segunda-feira, maio 15, 2017

Um dia 13 de Maio muito especial

O dia 13 de Maio de 2017 não volta mais. Não volta porque nenhum dia que passa pode voltar a passar. O que eventualmente permanece de cada dia que passa é a marca ou as marcas que ele deixa em nós. E o dia 13 de Maio de 2017 deixou em Portugal marcas que haveriam de ser gravadas no nosso coração e que nos deveriam fazer sentir bem como o país que somos. 
Destaco pessoalmente o centenário das aparições de Fátima e a canonização dos pastorinhos Francisco e Jacinta, com o suplemente da visita do Papa. Sim, que a sua visita foi o suplemento ou complemento que faltava, mas não foi o centro do que ocorreu nesse dia. 
Deixem-me também dizer que sou benfiquista e que me alegrei com o tetra. Mas foi apenas uma alegria com um tamanho pequeno. Tamanho maior reservei para a vitória no festival da Eurovisão. Sim, gosto muito de música e desde pequeno que assistir a este evento faz parte da minha gramática pessoal. Alguns até poderiam lembrar-se de fazer alusão a um verdadeiro milagre de Nossa Senhora ou por intermédio de algum dos novos santos. Não vou tão longe. Mas de facto o dia 13 de Maio deste ano, no centenário das aparições de Fátima, trouxe-nos um novo salvador, o Salvador Sobral. Portugal venceu o festival da Eurovisão com a autenticidade deste rapaz que nos salvou de cinquenta e não sei quantos anos de festival, quase sempre em lugares que faziam esquecer o país que somos. 
Foi deveras um dia em cheio, que me encheu por dentro e por fora. Sobretudo por dentro. Encheu-me de orgulho por ser português, por ter fé, por ser assim como sou. Contudo, e como sempre, não há bela sem senão. Ainda recordo os comentários na internet que fui lendo desde o dia em que o Salvador venceu o programa em Portugal. E mesmo com a vitória nas mãos, os mesmos derrotistas que falavam mal dos seus tiques e de uma pobre melodia, pouco festivaleira e que nos ia envergonhar na Ucrânia, continuam a sua ventura de dizer coisas e mais coisas para justificar as coisas e mais coisas que já haviam dito. 
Já sobre as notícias que a internet dava a conhecer a propósito dos dias 12 e 13 em Fátima, então não queiram saber. Os muitos comentários que apareciam depois de muitas dessas notícias falavam de embustes, de analfabetismo dos que professam a fé católica, do engodo que é o catolicismo, de lavagens cerebrais, da inquisição e por aí fora. 
Creio que andamos realmente muito distraídos. Vivemos num mundo de pseudo-intelectuais que se acham donos de poder fazer todo o tipo de afirmações, mesmo sem saber do que falam. Só porque sim. Só porque temos a possibilidade de dar opiniões. Ainda bem que a maior parte delas são virtuais, isto é, são muito menos reais do que pensam os seus autores. São na maioria das vezes, faltas de atenção e respeito. E dizem muito mais de nós do que da nossa opinião. Isso sim é que é real. 
Ainda há coisa de uns minutos passei pela página de facebook de um amigo que já faleceu e que cumpriria hoje, se fosse vivo, mais um aniversário. Pasmei com alguns comentários postados exactamente neste dia. Sobretudo com aquele que desejava votos de um dia feliz. E olhem que ele é bem capaz de estar a festejar no céu e a rir-se de nós.

7 comentários:

Anónimo disse...

Bem escrito, bem dito, muito bem feito.
Realmente este dia 13, não vai esquecer durante o resto das nossas vidas.
Para quem tem fé, que é o meu caso, todos estes acontecimentos têm um significado muito especial...
Assino por baixo
Bj

Anónimo disse...

"E dizem muito mais de nós do que da nossa opinião."

Pois dizem

Anónimo disse...




http://radiocomercial.iol.pt/videos/6098/idosas-benfiquistas-catolicas-fas-de-musica-pop-um-drama

Ana disse...

Adorei o seu texto!! Foi de facto um grande dia :)

Gui disse...

PAdre:
Permita-me que elogie os seus gostos futebolísticos.
quanto ao resto gostei do seu post, principalmente do que se refere ao seu amigo já falecido.
Mas essas distracções acontecem em situações bem menos virtuais: no velório do meu avô no meio de tanto beijinho vem de lá uma senhora e diz "os meus sinceros parabéns", fiquei rezinga com aquilo mas essa senhora foi apenas a primeira que a história repetiu-se algumas vezes.

Anónimo disse...

Eis um dia 13 de Maio que eu queria, especialmente, ter estado em Portugal!

Anónimo disse...

Para mim também irei recordar para sempre o 13 de maio, dia em que ganhamos o festival da Eurovisão e o Papa veio visitar Portugal, o resto nao me diz nada pessoalmente!
Acho que todos temos direito a opinião, se para alguns a canonização dos pastorinhos sao importantes para a sua fé, para outros é um embuste, pois é muito dificil se acreditar nas aparições de Fátima. Eu nao acredito! (Nem sou benfiquista), mas respeito os que acreditam e nao lhes chamo nomes publicamente.