmente admirada já haver alguém com o mesmo nome (LUZ).
Eu sou portuguesa e vivo no Minho -Portugal.
Um abraço para si.

Votos de um bom fim de semana, para todos.

Anónimo disse...

Também eu a acompanhei de perto e vi nesta menina muito amor, muita fé. Contudo o seu exemplo de fé, o seu amor ao Pai e à Mãe do Céu eram ainda maiores do que eu pensava. A sua doença e o seu sofrimento foram progressivamente aumentando a sua fé, a sua esperança e confiança na Vida Eterna. Com o seu testemunho, deu-nos uma lição de vida.Quão insignificante me sinto perante toda esta grandeza de coração, de sentimentos. Desejo que ela interceda por nós, junto do Pai, que tanto ama.
Obrigada por ter partilhado conosco toda a história da Dina!

Anónimo disse...

Outro grande abraço pra vc (Luz),parece que nos identificamos no codinome e nos comentários (opiniões)na maioria das vezes(pelo menos os que eu li).LUZ-Brasil.Bom fim de semana pra todos.

Anónimo disse...

Acima queria dizer "A culpa é de todos"... Foi um lapso de escrita. BFS

Anónimo disse...

Uma jovem também portadora de Fibrose Cística, transplantada há 4 anos, está com quadro de rejeição e os médicos dizem que o caso é muito grave. Ela tem uma filhinha de 4 anos, que nasceu com cerca de 27 semanas somente. Os médicos haviam aconselhado que ela abortasse o bebê por causa da fibrose cística mas ela preferiu ficar com o bebê mesmo arriscando não sobreviver para ver. Logo apos o parto prematuro da bebé ela entrou em coma e foi quase um milagre ela conseguir sobreviver uns meses para o transplante. Durante esses 4 anos ela esteve muito bem, mas de umas semanas para cá a coisa piorou e ela está internada. O marido dela está pedindo orações por ela,para que esse quadro de rejeição seja vencido. O nome dela e Tricia Lawrenson, e o blog do marido dela Nathan (que é pastor batista) é http://cfhusband.blogspot.com.br/2012/06/not-good.html. Todas as orações são bem vindas. Obrigada, Teresa

Anónimo disse...

Olá, conf!
Podias ter tentado escrever o teu melhor post para terminares este seguimento.
Podias ter escolhido a melhor musica.
Podias... Podias... Podias...
Obrigado por isto!
Obrigado por este testemunho, pelas imagens!
Obrigado por não teres quebrado esta corrente.Cada vez que nos sentirmos sem força, vamos voltar aqui e olhar para a Dina, e sentir esta sensação indescritivel.
Desculpa, mas : obrigado por existires, por teres a coragem de dar este testemunho.

Um abraço!
Alexandra

D. R. disse...

Olá, padre.
Que pena eu ter andado longe deste blogue por uns tempos e que pena maior porque não pude rezar o "Pai Nosso em cruz" para tentar partilhar um pouco do sofrimento da Dina.
Falo no "Pai Nosso em cruz" porque reparei: a Dina também fez um Convívio Fraterno. Ela também sabia o significado desse gesto, dessa oração,...
Certamente, a Dina gostaria de estar presente no E.N. de Convívios Fraternos, em Fátima, este fim-de-semana, como eu estarei.
E estará, de facto. Não da mesma forma, mas estará. E eu recordá-la-ei com muito amor. Admiro-a muito.
Obrigada pela partilha desta história. Obrigada. Porque a Dina, apesar de ser mais nova que eu, tem uma alma transbordante. Não a conheci. Mas só pelo contaste, já deu para sentir um pouco. E esse pouco já é tanto.... É lindo conhecer pessoas assim. Imagino a tua felicidade por seres amigo dela.
E, sim, acredito que ela esteja com Deus. Ela guarda-te e reza por ti, tenho a certeza. Porque tu foste um dos escolhidos. Isso diz muito.
Beijinhos.

Convívio Fraterno n.º 1019 (Porto Sul)