quinta-feira, janeiro 31, 2019

Não percebo porque é que são sempre os mesmos

Amanhã há uma formação com o tema tal, e aparecem aquelas pessoas que já sabemos que irão. Um dia destes temos retiro, e aparecem as mesmas pessoas. É preciso que se trate deste assunto ou daquele, quem limpe a igreja ou que trate do almoço tal, e são praticamente os mesmos. Vamos realizar um encontro da paróquia, uma viagem ou uma actividade cultural, e aparecem os mesmos. São os mesmos que nos dão alegria por serem eles que participam, por serem com quem contamos, quem nos segura a comunidade, quem garante a mesma comunidade, quem faz a paróquia ser uma paróquia. Mas não sei que dizer ou pensar dos outros oitenta ou noventa por cento de paroquianos, que até vão à Eucaristia, mas que não aparecem nunca mais!

4 comentários:

Anónimo disse...


Realmente! O meu estado de espírito é tal e qual. Sem tirar nem por. Sempre, sempre, os mesmos!???? Porquê meu Deus, porquê?

Anónimo disse...

isto diz a mim sou também na mesmice..

Anónimo disse...

A nossa Igreja habituou-se ao passivismo diante do clero! O clero é que mandava e todos os outros obedeciam. E ainda por cima hoje as pessoas não se comprometem com facilidade!

Ailime disse...

Boa noite Sr. Padre,
É bem verdade essa situação, que também sei que existe aqui na minha paróquia.
A maioria das atividades para os mais velhos são à noite e as duas igrejas existentes ficam longe do centro. Ao sábado e ao domingo de tarde são as catequeses e as atividdades dos jovens!
Nos grandes centros, como aquele em que moro, não é fácil andar durante a noite só e grande parte de nós depende de outrem para a deslocação (de carro)...
Por vezes penso que há uma certa inacção da minha parte, mas gostaria que a igreja pensasse mais nos que são menos jovens a caminhar para velhos, como eu.
Sobre os outros assuntos, noto que as pessoas aqui não gostam de intromissões e sendo assim são sempre as mesmas, nestes casos particulares.
Gostaria de uma opinião sua.
Ailime