quarta-feira, fevereiro 07, 2018

Senhor padre, estou sempre a pensar em Deus.

Era uma daquelas santas, mas tão santas, que vive quase exclusiva ou obcecadamente para ser santa. Um tanto como aquelas meninas ou meninos que entram em programas de televisão de entretenimento para ganharem fama de vips, importantes, ou o que nos valha que pareça que são.
Eu sei que a santidade é uma das metas da fé. Mas fazer disso o apanágio para que os outros tomem conta da nossa fama, vai la vai. Olha, aquela tem fama de santa! E eu acrescentaria. De pau oco. E olhem que faço esforço para evitar esse tipo de julgamentos. Mas valha-nos Deus ou santo António. Ela insistia em contar-me tanta virtude, mas tanta virtude, que ela era isto e fazia aquilo, e evitava aqueloutra coisa.
A santidade era tal, que a determinada altura chegou a dizer. Senhor padre, estou sempre a pensar em Deus. Dia e noite estou a pensar n’Ele. E deixava decair as palavras, em vogais abertas e alongadas, para as reticencias, do tipo “todo o tem…po do di…a… e da noi…te…” (não sei se por as reticencias antes ou depois!) E pergunta o padre, que era este pobre pecador, eu mesminho: Mas então a senhora nunca dorme?

9 comentários:

francisco disse...

realmente santidade não é para apregoar mas falta-nos o contexto para compreender, lido assim ficamos pelos extremos: ou era vaidade a mais ou correu-se o risco de perder uma vocação religiosa.

se puder nos indicar de forma breve, o que nos diz a nós hoje, e o que nos pede, a Lumen gentium nos pontos 39 a 42 em que fala na «Vocação de todos à santidade na Igreja» e no «chamamento universal à santidade», visto numa forma global do Concilio?

Anónimo disse...

Pois é...como se costuma dizer:
- quando a esmola é grande, até o santo desconfia...!!!
Se fosse assim tão "fácil", havia "santos para todos os gostos".
Era bem pensarmos n'Ele mais vezes, e com "força", carinho e muita fé.
Eu tento pensar muitas vezes, mas são muito poucas para aquilo que Ele merece e eu preciso.
Bj

Confessionário disse...

Francisco, não se perdeu nenhuma vocação. Aliás, já tem mais passado que futuro. Mas é uma senhora bem intencionada... um pequeno diamante para lapidar, como quase todos nós!

Quanto ao sermos todos chamados à santidade, não é preciso adiantar mais nada, pois todos somos chamados à santidade, mas a santidade de vida e de fé. Não uma santidade de altar.

Anónimo disse...

ahahahahahah, o que eu ja me ri, porque me lembrei de uma velhota la da aldeia dos meus pais.

francisco disse...

É verdade, sintetizou bem em poucas palavras o que é esse chamamento, a que somos todos chamados, considerando isso e vendo então o contexto parece uma situação bem normal, se calhar com pena não comum, mas normal com o seu defeito, como todos nós.

A imagem do diamante para lapidar é bonita, faz-me pensar no tesouro que haverá escondido por aí e o lamento de São Paulo "Ora, como hão-de invocar aquele em quem não acreditaram? E como hão-de acreditar naquele de quem não ouviram falar? E como hão-de ouvir falar, sem alguém que o anuncie? E como hão-de anunciar, se não forem enviados? Por isso está escrito: Que bem-vindos são os pés dos que anunciam as boas-novas!".

Anónimo disse...

Olá conf.

Se não tivesse lido atrás que era uma Sra. Com mais passado que futuro, dir-te-ia: cuidado Pe. que não deve ser em Deus que ela pensa dia e noite... :-) . Brincadeira à parte, eu acho que existem muitas Senhoras assim, umas talvez por vaidade, outras por solidão, e correndo o risco de julgar mal, Deus às vezes parece me torna se "hobby" em vez de uma forma de estar na vida. Deus, a Igreja tornam-se um hábito, uma forma de afirmação principalmente nos meios mais pequenos. Esquece-se a essência, o que Cristo nos ensinou e pediu.
Não falo só dos outros, falo também de mim que não estou imune. Às vezes sinto me tão longe da essência...

SL

Anónimo disse...

o que me dizem de quem fala com DEUS;

Anónimo disse...

hihihihi

Anónimo disse...

pode rir, a vontade, tenho sim meus diálogos e muito serio, conheci um padre que dizia que não adianta fincar o joelho no chão e rezar repetidamente, e sim ter uma conversa com ELE. Antes dele dizer isto eu ja tinha na minha companhia meu Cristo vivo, o que a sagrada escritura narram muitos dos profetas sempre tinha conversas com ELE. Olha que nao sou santa.