quarta-feira, maio 19, 2021

a catequese das festas

Depois de dois anos de uma catequese incipiente e quase inexistente, o que preocupa os pais dos meninos que frequentam o terceiro ano da catequese é ‘quando fazem a festa da primeira comunhão’. Os mesmos pais que têm consciência que a catequese foi e está a ser insuficiente. Os mesmos pais que pouco ou nunca vão à eucaristia e que agora até têm a desculpa da pandemia. Não são, contudo, os únicos a fazer perguntas do género. Também os pais dos que estão para crismar ou para fazer a Profissão de Fé, entre outras festas da catequese. A catequese pouco importa. Ter feito ou não ter feito um itinerário de fé pouco importa. O que importa são as festas. 
Este tipo de catequese para festas tem de acabar, com o risco de andarmos a gastar as poucas energias de uma Igreja que se desgasta com a manutenção do que é impossível manter. A pandemia só veio deixar isso ainda mais claro. 
 
A PROPÓSITO OU A DESPROPÓSITO: "Nem Pai-nosso nem Avé-maria"

9 comentários:

Anónimo disse...

Eu arrisco a ir mais longe. Andam os papás ansiosos que chegue esse dia porque logo acaba a chatice de terem de ir largar os meninos à porta da catequese. Maria Ana.

Anónimo disse...

Parabéns! Parabéns! por falar português.

Anónimo disse...

Eu acho que aquilo que move os papás é a festa de arromba que os filhos vão ter em qualquer uma dessas festas. É preocupante, pois o que interessa não é a formação pessoal, a preparação para enfrentar este mundo que valoriza o ter e não o ser. E o importante é dar nas vistas perante vizinhos e amigos. É isto que infelizmente predomina na sociedade atual: a ausência de valores! Nina

Anónimo disse...

Os comes e bebes! Parece que só isso importa!

Ailime disse...

Boa noite Senhor Padre,
Pois é. O essencial foi relegado para segundo plano. Nos tempos em que vivemos os valores são trocados pelo fútil e acessório e a maioria dos pais
nem deve saber o que é a Catequese.
E está tudo dito.
Bom fim de semana.
Ailime

Anónimo disse...

Sou catequista e reconheço que quando chega a hora das festas chegam também as dores de cabeça.

Anónimo disse...

O importante é ficar bem na fotografia, no vídeo, perante a sociedade. Todo o rest...é secundario.

Ângela disse...

Pois é!!!

Anónimo disse...

Os/as Catequistas fizeram o melhor que puderam, entre o online e o presencial. Agora é com o Espírito Santo, temos de confiar! Depois deste ano tão conturbado, as crianças precisam e merecem todas as festas que lhes pudermos dar. ME (catequista muito feliz por ter podido celebrar a Festa da Aliança, mesmo que alguns miúdos ainda baralhem Abrãao com Moisés).