terça-feira, junho 20, 2017

Uma profissão de fé com pouca fé

Eu sei que isto parece mais uma das minhas queixas. Mas queixo-me só para ti, Senhor, baixinho, para que ninguém ouça o meu coração de padre a palpitar. Entrego-te estes miúdos que andam na catequese e que vão fazer a festa da profissão de fé. Entrego-te em especial aqueles que não voltaram a confessar-se desde a primeira comunhão, há três anos. E aqueles que não sabiam o acto de contrição para se confessar. E aqueles que pouco mais voltaram à missa e que, envergonhados, diziam que costumavam ir algumas vezes, que é o mesmo que dizer poucas, ou muito poucas. E aqueles que já nem sabem a oração do Pai-Nosso. Sim, essa oração que cada cristão deveria ter na ponta da língua, e que, pelo menos, este miudos tinham aprendido há quatro anos quando, na catequese, fizeram a festa do Pai-Nosso. 
Senhor, peço-te por eles, e pela Igreja dos tempos actuais que vive desta forma desprendida daquela que é a verdade da fé. Peço-te, em último lugar, por mim, para que não esmoreça a vontade de ser um verdadeiro modelo de fé, um verdadeiro testemunho do Evangelho, e não deixe de cumprir, em cada tarefa eclesial ou sacerdotal, o mandato que deixaste aos teus apóstolos de anunciar a Boa Nova, isto é, evangelizar.

12 comentários:

Anónimo disse...

Nossa Padre!!!
É muito tocante o que senhor mencionou, e pura verdade, de uma clareza precisa.
Há sim esse desligamento das pessoas com a FÉ. Muitos saem em festejos para somente dizer-lhes: estive neste local, mas nem ao menos anunciou ao Cristo e os seus irmãos o tamanha da fé ali postada, ou sendo puramente de declino amassador de sempre, sem um sentido convencional do uso forte de fé ao Deus Pai, mas ELE é Maior que tudo no mundo dos homens.

Anónimo disse...

Por momento não se queixe e nem se preocupe com toda gente que esqueceu dos actos da igreja.
O senhor tem consigo o dom da palavra na evangelização pode ser que no futuro seja algo grandioso diante de muitos.

Anónimo disse...

Então Pe; isso que diz mesmo da fé, sim em muito confunde com certas promessas, muitos buscam o Cristo quando estão enfermos, só se lamentam, e pede socorro em horas difíceis, e esquecem de dar Glórias por pouco que tenham, ou pela vida. E certas ocasiões nem lembram.
E como o senhor sabe que TEOLOGICAMENTE Deus deixam sim alguns com doenças no corpo para que Ele salve ao menos o espirito, que a matéria já não Lhe pertence. Era somente um pequeno templo, que poucos cuidam. Mas como todo Pai é bondoso, nem que as vezes é severo, jamais deixa de socorrer um filho aflito. Diante de orações e pedidos incansáveis Ele atende. E nesse momento Ele esta sim atendendo este teu pedido. Sabemos sim que alem dos tempos a igreja iria se afunilar. E tem mais muitos usam o nome de Deus e da igreja para se vangloriarem. Sendo que igreja somos nos escolhidos DELE. Estarei orando a Deus para que diante deste pedido Ele ouça nossas preces... A fé viva é sinal que estamos do lado de DEUS e Ele conosco.
Vidalinda

Dulce disse...

Coragem. Os caminhos do Senhor são insondáveis.

Anónimo disse...

Padre eu tb sou catequista e estou farta de tanta coisa deste género! Farta mesmo... e os maus ainda são sempre os catequistas e os padres, esses que nunca têm razão!

Servir com Alegria disse...

Pois Padre, a Fé de Testemunhos dos próprios Pais, rezam, falam de Fé, não. O maior cancro da sociedade é a FAMILIA, toda desagregada, pais separados, com outras/os companheiros/as, outros meios irmãos, uma semana com o pai outra com a mãe ou fim de semana,pobres crianças que estão com vidas tão complicada. Deus existe, mas de maneira Light, quando preciso eu até clamo, mas tirado isso tenho as New Age, que me preenchem com coisas mais relaxantes e aí ninguém julga e nem incomoda. Sinto tudo isso com os adolescentes da catequese, como chegar a mensagem de Deus até eles?!.a missa como chegar até todo o povo baptizado!.Voltas que todos temos que dar, no anuncio da Palavra, quando Jesus andou na terra a ensinar corria tudo e todos, e nós catequistas e vós Padres, nem tempo têm para nada!.Parar mais e estar com o Outro, aí fazemos um bom trabalho de acolher, ouvir e ajudar tantos Irmãos nossos que vivem momentos de muita desorientação e de muita falta e carinho e amor. Pai Nosso..

Anónimo disse...

Enquanto nos mantivermos nos paninhos quentes dos hábitos (maus e desleixados) de cristandade não vamos lá. Ou implementamos exigência, e exigência profunda e com verdade, por entre ventos e marés, e organizacional e aceitavelmente deste tempo, ou não passamos de andar (cansativamente e sem êxito algum) a deitar pérolas a porcos. Deixemo-nos de ilusões e fezadas! O ideal é divino, mas o terreno é humano. Acreditamos que sempre ficará alguma coisa... é verdade, mas... a esse ritmo, Deus terá muito que esperar e, entretanto... fomo-nos... no mau uso da nossa liberdade (dom amoroso de Deus)... para o scheol!

Anónimo disse...

Pe, não se preocupe, deixe Deus agir na vida de cada um. Que o Divino Espirito Santos proteja o sr e seus pensamentos em relação a fé. E na vida que levas como Pai bondoso dos demais.

maria disse...

"saber o pai nosso na ponta da língua"...isso não é para os papagaios? não se andará a confundir fé com práticas religiosas?

Vai à fonte e descansa esse teu coração. :)

beijinho

Confessionário disse...

Ó Maria, é porque é que a oração do Pai Nosso é um papaguear?! Chamas à oração (do Pai Nosso) uma prática religiosa?! Se ela for autêntica, não será um entrar na intimidade de Deus?!

maria disse...


Eu bem digo, tens de descansar. :)

Eu não disse que a oração do Pai Nosso era papaguear...citei a tua expressão, mais directo: "saber na ponta da língua"...é que o saber na ponta da língua pode não querer dizer nada, ou que apenas se decorou para um objectivo.

Que autenticidade quer a Igreja quando vai espalhando sacramentos ao longo do percurso só para ter por lá os putos "agarrados" durante dez anos? Não se estão a fazer as coisas ao contrário?

O que é que se diz quando as pessoas fazem promessas? que estão a negociar com Deus. Então vaio a Igreja usar a mesma dinâmica de mercado?

Esta discussão tem anos, mas não se sai daí. O que só pode dar em desgaste como se lê no teu texto e nalguns comentários ao mesmo.

Já agora lamento que se tenha a visão que padres e catequistas só tenham que ser bons e o "resto" seja paisagem. (isto agora foi um desabafo, quem quiser entender, faça favor. Quem não quiser ou não for capaz, paciência).

Anónimo disse...

FÉ - Palavra pequena que tem muita força.