terça-feira, abril 27, 2021

os padres santos IV

Conheço padres que são muito discretos. Vivem como uma ilha no meio das suas comunidades. São vistos por detrás das cortinas das janelas, com medo de serem vistos. Ou então no altar. Evitam olhar as pessoas olhos nos olhos. Mas até são capazes de rezar por elas. Como não se sabe o que fazem para além dos sacramentos e de estarem em casa, imaginamos que rezam pelas pessoas e pelas necessidades. Necessidades que eles próprios têm pouco. Porque o pouco lhes basta. Quase nunca saem para fora do seu território. Quase nunca participam nas actividades da sua diocese. Nem nas actividades sociais das comunidades onde são párocos. Acham que não têm lugar em lado nenhum. Mas como vivem com pouco, creio que são santos. É que o pouco, aos olhos de Deus, pode ser sempre muito.
 

5 comentários:

Anónimo disse...

Boa tarde Padre Confessionário. Este é o perfil perfeito do Monge Eremita. Durante algum tempo tive a graça de lidar com um de perto. De manhã muito cedo, celebração da Missa, além da Liturgia das horas, fazia uma hora de adoção diante do Santissimo, de manhã e à tarde. Para além destes tempos de oração, dedicava tempo a traduções e composição de músicas. Esta foi a sua opção de vida. Estava por dentro do que se passava no mundo porque um dos Frades tinha a tarefa de lhe fazer chegar notícias atualizadas e pedidos de orações. Esta foi uma opção de vida e estava certo. Mas esta forma de viver como pároco, quanto a mim, é um padre que está no sítio errado. Nina

Anónimo disse...

Ainda há padres assim hoje? Tinha a ideia que não.

Ailime disse...

Boa noite Senhor Padre,
Esse tipo de Padre tem as características de uma pessoa tímida.
Aos olhos de Deus pode ser santo, mas analisando bem não cumpre com a sua missão de pastor, não anda no meio do rebanho e não conhece as suas ovelhas.
Mas supostamente reza, mas será que é suficiente?
Ailime

Anónimo disse...



Ailime, essas são questões muito profundas a que se me torna difícil responder, mas para onde poderia inclinar-me se não fosse tão retorcida.
Apraz-me, contudo, saber haver um lugar onde posso juntar os pauzinhos e ir contando, em língua morta, vamos no IV, salvo erro, o que traduzido e bem puxadinho tem potencial para chegar ao 5.
Vivam os senhores padres santos!

Confessionário disse...

há mais do que 5... lol