sexta-feira, janeiro 07, 2022

Deus mandou o covid-19 para que as pessoas se convertam

Deus, às vezes, manda uma doença como a covid-19 para que as pessoas se convertam e mudem de vida. Foi mais ou menos isto que um jovem padre disse numa televisão. Não sei qual é a formação teológica ou a ideologia que está por detrás desta afirmação, mas é do mais contrário que pode haver ao Evangelho. Afinal, Jesus veio para curar ou para adoecer? Jesus veio para curar doenças e não para provocar doenças de modo a alcançar a conversão das pessoas. Isso seria uma chantagem e Deus não faz chantagem. Deus ama e quem ama não chantageia. Tampouco se impõe. Antes se propõe. O Deus a quem Jesus chamou Pai e que nos ensinou igualmente a chamar Pai, não faz uma coisa destas. O jovem padre tem uma imagem de Deus errada. Como se fosse um castigador, sem olhar a meios e sem escrúpulos. O jovem padre da televisão pode até ter uma relação com Deus, mas é uma relação através do medo e não através do amor. 
 
A PROPÓSITO OU A DESPROPÓSITO:  "Os filhos do pecado"

14 comentários:

Anónimo disse...

Por esta e por outras é que é tão importante ler o livro de Job.

Zilda disse...

A maldade hoje é uma atitude do homem, com estado de espirito ruim, sem buscar pelo Criador, com ganância acetuads, jamais será por DEUS.

Anónimo disse...

Ou dizer que Deus ao mandar a Covid o faz como apelo (ou meio) à conversão, ou enumerar os diversos caminhos(sinuosos) feitos por nomeado indivíduo para chegar a Deus, como fazem alguns padres...

Ailime disse...

Boa noite Senhor Padre,
Na verdade esse jovem padre não abonou nada em favor da Igreja.
Como jovem regrediu no tempo, à época em que Deus era visto como um ser castigador.
Deus é amor e só quer o bem dos Seus filhos. O homem é que está a destruir a Criação e muitas das consequências estão à vista.
Bom fim de semana.
Ailime

Cisfranco disse...

Felicito-o pela ideia deste seu escrito, totalmente oposta a essa outra ideia que o sr ouviu a um colega seu na TV. Gostava de eventualmente puder ouvir as suas prédicas ao vivo, mas não tenho nenhumas referencias suas. Se for da sua vontade dar-me algumas, aqui fica o e-mail: cisfranco1@gmail.com
Obrigado
Francisco

Anónimo disse...

Não acredito que Deus tenha mandado a pandemia para que as pessoas se aproximem dele. Deus que é Misericórdia, não se iria servir de um vírus para nos aproximar. Mas também acredito que, a Providência Divina vai servir-se deste vírus para nos tornar conscientes da nossa fragilidade.

Anónimo disse...

Tomás muro disse: “O fundamento da religião é o medo. O fundamento do cristianismo é o amor”.

Ailime disse...

Boa tarde Senhor Padre,
Não vejo aqui o comentário que deixei já há dias. Será que estava muito fora do contexto? Peço - lhe muita desculpa por falar do assunto, mas estranhei e fiquei apreensiva ao ler o seu recente post.
Muito obrigada.
Ailime

Confessionário disse...

Tranquila, Ailime
Estive uns dias sem acesso aos comentários e à respectiva moderação.

Confessionário disse...

08 janeiro, 2022 07:35
Muito boa opção o livro de Job

Confessionário disse...

Francisco,
Agradeço a amabilidade das suas palavras!
Mas, infelizmente não posso satisfazer o seu pedido, uma vez que não tenho/faço "prédicas ao vivo".
Um abraço amigo

Cisfranco disse...

Compreendo a subtileza da sua resposta, mas o que eu queria mesmo era, eventualmente, ouvir uma das suas homilias. Um dia se vir um desconhecido no meio dos seus ouvintes, posso ser eu ... mas para isso é preciso saber onde.
Cumprimentos.
Francisco

Anónimo disse...

"mas é do mais contrário que pode haver ao Evangelho".

Esta é uma frase que precisa de alguma cautela.
Note-se que a tal afirmação do tal jovem padre tem forte base bíblica. E encontramos sólidos indícios dela nos próprios Evangelhos.
O que importa entender é que há uma evolução no pensamento do povo bíblico, uma progressão na forma como vai captando o mistério do mal e a sua relação com Deus, até chegar à revelação plena em Jesus Cristo, através da sua morte e ressurreição.

Trata-se de um caminho de fé orientado pela pedagogia divina que, parecendo já realizado e concluído, tem necessariamente de ser percorrido por cada crente no seu íntimo e segundo o seu ritmo. Não deve, pois, admirar que muitos dos nossos irmãos estejam ainda em fases intermédias deste percurso; ou que um padre, mesmo supondo que possua uma leitura mais autenticamente evangélica da questão, tenha de condescender na sua linguagem/discurso para se poder fazer entender junto daqueles que ainda não deram o salto (ou ainda não estão preparados para dar o salto) para um estádio mais profundo de fé.

Confessionário disse...

19 janeiro, 2022 20:01
quando se diz que é do mais contrário, não significa que seja o mais contrário, mas algo que está num sentido muito oposto.
A base bíblica é mais do AT que do NT. Não que a gente tenha de apagar o AT, mas temos de o enquadrar num centro que é Cristo.
Naturalmente que não condeno o padre e a sua afirmação também deve ter um contexto. Creio que fará parte de uma faixa eclesiástica que ainda (e reforço a expressão "ainda") olha para Deus como o juíz omnipotente e não como o pai misericordioso e omnipresente... digo eu, que sou apenas outro padre! hehe