terça-feira, junho 25, 2019

A oração do meu pai

Quando atravesso a porta de entrada do lar onde está meu pai, um frio percorre-me a espinha como se tivesse de atravessar o inverno para o ver. A saudade mistura-se com a ansiedade e o receio de constatar o seu estado de saúde progressivamente mais débil. Quando estou mais que uma semana sem o ver, aperta-se-me a saudade. Quando o tenho de deixar, aperta-se-me o coração. 
Ontem repetiu-se este tipo de episódio. E depois da troca de mimos, como é costume, dirigimo-nos, a passo de caracol, para a capela do lar, onde rezámos, juntos, o que nos apeteceu. Pai-nosso, avé-maria, salvé-rainha, consagração-a-nossa-senhora e por aí fora. 
Numa das pausas desse momento lindo, disse-lhe com simplicidade, Paizinho, tenho sentido tanto a falta da tua oração por mim, que nem imaginas! Ele concordou comigo. Que antigamente rezava muito por mim e agora não. Entre conversas com pouco sentido e conversas com mais sentido, aquela resposta pareceu a mais lúcida do mundo. A sua capacidade mental tem-se alterado. É normal que não se lembre de rezar, coisa que fazia persistentemente. Talvez a sua oração neste momento particular da sua vida seja outra. Mas eu é que sinto falta da certeza e força da sua oração por mim e pela minha vocação. 
Nisto parou um pouco. Não sei se pensativo. Olhou-me e disse. O melhor era rezares tu por mim agora. A frase marcou-me profundamente. Ainda agora lhe sinto a profundidade da marca. Tive de, discretamente, voltar o meu rosto na direcção do sacrário, escondendo a lágrima que percorreu a minha face. Pequenina, mas do tamanho do mar.

10 comentários:

Anónimo disse...

Me cortou o coração... saudades do meu pai.

Gui disse...

Padre, aproveite cada momento com ele. Um dia essas recordações serão preciosas para apaziguar a saudade.

Anónimo disse...

Tomara eu conseguir ter consolo na oração quando faço essas visitas ao meu pai :-( ...

Anónimo disse...

Depois do que disse da oração do teu pai.pode ter crrcert que ele e tu estaras com o coração interligados.

Anónimo disse...

O Amor tem destas coisas...pois apesar da debilidade dele, quando o vê e fala com ele, e lhe faz carinhos o coração sente. Ânimo e reze então o sr Padre pelos dois (concerteza que já reza), mas ao fazê-lo pense nesse pedido dele, e vai ver que resulta, Ele está atento.
Bj

Ailime disse...

Boa tarde Sr. Padre,
Um texto que me enterneceu e ao mesmo tempo me deixou a pensar...
Entretanto lembrei-me que um dia num retiro de visitadores de doentes e idosos, um sacerdote ainda jovem disse-me a propósito de qualquer coisa que não me recordo agora, sobre as pessoas que estão nos lares já sem algumas das suas faculdades que, por si sós, eram já uma Oração. Nunca mais me esqueci.
Ora sendo assim o seu pai está sempre a orar por si.
Um abraço.
Ailime

Anónimo disse...

que doçura Pai e filho tão bom

Unknown disse...

Meu coração ficou apertado...Saudades do meu paizinho.

ela disse...

O amor nunca devia ter fim, somos demasiados efémeros para lidar com a dor e com o fim. Oxalá haja mesmo o outro lado de lá para nos encontrarmos no infinito mais puro e finito no amor.

Anónimo disse...

......puro e infinito no amor!!!